Ações de conscientização da Medtronic aumentam em 12% autodeclaração de LGBTQIAP+ na empresa

A empresa americana Medtronic, líder em tecnologia na saúde, registrou aumento de 12% de profissionais que se autodeclararam LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Pôli), neste último ano. O aumento foi motivado por ações educativas e de conscientização realizada pelo PRIDE, Grupo de Funcionários criado para desenvolver um ambiente de respeito, seguro e de oportunidades para a comunidade LGBTQIAP+, reforçando a ideia de que na empresa eles podem ser quem são. O comitê atua com rodas de conversação, realização de palestras, produção de cartilha, apoio psicológico e canal de troca com os responsáveis do PRIDE, que permite o anonimato ou não.
O líder do Grupo de Funcionários Pride, André Brocca, recebeu o apoio da companhia para realizar, com o parceiro, o sonho da paternidade de 2 bebês. O processo de barriga de aluguel foi realizado na Colômbia e teve todo o respaldo da companhia, desde se deslocar para outro país, licença paternidade e até a resolução de todos os trâmites burocráticos. Esse apoio o inspirou a olhar para novas histórias LGBTQIAP+ e a pleitear, junto com o RH, por mais espaços para implementar ações que levem educação e conscientização desde a diretoria até a área de produção da empresa.
O senso anual que avalia as métricas de programas internos identificou, em 2024, aumento de 12% de colaboradores que se autodeclararam da comunidade LGBTQIAP+, além de uma profissional trans que se sentiu confortável para expor o gênero, porém sem a identificação.
Para propagar comportamentos aspiracionais, a Medtronic realizou entre outras ações virtuais, 2 eventos internos no Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o Varanda PRIDE e o Transpossibilidades, para mostrar que com educação e conscientização, histórias LGBTQIAP+ podem ter desfechos felizes.
O Varanda é uma espécie de encontro cultural criado para estimular a troca de livros, séries, músicas e experiências relacionadas à sigla LGBTQIAP+, no próprio espaço da companhia. É realizado mensalmente, com abertura do time PRIDE, hasteamento de bandeira e feira de empreendedores LGBTQIAP+ para os funcionários. O evento Transpossibilidade trouxe histórias bem-sucedidas de profissionais da saúde transsexuais e familiares, em uma roda de conversa com a liderança e toda a companhia.
“O objetivo não é romantizar o processo, visto que infelizmente ainda há muito preconceito, mas mostrar que ações educativas e de conscientização, iniciadas no passado, começam a dar frutos e a permitir que a comunidade LGBTQIAP+ enxergue um futuro mais empático, respeitoso e menos preconceituoso”, enfatiza André Brocca.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Cerca de três milhões de pessoas são usuárias de vape no Brasil. Dados apontam que hábito pode…
Ginecologista Loreta Canivilo explica causas, prevenções, tratamentos e sintomas de candidíase, vaginose bacteriana e infecções urinárias Assim…
Tatiana Mattos é enfermeira e gestora da clínica Origen BHA Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que…
Bettina Boklis, empreendedora, consultora de marketing, escritora e mãe solo, lançou em 2021 seu primeiro livro, “Maternidade…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS