Quatro etapas cruciais para prestar atenção ao planejar o parto

As influenciadoras Clara Teixeira e Tieta do Agreste, as especialistas dra. Juliana Nardelli, doula Samara Barth, dra. Juliana Honorato e o naturólogo Tiago Koch compartilharam suas experiências

A terceira temporada do Podcast Mais Abraços lançada em julho por Huggies® – que aborda temas relacionados à maternidade – chegou ao fim. Durante os quatro episódios, Dani Arrais – mãe, jornalista, escritora e sócia da “Contente”, acompanhou detalhes das histórias inspiradoras dos convidados que compartilharam suas expectativas, preocupações e alegrias do parto. Os episódios estão todos disponíveis na plataforma Mais Abraços e nos principais serviços de streaming de áudio.

Relatar o parto é preciso

A primeira etapa abordou justamente a importância de relatar o parto com os convidados Fabiana Carvalho, contadora, e Guilherme Costa, administrador, pais da Ana Beatriz de 13 anos e das trigêmeas Luísa, Mariana e Isabela, de 4 anos de idade. Eles relataram os dois partos abordando as adversidades, as surpresas e a complexidade de uma gestação múltipla – que tem a presença de dois ou mais fetos no interior do útero. Durante o 1º episódio – intitulado “Relatar o parto é preciso”, reforçaram a importância do relato não como uma simples narrativa, mas uma experiência profunda e emocionante, que tem o potencial de inspirar, educar e oferecer apoio às famílias em suas próprias jornadas de maternidade e paternidade.

Hora dourada ou Hora de ouro

Para uma conversa sobre o contato imediato do bebê com a mãe após o parto, Dani recebeu a influenciadora Clara Teixeira, mãe da Ana Laura, e a médica pediatra intensiva, dra. Juliana Nardelli, mãe de Maya e Lucca, e apresentadora do podcast Café com Mamá, para compartilharem suas experiências e esclarecer toda a ciência por trás disso no 2º episódio – intitulado “Hora Dourada”. Também conhecido como “Hora de Ouro” (“Golden Hour”), esse período prioriza a oportunidade de a mãe estabelecer um vínculo imediato com o bebê após o nascimento, preferencialmente com a pele em contato com o tórax dela para preservar o calor e permitir a troca da flora da pele entre eles, fomentando a continuidade do elo que se iniciou durante a gestação e auxiliando o bebê na transição do útero para o mundo exterior.

A especialista reforçou a importância fundamental desse momento na vida de uma criança, não apenas em curto, mas também em médio e longo prazos. “Recebendo o colostro na primeira hora de vida, aumentam as chances de aleitamento materno de longo prazo e taxas de aleitamento exclusivo até 6 meses, diminuindo o risco de infecções e taxas de internamento, além de promover muito mais saúde para a vida do bebê. Sendo assim, a “Golden Hour” faz um controle de temperatura, controle imunológico e um controle nutricional da vida do bebê”, destacou a médica. Ela também ressalta que mesmo que a “Golden Hour” não ocorra na primeira hora, há benefícios significativos se realizada até a quinta hora pós-parto.

Quem vai te acompanhar no parto

O terceiro episódio trouxe a doula Samara Barth, mãe da Annie e fundadora do portal Casa da Doula, juntamente com a ginecologista e obstetra Juliana Honorato, apresentadora do podcast “Prazer em Conhecer-se”, para apresentar uma visão profissional sobre o impacto da decisão de quem estará ao seu lado na experiência do parto. Durante a conversa, falaram sobre a importância do plano de parto e sua elaboração durante as consultas de pré-natal, para compreensão do documento e da garantia de que todas as etapas e possibilidades sejam consideradas. Elas também recomendam a presença de uma acompanhante para dar suporte físico, emocional e ajudar a traduzir as informações e as intervenções médicas, garantindo que as preferências da gestante sejam respeitadas na medida do possível, visto que no momento do parto as mulheres podem estar emocionalmente sobrecarregadas.

O que esperar da parceria no parto

E para encerrar essa temporada sobre situações do parto, a influenciadora Antonieta, conhecida como Tieta do Agreste e mãe de Anthony, juntamente com o naturólogo Tiago Koch, pai de Iara e Nalu e fundador da rede de apoio Homem Paterno, compartilharam sobre “O que se espera da parceria na hora do parto”. Tiago relatou sua experiência como pai e parceiro comprometido e sua visão sobre o homem durante o parto, afirmando que o papel principal do parceiro é atuar como guardião e protetor do ambiente, permitindo que a mulher assuma o protagonismo nesse momento íntimo.

Tieta relata toda a sua trajetória até o parto, contando sobre a mudança obrigatória de cidade para parir, o descobrimento da COVID-19 antes da chegada do bebê e sobre a parceria do seu esposo, que esteve sempre ao seu lado apoiando-a e tranquilizando-a, o que fez toda a diferença no nascimento e faz na maternidade até hoje. Além da parceria do marido, ela menciona a ajuda essencial de sua mãe e sogra no período pós-parto, destacando que a presença calorosa da família proporcionou um ambiente acolhedor e de confiança durante esse período desafiador.

É possível ouvir cada episódio na plataforma Mais Abraços e nos principais streamings de áudio: Spotify, Google Podcasts, Amazon Music e Apple Podcasts. Vale a pena conferir!

Os episódios da 4ª temporada do Podcast Mais Abraços são lançados semanalmente, às quintas-feiras de novembro, nos mesmos canais e anunciados também no perfil de Huggies no Instagram ( huggiesbrasil).

Sobre Huggies®

Huggies é a marca de cuidados para bebês da Kimberly-Clark, que oferece uma linha completa de produtos para a hora da troca, hora do banho e pós-banho, há 40 anos. No Brasil, a marca está presente desde 1996 e conta com uma parceria exclusiva com o universo mágico da Disney Brasil. A marca, que tem “abraço” em seu nome – mistura de “Hug” (abraço) com “Babies” (bebês), acredita no poder desse gesto como elemento essencial e encorajador para o desenvolvimento das crianças e se inspira nele para a criação de soluções e produtos para as famílias. Para saber mais sobre a marca e o poder do abraço, confira no site de Huggies e siga os perfis no Facebook e Instagram.

Sobre a Plataforma Mais Abraços

A plataforma Mais Abraços atua como uma rede de apoio digital para as famílias, oferecendo muito mais que produtos de Huggies para o dia a dia de mães e pais. Ela foi desenvolvida para facilitar a jornada dos pais com ferramentas que auxiliam a rotina – como chá de bebê online, planos de assinatura de fraldas e conteúdos exclusivo sobre gravidez, maternidade e cuidados gerais com o bebê. Atualmente, Mais Abraços está presente em 11 países: Brasil, Equador, Peru, Chile, Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Costa Rica, República Dominicana e Guatemala, com mais de 13 milhões de visitas em seu site e mais de 450 conteúdos em diversos formatos, como: podcasts, e-books, artigos e vídeos.

Sobre a Kimberly-Clark

A Kimberly-Clark (NYSE: KMB) e suas marcas são parte indispensável na vida de pessoas em mais de 175 países. Movidos pela inovação, criatividade e compreensão das suas necessidades de cuidado mais essenciais, criamos produtos que ajudam as pessoas a vivenciar melhor suas experiências mais importantes. Nosso portfólio de marcas no Brasil, que inclui Huggies, Intimus e Plenitud, mantém o primeiro ou o segundo lugar em participação de mercado em aproximadamente 80 países. Aplicamos práticas sustentáveis para contribuir para a preservação do planeta, construir comunidades fortes e garantir que nossos negócios prosperem nas próximas décadas. Somos reconhecidos pelo quinto ano consecutivo pelo Ethisphere como uma das empresas mais éticas do mundo. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre nossa história de 150 anos de inovação, visite o site.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Primeiro caso no mundo foi atendido pela Huntington Medicina Reprodutiva e registrado na revista de renome internacional…
Abordagens integrativas se mostram grandes aliadas para mulheres que querem engravidar e que possuem problemas de fertilidade…
Arnaldo Cambiaghi, especialista em reprodução assistida, conta como os avanços nos tratamentos, podem ajudar mulheres com idade…
Especialista explica como fatores como idade, estilo de vida e ambiente impactam a fertilidade e destaca a…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS