Como aliviar os sintomas da menopausa no verão

A reposição hormonal é uma forte aliada para atenuar os efeitos da menopausa explica a médica ginecologista Loreta Canivilo

A menopausa é um processo natural feminino que marca o fim da vida reprodutiva, tendo início por volta dos 45-50 anos. Durante essa fase da vida o corpo passa por um desequilíbrio hormonal que provoca sintomas como fraqueza, ressecamento da pele, depressão, insônia, secura vaginal, variação de humor, ganho de peso, redução do interesse sexual, além das famosas ondas de calor.

Segundo a médica ginecologista Loreta Canivilo, no verão os efeitos da menopausa podem se tornar ainda mais incômodos devido as altas temperaturas, contudo ela ressalta que existem formas de atenuar esses efeitos e trazer bem-estar e qualidade de vida, durante esse período crítico.

“O tratamento mais adequado para atenuar os efeitos da menopausa que possui resultados comprovados cientificamente é a reposição hormonal com hormônio humano, que é exatamente igual ao que o ovário produzia. É reposto por um período de até cinco anos com bastante segurança e retira totalmente os efeitos da menopausa”, explica a profissional.

Quando a reposição hormonal é recomendada, há uma série de opções de tratamentos. Existem diversos hormônios que podem ser utilizados e ser combinados ou não, além da dosagem, a forma de administração e o tempo de uso que serão determinados pelo médico após avaliação criteriosa e levando em conta as necessidades individuais de cada paciente.

“A reposição hormonal feminina é uma terapia que busca repor os hormônios que antes da menopausa eram naturalmente produzidos pelo organismo. Os principais hormônios utilizados na reposição são o estrogênio e a progesterona, mas em alguns casos a testosterona também é utilizada e existem versões modernas do tratamento com a gestrinona” explica Dra. Loreta.

No entanto, a especialista afirma que nem todas as mulheres podem fazer reposição hormonal. Quem teve casos de cânceres, trombose, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, por exemplo, deve evitar, mas cada caso precisa ser avaliado individualmente.

Contudo, existem algumas ações que podem ser colocadas em prática para aliviar os sintomas da menopausa, como:

  • Utilizar roupas leves;
  • Beber bastante água;
  • Praticar atividades físicas;
  • Apostar nos alimentos naturais;
  • Diminuir o consumo de cafeína, álcool e alimentos picantes.
  • Sobre a Dra. Loreta Canivilo

Dra. Loreta Canivilo é ginecologista, obstetra e ginecoindócrino, formada pela Faculdade de Medicina ABC.  A médica também é especialista em assuntos relacionados a reposição hormonal, estética íntima e tratamentos de doenças do útero e endométrio.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS