Candidíase e verão: ginecologista dá dicas para evitar e cuidar da infecção em dias quentes

Especialista reforça os cuidados em torno da saúde íntima da mulher

O verão chegou e com ele o Brasil enfrenta altas temperaturas por conta da presença do fenômeno El Niño, sendo um dos mais fortes já registrados. Entretanto, a estação reforça um alerta sobre os cuidados em torno da saúde íntima da mulher.

O calor intenso e a umidade contribuem para que neste período ocorra a proliferação de doenças como candidíase, infecção provocada por fungos e bactérias na região da vulva. Segundo dados da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), a infecção afeta 75% da população feminina e os sintomas mais comuns são: coceiras, corrimento e vermelhidão na região vaginal.

Com isso, a influenciadora da Black Influence (agência da América Latina especializada em influência e comunicação) e ginecologista Dra. Andrea Gonçalves aponta os principais cuidados em torno da saúde íntima durante as fortes ondas de calor.

1 – Evite roupas apertadas ou úmidas e calcinhas de tecido sintético

No verão é comum utilizarmos muitos maiôs e biquínis, porém roupas com tecido sintético e apertadas são agravantes para o surgimento de fungos. Opte por peças mais leves com forro de algodão. É super importante não permanecer por muito tempo com roupa molhada. Outra dica é dormir sem peça íntima para deixar a região ventilada por maiores períodos.

2- Cuide da sua alimentação

As férias fazem a gente ter uma alimentação não saudável e sem exercícios físicos. E, é neste momento que devemos redobrar a atenção e evitar consumir frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Em tempos mais quentes consuma bastante água, sucos naturais, frutas, alimentos ricos em vitaminas e minerais.

3 – Procure um ginecologista

A internet e principalmente as redes sociais têm muitas informações, receitas caseiras e até tratamentos milagrosos. Em caso de sintomas de candidíase procure um especialista que fará o diagnóstico de forma mais eficaz por meio de exame físico ou de exames laboratoriais e prescindirá o medicamento mais adequado para cada organismo.

Sobre a Black Influence

Principal agência da América Latina especializada em influência e comunicação antirracista. Com perfil multidisciplinar, nascemos para potencializar pessoas e ideias, com propósito e verdade, que conecta marcas a comunidades diversas através de creators e influenciadores. Em poucos anos, nos tornamos referência em comunicação criativa, também sinônimo de representatividade na indústria publicitária brasileira.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Cerca de três milhões de pessoas são usuárias de vape no Brasil. Dados apontam que hábito pode…
Ginecologista Loreta Canivilo explica causas, prevenções, tratamentos e sintomas de candidíase, vaginose bacteriana e infecções urinárias Assim…
Tatiana Mattos é enfermeira e gestora da clínica Origen BHA Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que…
Bettina Boklis, empreendedora, consultora de marketing, escritora e mãe solo, lançou em 2021 seu primeiro livro, “Maternidade…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS