Igenomix abre inscrições para Prêmio Dr. Paulo Serafini de incentivo à pesquisa científica em genética reprodutiva

Laboratório de biotecnologia Igenomix Brasil, do Grupo Vitrolife, comemora dez anos no Brasil com prêmio de incentivo e reconhecimento à pesquisa em genética reprodutiva. Premiação faz parte da programação do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2024) e as inscrições serão aceitas até 15 de junho

O laboratório Igenomix Brasil, do Grupo Vitrolife, que ajuda no sucesso dos tratamentos de Reprodução Assistida, diagnóstico e prevenção de doenças genéticas, celebra seus dez anos de atuação no Brasil com o anúncio da criação e a abertura das inscrições para o Prêmio Dr. Paulo Serafini, no qual a proposta é reconhecer e premiar os avanços significativos na genética reprodutiva, incentivando a excelência científica e a inovação. As inscrições de trabalhos podem ser feitas até 15 de junho e a solenidade de premiação acontecerá durante a programação do 28º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2024), de 28 a 31 de agosto, em Florianópolis (SC).

O Prêmio Dr. Paulo Serafini é uma homenagem ao médico e cientista que foi um dos percursores da Reprodução Assistida e aplicação de testes genéticos no Brasil. “Graças ao seu trabalho pioneiro, hoje o Brasil é mundialmente reconhecimento como uma grande potência em qualidade e números de ciclos de reprodução assistida”, enaltece a biomédica e geneticista Márcia Riboldi, VP da Igenomix Brasil e América Latina.

Paulo Serafini é médico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Universidade de São Paulo (USP). Seus trabalhos, publicados desde 1985, receberam mais de 6 mil citações. As contribuições de Serafini possibilitaram o aumento das taxas de sucesso na gravidez. “Sua dedicação à pesquisa e à implementação de tecnologias inovadoras têm impactado positivamente a vida de inúmeras famílias, ajudando a superar obstáculos na jornada para a paternidade e maternidade”, acrescenta Márcia Riboldi.

10 mil reais para apoiar o envio do trabalho a revista científica

O vencedor do Prêmio Dr. Paulo Serafini receberá um incentivo financeiro do laboratório Igenomix Brasil no valor de dez mil reais para que o estudo seja enviado para uma revista científica de alto impacto, além do reconhecimento de sua contribuição para o avanço da reprodução assistida. As inscrições estão abertas a profissionais e pesquisadores que tenham desenvolvido trabalhos inovadores e relevantes em genética reprodutiva. Os interessados podem enviar suas candidaturas até 15 de junho de 2024, exclusivamente pelo canal oficial do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida – CBRA 2024.

O vencedor do Prêmio, que inicialmente será escolhido pela comissão científica do CBRA e, posteriormente, pela comissão científica da Igenomix, composta por Carmen Rubio, Nasser Al-Asmar e Diana Valbuena, será anunciado durante o CBRA, que será realizado de 28 a 31 de agosto. Este congresso, que acontecerá em Florianópolis, é o evento mais importante no campo da reprodução assistida no Brasil e oferece uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais de saúde reprodutiva.

Critérios de avaliação

  1. Originalidade e Novidade: Avalia se o trabalho apresenta novas descobertas, teorias ou métodos inovadores na área da genética. Isso inclui a contribuição para o avanço do conhecimento existente.
  2. Rigor Científico e Metodologia: Verifica se o estudo foi conduzido com rigor metodológico, incluindo o desenho experimental, a seleção apropriada de amostras, o controle de variáveis e o uso de métodos analíticos adequados.
  3. Relevância e Impacto: Avalia a importância e a relevância das descobertas para a comunidade científica e/ou para a sociedade em geral. Isso pode incluir a aplicabilidade prática dos resultados ou o esclarecimento de questões fundamentais na genética.
  4. Interpretação e Discussão dos Resultados: Verifica se os resultados são interpretados de forma adequada e se a discussão contextualiza esses resultados dentro do conhecimento atual da área. Isso também inclui a análise crítica das limitações do estudo.
  5. Clareza e Escrita: Avalia a clareza na apresentação dos conceitos, a organização do texto e a qualidade da redação. Um bom trabalho científico em genética deve ser acessível e compreensível para outros pesquisadores na área.

Regulamento

Como medida de prevenção de qualquer exposição a conflitos de interesse e seguindo as regras de recebimento de trabalhos da comissão científica do CBRA 2024, o envio de trabalhos deve ocultar:

  • Laboratório de genética utilizado;
  • Identificação do nome e cidade da clínica;
  • Comissão científica CBRA não irá avaliar trabalhos que tenham relação de conflito de interesse.
  1. Independência na Seleção e Premiação:Os membros do comitê responsável pela seleção e premiação dos trabalhos de genética devem atuar de forma independente e isenta de quaisquer influências externas que possam comprometer sua imparcialidade.
  2. Proibição de Benefícios Indevidos:É estritamente proibido oferecer ou aceitar benefícios, presentes ou favores que possam influenciar de maneira inadequada o processo de seleção e premiação dos trabalhos de genética.
  3. Decisões Transparentes e Justificadas:Todas as decisões relacionadas à seleção e premiação dos trabalhos de genética devem ser transparentes e devidamente justificadas, garantindo a prestação de contas e a confiança de todos os envolvidos no processo.
  4. Cumprimento de Normas e Regulamentos:A Igenomix compromete-se a cumprir todas as normas, regulamentos e legislações aplicáveis relacionadas à ética e integridade na seleção e premiação de trabalhos de genética.
  5. Responsabilidade e Prestação de Contas:A Igenomix assume a responsabilidade pela condução ética e transparente de todas as atividades relacionadas à seleção e premiação de trabalhos de genética, estando sujeita à prestação de contas perante as autoridades competentes e a comunidade científica.

* Funcionários da Igenomix não podem concorrer ao Prêmio.

“Estamos entusiasmados em lançar este Prêmio, pois ele reflete nosso compromisso contínuo com a promoção da pesquisa e inovação em genética reprodutiva. Esperamos receber contribuições valiosas de pesquisadores e profissionais de todo o país”, finaliza Márcia Riboldi.

Sobre a Igenomix – A Igenomix é um laboratório de biotecnologia que ajuda no sucesso dos tratamentos de Reprodução Assistida, diagnóstico e prevenção de Doenças Genéticas parte do grupo Vitrolife. Juntamente com clínicas e médicos em todo o mundo, investiga como a medicina de precisão, por meio da genômica, pode salvar vidas. Atuante em mais de 80 países, conta com 25 laboratórios genéticos. Com mais de 500 publicações científicas e seis patentes, é um importante produtor de ciência em saúde reprodutiva e genética.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Primeiro caso no mundo foi atendido pela Huntington Medicina Reprodutiva e registrado na revista de renome internacional…
Abordagens integrativas se mostram grandes aliadas para mulheres que querem engravidar e que possuem problemas de fertilidade…
Arnaldo Cambiaghi, especialista em reprodução assistida, conta como os avanços nos tratamentos, podem ajudar mulheres com idade…
Especialista explica como fatores como idade, estilo de vida e ambiente impactam a fertilidade e destaca a…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS