CBRA 2025 abre programação com cursos para profissionais da saúde e painel com Mariana Rios

A atriz e apresentadora é também criadora da comunidade Basta Sentir Maternidade e destacou em painel como comunidades autênticas transformam vidas.

29º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2025) abriu neste domingo, dia 05, sua programação no WTC São Paulo com uma agenda intensa de cursos pré-congresso, conectando prática clínica, inovação, governança e gestão. Os cursos aqueceram o debate e prepararam o terreno para os painéis científicos dos próximos dias.

Ao longo da manhã e tarde, profissionais de diversas áreas da saúde participaram dos cursos pré-congresso com temas relevantes para o avanço da medicina reprodutiva. Entre eles, o uso avançado do ultrassom na reprodução, andrologia e fertilidade masculina, integração em cuidados obstétricos e ginecológicos, embriologia para médicos, gestão e marketing de clínicas. O fio condutor foi alinhar evidência científica, eficiência operacional e comunicação centrada no paciente, que são pilares essenciais em um setor que reúne milhares de especialistas e mantém foco em sustentabilidade e qualidade assistencial.
“O pré-congresso estabeleceu uma base sólida para os próximos dias ao alinhar boas práticas clínicas e laboratoriais com discussões sobre compliance, experiência do paciente e modelos de gestão. De segunda a quarta, a programação aprofunda temas como genética, epigenética e inteligência artificial aplicadas à seleção embrionária, sempre com o compromisso de evidência, ética e resultados”, destaca Emerson Barchi Cordts, presidente do CBRA.
Mariana Rios e a força das comunidades
No bloco de gestão e comunicação, Mariana Rios (atriz, apresentadora e criadora da comunidade Basta Sentir Maternidade) participou de um painel sobre redes de apoio e ressaltou o papel de comunidades autênticas na jornada da fertilidade. A iniciativa Basta Sentir Maternidade foi apresentada como uma rede gratuita e segura para acolhimento, troca de histórias e conteúdo especializado, que já reúne mais de 50 mil participantes em sua plataforma e vem expandindo eventos e conteúdos (podcast, documentários, lives).

 

“Eu fico muito feliz de ser convidada para participar do CBRA porque o Basta Sentir Maternidade realmente é um projeto novo, mas que já se tornou uma potência, por ser verdadeiro. Hoje são milhares de mulheres tentando realizar o sonho da maternidade, seja de forma natural, por FIV ou adoção. Poder falar sobre isso e ter o apoio dos médicos e de todos profissionais de saúde, trazendo esse outro lado da pessoa que passou por isso e que gerencia essa comunidade, é muito importante. Eu realmente fiquei muito feliz com esse convite”, afirma Mariana Rios.

 

Alvaro Ceschin, presidente da Associação Brasileira de Reprodução Assistida, realizadora do CBRA, destaca que essa será a maior edição do evento. “O CBRA é um momento de muita relevância para SBRA e esta edição, que já é a maior, provoca temas muito relevantes. Neste congresso, nós celebramos o que existe, mas também apontamos para o futuro”, ressalta Ceschin.

Destaques da programação

Com uma estrutura robusta distribuída entre o Ballroom e o Teatro do WTC, o CBRA 2025 contará com simpósios, fóruns e painéis de discussão sobre temas como genética, epigenética, novas tecnologias, diversidade, inteligência artificial e acessibilidade. Serão mais de 40 palestrantes internacionais, entre eles: Christina Hickman – pioneira global na aplicação de IA aos cuidados de fertilidade, Giles Palmer – Diretor Executivo da International IVF Initiative e Diretor de Comunicação Global da IVF 2.0 Ltd, Natalia Basile – embriologista sênior e diretora de desenvolvimento na clínica WeFIV e Samuel Ribeiro – Diretor Clínico do IVIRMA Lisboa.

 

Outro destaque é a abordagem inédita sobre sustentabilidade reprodutiva, tema central do evento. O presidente do CBRA, Emerson Cordts, destaca que “estamos em um cenário onde as taxas de fecundidade vêm caindo de forma progressiva e a economia global enfrenta desafios para gerir os efeitos do “de-growth” populacional. Por isso, é fundamental promover a conscientização social deste tema e propor uma discussão junto aos líderes governamentais, para buscarmos soluções eficientes para lidar com este momento”.

 

O Congresso também terá uma sala destinada a tratamento cirúrgicos minimamente invasivos em ginecologia, o Hysterolatam; e também um espaço destinado aos estudantes de medicina, biomedicina, enfermagem e nutrição com interesse na área de reprodução assistida. Além disso, a programação científica foi cuidadosamente segmentada para atender às demandas de múltiplas áreas da saúde, incluindo: Clínica, Embriologia, Psicologia, Enfermagem e Nutrição. Essa estrutura multiprofissional reforça o compromisso do evento com uma abordagem integrada e colaborativa, refletindo a complexidade do cuidado em reprodução humana.

Summit IA & Tech & FIV
O uso da Inteligência Artificial (IA) nos tratamentos de fertilização in vitro (FIV) será um dos principais temas do CBRA 2025 – Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, que acontece em São Paulo. Pela primeira vez, o evento contará com um Summit exclusivo sobre IA, Tecnologia e FIV, reunindo grandes nomes nacionais e internacionais para debater as ferramentas mais avançadas no auxílio à escolha de embriões, seu custo-benefício, aplicabilidade e impacto nos resultados laboratoriais e genéticos.

 

O Summit IA & Tech & FIV será no dia 8 de outubro, de 8h às 10h, e promete unificar a clínica e a embriologia em um grande palco de inovação com os maiores especialistas nacionais e internacionais em Inteligência Artificial, Tecnologia e Reprodução Assistida.

 

Confira a programação completa em sbracongressos.com.br
Serviço

Evento: 29º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2025)
Quando: 5 a 8 de outubro de 2025
Onde: WTC São Paulo – Av. das Nações Unidas, 12.559 – Brooklin, São Paulo – SP
Programação completa: sbracongressos.com.br

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

White Paper lançado no dia 13 de outubro indica que estrogênios naturais são mais seguros e podem…
Com a taxa de filhos por mulher alinhada à de países ricos, especialistas alertam para os limites…
A atriz e apresentadora é também criadora da comunidade Basta Sentir Maternidade e destacou em painel como…
País representa atualmente 2% de todas as crianças com menos de cinco anos no mundo…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS