Como a tecnologia e a arquitetura interferem diretamente no atendimento e na otimização dos serviços de saúde são temas do Congresso de Hotelaria e Facilities da Hospitalar 2023

Nos dias 24 e 25 serão apresentadas soluções para otimizar e melhorar os serviços do setor e contará com a participação de um gestor do Reino Unido e de executivos de importantes centros de saúde do Brasil

Entre os dias 23 e 26 de maio, no Expo São Paulo, acontece a 28ª edição da Hospitalar, maior feira de negócios da América Latina no setor de saúde. No evento, que marca os 30 anos de atividade no país, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar o que há de mais moderno nas principais áreas de atuação do mercado.

Além de ter acesso aos mais de 1.000 expositores, de 30 países diferentes, o público terá a possibilidade de participar de palestras e debates em quatro congressos divididos nos temas: HIMSS, Congresso Internacional de Serviços de Saúde, Hotelaria e Facilities e Atenção domiciliar e Cuidados de Transição.

Um dos destaques da Hospitalar 2023 será o Congresso de Hotelaria e Facilities, que contará com a apresentação de cases nacionais e internacionais para demostrar como a crescente conexão de sistemas e processos impacta nesta área, exigindo dos líderes novas competências.

Logo na abertura do Congresso, na quarta-feira, dia 24, Chris Harrison, diretor executivo do “The Christie Cancer Center”, primeira instituição a ser reconhecida no Reino Unido como centro de tratamento de câncer abrangente, que atende mais de 60.000 pessoas por ano, apresentará os processos de sustentabilidade praticados por lá.

“Chris Harrison vai contar um pouco sobre o que eles têm feito em ralação à sustentabilidade e ao ESG nesse hospital, que fica na cidade de Manchester. É interessante conhecer as atividades do mercado internacional, porque muitas vezes eles estão colocando em prática processos que, aqui no Brasil, teremos acesso daqui a alguns anos somente”, ressalta Marcelo Boeger, professor, consultor e Coordenador Científico do Congresso de Hotelaria e Facilities.

Como repensar os hospitais?

Ainda no dia 24, as discussões serão centradas em como os espaços de hospitais e clínicas mexem no fluxo no atendimento ao cliente de saúde. Com apresentação cases bem-sucedidos, os visitantes conhecerão soluções que colocam o paciente de fato como o centro da atenção.

“A ideia é um repensar sobre os hospitais e o jeito que eles sempre foram concebidos: recepção, cadastro, sala de espera até o atendimento propriamente dito. Vamos apresentar três modelos que são absolutamente desruptivos. Até uma poltrona é projetada para melhor atendimento ao paciente, a preocupação vai desde a estrutura física até os menores detalhes”, explica Boeger.

Entre os palestrantes estão: Ary Ribeiro, Diretor Executivo da Elibré Clínica Psiquiátrica e os arquitetos com expertise hospitalar Antônio Rodrigues, Sócio-fundador da ACR arquitetura e Bia Gadia, responsável pela concepção do Blanc Hospital.

O último tema debatido no dia será a implantação da gestão por competências em cargos operacionais. O palestrante vai ser Fabrizio Rosso, Sócio-diretor da Fator RH, consultoria especializada no assunto.

Importância da qualidade do ar respirado em áreas internas dos hospitais

A qualidade do ar dos diferentes locais dos hospitais será o principal assunto das discussões na abertura do segundo dia do Congresso de Hotelaria e Facilities da Hospitalar 2023.

Walter Lenzi, engenheiro de automação e controles e Presidente da Ashrae Brasil (Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração a Ar Condicionado) e Martha Ribeiro Simas, engenheira e membro do Comitê em Serviços de Saúde da ABRAFAC (Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace) junto a Ashre serão os palestrantes.

“Se nos preocupamos com a qualidade da água, da comida, se os hospitais estão dedetizados, devemos ter atenção também com o ar que respiramos. Vamos falar sobre qual é o papel do gestor de facilities no cuidado da qualidade do ar, que influencia no bem-estar de colaboradores, pacientes, acompanhantes. Tratamos de ambientes que têm maior risco. Os hospitais também devem se preocupar com a qualidade do ar do centro cirúrgico, da cozinha, dos andares”, afirma Boeger.

Certificações de hospitais

No Congresso, será apresentado o novo selo de qualificação para as áreas de higiene hospitalar, lavanderia hospitalar, segurança patrimonial e manutenção. Os participantes descobrirão quais são as diretrizes que uma empresa prestadora de serviço precisa seguir para conseguir a nova certificação.

Gilvane Lolato, Gerente Operacional da ONA (Organização Nacional de Acreditação) será a palestrante. “O congresso vai apresentar um spoiller do que será lançado no segundo semestre. O fator importante é que a ONA, que até então certifica Instituições de Saúde começa a olhar também para os prestadores de serviço na área de facilities”, destaca Boeger.

Ainda sobre o tema de certificações, será apresentado o resultado de uma pesquisa da ABRAFAC realizada juntos aos hospitais sobre quais são os setores que os gestores acreditam que faltam certificações e quais são as áreas com mais problemas dentro dos hospitais. Alexandre Abdo Agamme, Gestor de Facilities do Hospital Edmundo Vasconcelos e Marcelo Boeger serão os palestrantes.

Serão discutidos também alguns pontos em que a área de hotelaria impacta em duas áreas críticas dos hospitais: a engenharia clínica e o controle de infecção hospitalar.

“A manutenção predial faz uma interface muito estreita com a engenharia clínica a todo momento. Vamos debater como melhorar essa relação, já que são áreas diferentes, mas quando elas não dialogam, os problemas acontecem”, ressalta o professor.

Já no assunto de infecção hospitalar, Boeger ressalta que é uma preocupação transversal dentro dos hospitais, mas “área de hotelaria pode gerar riscos de infecção, por exemplo quando a roupa é mal lavada, a higiene é mal feita, a comida é manipulada de maneira errada.”

Os palestrantes serão: Ricardo Maranhão, Presidente executivo da ABEClin, Angela Figueiredo Sola, enfermeira especialista em Controle de Infecção Hospitalar e Claudia Vallone Silva, Enfermeira epidemiologista especialista em controle de infecção.

Sala de controle dos hospitais

Para encerrar o congresso, o Hospital Albert Einstein vai apresentar como a tecnologia usada na criação de uma sala de comando pode deixar os serviços muito mais eficazes e organizados, sem perdas ou retrabalhos.

Ana Paula Araújo, Gerente de Hotelaria e Facilities da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, e George Hebert de Azevedo dos Santos, Sócio-Diretor da Quantum Consultores Assiociados apresentarão esse assunto.

“Todo o fluxo do paciente é visto por uma central de transporte internos, onde acontece a atuação da hotelaria. Tem a ver com o serviço de manutenção, de alocação do paciente no leito, higiene. Todo o fluxo do paciente é olhado em uma tela com interioperabilidade, indicadores de vários setores onde é possível em tempo real tomar decisões para que o cliente tenha todo atendimento no tempo certo, com o custo certo”, conta Boeger.

As inscrições para o Congresso de Hotelaria e Facilities podem ser feitas no site Link.

Sobre a 28ª Hospitalar

Na Hospitalar de 2023 são esperados mais de 50 mil visitantes, que terão acesso a cerca de 1.000 expositores de mais 30 países diferentes, espalhados em 100.000 m² nos oito pavilhões de exposição do São Paulo Expo.

O evento que marca os 30 anos da feira também trará excelentes oportunidades de conhecimentos com a realização de quatros congressos simultâneos, com a participação de convidados brasileiros e estrangeiros de relevância na área. Além de sete Arenas de Conteúdos.

A feira tem o patrocínio institucional da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (FENAESS); Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo (SINDHOSP); Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED), além de mais de 30 apoiadores. Confira a lista completa no site.

Sobre a Informa Markets Latam

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

Para saber mais, acesse o site.

Serviço – Hospitalar 2023

Data: 23 a 26 de maio, das 11h às 20h

Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)

ProgramaçãoClique aqui

CredenciamentoClique aqui  – Antecipado: Gratuito. No Local: R$70,00.

Credenciamento imprensa: Clique aqui

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS