Anadem apoia lei que garante suporte psicológico às mulheres grávidas e puérperas

Na última quarta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.721/2023, que obriga hospitais e estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e privados, a desenvolverem atividades de conscientização sobre a saúde mental de mulheres grávidas e em puerpério.

Além disso, o projeto inclui que a assistência psicológica devida, na esfera do SUS (Sistema Único de Saúde), a gestantes, parturientes e puérperas deve ser precedida de avaliação do profissional de saúde no pré-natal. O novo regimento, que complementa o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), começa a valer em 180 dias.

As atividades de conscientização exigidas pela lei devem abordar temas como:

  • os riscos de problemas de saúde mental durante a gravidez e o pós-parto;
  • os sinais e sintomas de problemas de saúde mental; e
  • os recursos disponíveis para o tratamento de problemas de saúde mental.

A Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética) apoia a nova lei e o presidente da entidade, Raul Canal, destaca sua relevância na garantia dos direitos das pacientes durante a gravidez. “A importância da saúde mental foi negligenciada por muito tempo, porém, felizmente, é um tema que vem ganhando notoriedade, sendo discutido e valorizado nos últimos anos. A lei é um importante passo para a garantia da saúde mental das mulheres que estão neste período de transformações, físicas e emocionais, que é a gravidez ou o puerpério. Ela é um reconhecimento de que a saúde mental também é um direito fundamental, e que deve ser priorizada”, disse Canal.

Anadem

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) foi criada em 1998. Enquanto entidade que luta pela categoria de seus direitos, promove o debate sobre questões relacionadas ao exercício da medicina, além de realizar análises e propor soluções em todas as áreas de interesse dos associados, especialmente no campo jurídico. Para saber mais, clique aqui.

 

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…
Médica da BP conscientiza sobre as características das doenças e os métodos preventivos mais comuns, que envolvem…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS