Cinco parceiras da Igenomix Brasil formam holding de reprodução assistida com investimento inicial da XP de R$ 200 milhões

Com investimento XP Private Equity, as clínicas Fertility (SP), GEARE (PE, PB), Primórdia (RJ), Verhum (DF) e Vida (RJ), todas parceiras da Igenomix Brasil na solicitação de testes genéticos em saúde reprodutiva, passam a formar a primeira holding da América Latina de reprodução assistida, revolucionando o mercado local de tratamentos de fertilidade e reprodução humana, incluindo congelamento de óvulos e fertilização in vitro (FIV)

Em documento publicado na segunda (3), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que uma em cada seis pessoas em idade reprodutiva em todo o mundo sofre de infertilidade durante a vida (1). Segundo a entidade, mais de 5 milhões de crianças nasceram em todo o mundo de intervenções de reprodução assistida, como fertilização in vitro (FIV), mas ressalva que é importante ampliar a acessibilidade da população, particularmente em países de baixa e média renda.

Uma iniciativa importante neste sentido foi o anúncio feito nesta quinta (6) pela XP de investimento inicial de R$ 200 milhões na criação de holding que atuará como uma plataforma para a consolidação de clínicas de reprodução assistida. A Plataforma é formada inicialmente por cinco clínicas de referência em diferentes regiões do Brasil: Fertility (São Paulo), GEARE (Pernambuco e Paraíba), Primórdia (Rio de Janeiro), Verhum (Distrito Federal) e Vida (Rio de Janeiro), todas elas referências em suas regiões e que contam com um grupo de sócios-médicos de excelência e renome.

A holding focará em tratamentos de auxílio à fertilidade e reprodução humana, com destaque para a a fertilização in vitro (FIV) e o congelamento de óvulos e embriões. O investimento feito agora no Brasil acompanha o crescimento deste segmento no mercado global, impulsionado por tendências sociodemográficas como o aumento da população feminina no mercado de trabalho, gravidez tardia, novas composições familiares (ex. casais homoafetivos), e maior conhecimento da população sobre os tratamentos para fertilidade e reprodução humana.

Embora tenha crescido nos últimos anos, o segmento de reprodução assistida no Brasil ainda é incipiente quando a comparação é com os grandes mercados globais e até outros países da América Latina.  “A criação desta holding é a continuidade do que vimos nos mercados dos Estados Unidos e da Europa. É um movimento muito positivo para o mercado brasileiro, pois mostra que é uma grande oportunidade fazer investimento por aqui. Esse é o primeiro passo como LATAM para uma consolidação dos países da região no mercado global de reprodução assistida”, acredita a biomédica Márcia Riboldi, VP Sales & Marketing Medical devices da Igenomix Brasil e América Latina.

Os objetivos com a criação da holding – além de ampliar a democratização do acesso aos tratamentos a partir de soluções de financiamento – são expandir os benefícios corporativos; promover a educação e marketing para aumentar o conhecimento sobre os tratamentos e expandir organicamente o setor por meio da abertura de novas unidades.

Referência

1 – Organização Mundial da Saúde (OMS). Infertility. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/infertility. Disponível em 5 de abril d 2023.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

A Evolution orgulhosamente destaca a iluminação do Congresso Nacional na cor laranja, uma iniciativa importante da revista…
Médica detalha as principais causas, métodos de diagnóstico e opções de tratamento Entender qual a diferença entre…
Artigo científico que conta com a autoria de associados da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) demonstrou…
Durante o mês da Conscientização sobre a Infertilidade, o “Nós Tentantes, Projeto de Vida” idealizado por Karina…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS