A atriz e apresentadora é também criadora da comunidade Basta Sentir Maternidade e destacou em painel como comunidades autênticas transformam vidas.
O 29º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2025) abriu neste domingo, dia 05, sua programação no WTC São Paulo com uma agenda intensa de cursos pré-congresso, conectando prática clínica, inovação, governança e gestão. Os cursos aqueceram o debate e prepararam o terreno para os painéis científicos dos próximos dias.
Ao longo da manhã e tarde, profissionais de diversas áreas da saúde participaram dos cursos pré-congresso com temas relevantes para o avanço da medicina reprodutiva. Entre eles, o uso avançado do ultrassom na reprodução, andrologia e fertilidade masculina, integração em cuidados obstétricos e ginecológicos, embriologia para médicos, gestão e marketing de clínicas. O fio condutor foi alinhar evidência científica, eficiência operacional e comunicação centrada no paciente, que são pilares essenciais em um setor que reúne milhares de especialistas e mantém foco em sustentabilidade e qualidade assistencial.
“O pré-congresso estabeleceu uma base sólida para os próximos dias ao alinhar boas práticas clínicas e laboratoriais com discussões sobre compliance, experiência do paciente e modelos de gestão. De segunda a quarta, a programação aprofunda temas como genética, epigenética e inteligência artificial aplicadas à seleção embrionária, sempre com o compromisso de evidência, ética e resultados”, destaca Emerson Barchi Cordts, presidente do CBRA.
Mariana Rios e a força das comunidades
No bloco de gestão e comunicação, Mariana Rios (atriz, apresentadora e criadora da comunidade Basta Sentir Maternidade) participou de um painel sobre redes de apoio e ressaltou o papel de comunidades autênticas na jornada da fertilidade. A iniciativa Basta Sentir Maternidade foi apresentada como uma rede gratuita e segura para acolhimento, troca de histórias e conteúdo especializado, que já reúne mais de 50 mil participantes em sua plataforma e vem expandindo eventos e conteúdos (podcast, documentários, lives).
“Eu fico muito feliz de ser convidada para participar do CBRA porque o Basta Sentir Maternidade realmente é um projeto novo, mas que já se tornou uma potência, por ser verdadeiro. Hoje são milhares de mulheres tentando realizar o sonho da maternidade, seja de forma natural, por FIV ou adoção. Poder falar sobre isso e ter o apoio dos médicos e de todos profissionais de saúde, trazendo esse outro lado da pessoa que passou por isso e que gerencia essa comunidade, é muito importante. Eu realmente fiquei muito feliz com esse convite”, afirma Mariana Rios.
Alvaro Ceschin, presidente da Associação Brasileira de Reprodução Assistida, realizadora do CBRA, destaca que essa será a maior edição do evento. “O CBRA é um momento de muita relevância para SBRA e esta edição, que já é a maior, provoca temas muito relevantes. Neste congresso, nós celebramos o que existe, mas também apontamos para o futuro”, ressalta Ceschin.
Destaques da programação
Com uma estrutura robusta distribuída entre o Ballroom e o Teatro do WTC, o CBRA 2025 contará com simpósios, fóruns e painéis de discussão sobre temas como genética, epigenética, novas tecnologias, diversidade, inteligência artificial e acessibilidade. Serão mais de 40 palestrantes internacionais, entre eles: Christina Hickman – pioneira global na aplicação de IA aos cuidados de fertilidade, Giles Palmer – Diretor Executivo da International IVF Initiative e Diretor de Comunicação Global da IVF 2.0 Ltd, Natalia Basile – embriologista sênior e diretora de desenvolvimento na clínica WeFIV e Samuel Ribeiro – Diretor Clínico do IVIRMA Lisboa.
Outro destaque é a abordagem inédita sobre sustentabilidade reprodutiva, tema central do evento. O presidente do CBRA, Emerson Cordts, destaca que “estamos em um cenário onde as taxas de fecundidade vêm caindo de forma progressiva e a economia global enfrenta desafios para gerir os efeitos do “de-growth” populacional. Por isso, é fundamental promover a conscientização social deste tema e propor uma discussão junto aos líderes governamentais, para buscarmos soluções eficientes para lidar com este momento”.
O Congresso também terá uma sala destinada a tratamento cirúrgicos minimamente invasivos em ginecologia, o Hysterolatam; e também um espaço destinado aos estudantes de medicina, biomedicina, enfermagem e nutrição com interesse na área de reprodução assistida. Além disso, a programação científica foi cuidadosamente segmentada para atender às demandas de múltiplas áreas da saúde, incluindo: Clínica, Embriologia, Psicologia, Enfermagem e Nutrição. Essa estrutura multiprofissional reforça o compromisso do evento com uma abordagem integrada e colaborativa, refletindo a complexidade do cuidado em reprodução humana.
Summit IA & Tech & FIV
O uso da Inteligência Artificial (IA) nos tratamentos de fertilização in vitro (FIV) será um dos principais temas do CBRA 2025 – Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, que acontece em São Paulo. Pela primeira vez, o evento contará com um Summit exclusivo sobre IA, Tecnologia e FIV, reunindo grandes nomes nacionais e internacionais para debater as ferramentas mais avançadas no auxílio à escolha de embriões, seu custo-benefício, aplicabilidade e impacto nos resultados laboratoriais e genéticos.
O Summit IA & Tech & FIV será no dia 8 de outubro, de 8h às 10h, e promete unificar a clínica e a embriologia em um grande palco de inovação com os maiores especialistas nacionais e internacionais em Inteligência Artificial, Tecnologia e Reprodução Assistida.
Confira a programação completa em sbracongressos.com.br
Serviço
Evento: 29º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2025)
Quando: 5 a 8 de outubro de 2025
Onde: WTC São Paulo – Av. das Nações Unidas, 12.559 – Brooklin, São Paulo – SP
Programação completa: sbracongressos.com.br