ABREE e Governo do Distrito Federal realizam drive thru para reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos

Objetivo da ação é reaproveitar componentes em outros produtos e evitar a exploração do meio ambiente

A ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, em parceria com o Governo do Distrito Federal (DF), realiza campanha para arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. O drive thru estará disponível no dia 3 de dezembro (sábado), no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, estacionamento 13, das 9h às 17h. O intuito da ação é promover o descarte correto destes produtos, contribuindo para a logística reversa adequada e melhor qualidade do meio ambiente.

A população de Brasília poderá descartar, no local, todos os equipamentos que possuem em casa e que estão em fase final de vida útil, desde fones de ouvido e celulares a geladeiras e fogões. A equipe da ABREE estará disponível no local recebendo os resíduos da população, além de retirar dúvidas em relação a importância da destinação ambientalmente correta dos materiais.

“O nosso objetivo é dar a destinação dos resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de forma ambientalmente adequada. Esse processo auxilia no reaproveitamento de componentes para novos materiais, além de evitar a poluição e mais exploração dos nossos recursos ambientais. E, ter o Governo do Distrito Federal nos ajudando, é possível que mais pessoas sejam conscientizadas sobre a importância da logística reversa desses produtos”, explica o presente executivo da entidade, Sergio de Carvalho Mauricio.

Para Secretário de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, a parceria com a ABREE foi fundamental para o fortalecimento das ações realizadas localmente.  “Este foi o primeiro acordo de cooperação firmado no DF para a implementação da logística reversa, agora estamos na fase de informar e mobilizar os consumidores para realizarem o descarte correto, colaborando para a redução dos danos à saúde da população e ao meio ambiente. Estamos no caminho certo”.

Coleta agendada no DF

Para os brasilienses que não puderem ir ao local no dia do drive thru, a ABREE, em parceria com o Governo do DF, conta com a coleta agendada e gratuita dos produtos pós-consumo, operacionalizada pela empresa Zero Impacto.

Nesta iniciativa, a população pode acessar o site (https://zeroimpacto.com.br/) e solicitar a retirada dos equipamentos desejados. Após o preenchimento do formulário, o próximo passo será receber uma ligação ou mensagem para confirmar a data da coleta. Atualmente, a capital brasileira possui 64 pontos de recebimento.

Como entidade gestora, a ABREE é responsável por organizar e gerenciar a implantação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.  Por isso, possui serviços habilitados e licenciados na área de transporte e armazenamento até a destinação final ambientalmente adequada, visando atingir as metas estabelecidas no Decreto Federal 10.240/20.  A associação possui presença em mais de 1,3 mil municípios e mais de 4,7 mil pontos de recebimentos distribuídos pelo país.

No site da ABREE é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, basta acessar o site: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento e informar seu CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.

SERVIÇO

CAMPANHA DE ARRECADAÇÂO DE ELETROELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS EM DISTRITO FEDERAL (DF)

  • Data: 03 de dezembro
  • Horário:  09h às 17h
  • Local: Parque da Cidade Sarah Kubitschek, estacionamento 13

Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados:

  • Celulares
  • Fone de ouvidos
  • Geladeiras
  • Baterias
  • Televisores
  • Secadores
  • Batedeiras
  • Fogões
  • Micro-ondas
  • Entre outros

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

A infertilidade é uma doença silenciosa e que a cada ano que passa vai atingindo mais pessoas…
Concentração de espermatozoides que os homens liberam durante a ejaculação caiu mais de 50% nos últimos 50…
Brasil realiza mais de 70 mil cirurgias bariátricas por ano: acompanhamento médico é essencial para garantir a…
Com a entrada em vigor da Resolução CFM Nº 2.336, ocorreram importantes mudanças nas regras relacionadas à…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS