5º SISPAS vai discutir o impacto das metodologias de acreditação na sustentabilidade das instituições de saúde

Promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o evento acontece entre os dias 9 e 11 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP)

A questão da sustentabilidade estará no epicentro dos debates durante o 5º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação (SISPAS). Realizado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o evento vai promover, entre os dias 9 e 11 de novembro, em São Paulo, 12 painéis de discussão, com a participação de 20 palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão “o impacto da segurança do paciente e a acreditação na sustentabilidade do setor saúde”. As inscrições estão disponíveis no site da ONA (www.ona.org.br).

No primeiro dia de seminário, as discussões estarão concentradas em dois eixos: “A acreditação como um agente na sustentabilidade do setor saúde”, no período da manhã; e “Qualidade e segurança do paciente como propulsores da sustentabilidade no setor saúde”, no período da tarde. A palestra inaugural será proferida pelo médico argentino Ezequiel García-Elorrio, co-fundador e diretor executivo do Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria (IECS), que abordará “O papel da Avaliação Externa na sustentabilidade do setor saúde”.

No segundo dia de evento, as discussões se concentram nos temas: “Construindo com os pacientes uma jornada segura e sustentável”; e “Sustentabilidade para além da gestão financeira”, onde serão abordados os impactos das metodologias de acreditação na sustentabilidade das organizações de saúde. O último painel do evento abordará o desenvolvimento de pessoas e lideranças para a sustentabilidade do setor saúde.

“Quando discutimos a sustentabilidade na saúde, estamos tratando da capacidade das organizações de garantir a qualidade dos serviços prestados, ao mesmo tempo em que buscam reduzir custos e minimizar os impactos ambientais. A adoção de práticas de gestão mais eficientes, além do rigor com os protocolos de segurança do paciente, são ações que certamente impactam na sustentabilidade financeira e ambiental da instituição”, explica o presidente da ONA, Dr. Fábio Leite Gastal.

5º SISPAS

O SISPAS é o principal evento do calendário anual para profissionais da área da saúde, gestores, especialistas e acadêmicos que desejam discutir temas relacionados à segurança do paciente e à acreditação hospitalar.

Com o objetivo de preparar os congressistas e subsidiá-los com informações importantes para os debates do 5º SISPAS, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) vai realizar, no dia 9 de novembro, data que antecede a abertura oficial do evento, um pré-seminário presencial.  O encontro prevê quatro importantes palestras, ao longo de todo o dia, que vão abordar temas relacionados ao universo da acreditação.

“O pré-seminário vai fornecer uma visão geral dos principais tópicos que serão abordados durante o SISPAS 2023, a exemplo da gestão de serviços de facilities, das inovações na segurança do paciente, além dos caminhos a serem percorridos para que instituições de pequeno porte também possam buscar a excelência da acreditação”, explica o superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Góes da Cruz.

TRABALHOS

O 5º SISPAS também vai promover uma sessão especial para apresentação de trabalhos. O ‘Prêmio Melhores Práticas em Destaque‘ vai selecionar experiências exitosas que estão mudando o panorama da assistência e da gestão dos serviços de saúde pelo país. Os quatro melhores trabalhos serão apresentados presencialmente, durante a realização do seminário. O resultado estará disponível no dia 24 de outubro, no portal da ONA (www.ona.org.br).

SERVIÇO:

O QUÊ? 5a edição do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde (SISPAS)

QUANDO? Nos dias 9, 10 e 11 de novembro

ONDE? No Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo

INSCRIÇÕES? www.ona.org.br

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Imunoterapia, anticorpos conjugados, sequenciamento genético e por onde caminha a pesquisa clínica que visa beneficiar as pacientes…
Técnica permite menor custo e menos efeitos colaterais nas pacientes…
Em 27 de agosto, às 19h, o “Nós Tentantes, Projeto de Vida” idealizado por Karina Steiger, mãe…
De acordo com o IBGE, o número de casamentos entre pessoas LGBTQIAPN+ cresceu no Brasil e superou…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS