Comunicação sobre saúde reprodutiva é tema do primeiro SENSU CAST de 2024

O episódio 21 do SENSU CAST, podcast da SENSU sobre jornalismo e comunicação corporativa em saúde, ciência e educação, abre a temporada de 2024 falando sobre tabus relacionados com fertilidade masculina e feminina, fertilização in vitro, inseminação artificial, diferença entre barriga de aluguel e barriga solidária, gravidez independente, perda gestacional, doenças genéticas e cromossômica, entre outros temas de saúde reprodutiva. Disponível nas plataformas de podcast

A SENSU Consultoria de Comunicação lançou nesta terça (30) o episódio 21 do SENSU CAST, um podcast para falar sobre o papel do jornalismo e da comunicação corporativa nas áreas de atuação da agência: saúde, ciência e educação. Com o tema “Comunicação e saúde reprodutiva”, as convidadas são Taccyanna Mikulski Ali, geneticista, gerente científica da Igenomix Brasil, mestre em Genômica e Aconselhamento Genético e atuante em reprodução humana e medicina fetal e Karina Steiger, idealizadora do Nós Tentantes – Projeto de Vida e que realizou o sonho de ser mãe por meio do processo de Ovodoação.

O roteiro e a apresentação do SENSU CAST são do jornalista Moura Leite Netto, doutor em Ciências e diretor/fundador da SENSU. A direção é de Luciana Oncken, diretora do Estúdio Banca Podcast, parceira da agência em outros podcasts. Em entrevistas com jornalistas, comunicadores, cientistas, médicos, profissionais da área de saúde, divulgadores científicos, educadores, entre outros, os episódios trazem a visão dos convidados sobre o papel da mídia em informar a população, com qualidade de conteúdo e ética profissional, sobre diferentes temas de saúde, ciência e educação que permeiam a agenda jornalística.

A importância do tema do episódio 21 se observa nos números. Uma em cada seis pessoas em idade reprodutiva em todo o mundo sofre de infertilidade durante a vida. O dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade aponta também que mais de 5 milhões de crianças nasceram em todo o mundo de intervenções de reprodução assistida, como fertilização in vitro (FIV), mas faz a ressalva que é importante ampliar a acessibilidade da população, particularmente em países de baixa e média renda.

De acordo com a Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida, o Brasil lidera o ranking de fertilização in vitro (FIV), inseminação artificial e transferência de embriões e concentra 40% de todos os centros de reprodução assistida da América Latina. Com as novas tecnologias, é possível, por exemplo, aumentar as taxas de fertilidade masculina e feminina e, por meio de teste genético associado à técnica de fertilização in vitro, gerar bebês saudáveis. Entre os inúmeros temas da área, alguns tabus e dúvidas, sobre doação de esperma, congelamento ou doação de óvulos e como saber a diferença entre barriga de aluguel e barriga solidária, além de temas como maternidade independente e planejamento familiar de casais homoafetivos.

Ouça o episódio 21 do SENSU CAST

– Spotify – https://open.spotify.com/episode/259skQhqx9oxIyaV5dnZ51

– Amazon Music – https://encurtador.com.br/bdoDF

– Apple podcasts – https://podcasts.apple.com/us/podcast/21-comunica%C3%A7%C3%A3o-e-sa%C3%BAde-reprodutiva/id1717351168?i=1000643456064

Sobre o SENSU CAST – O SENSU CAST é um podcast que fala sobre jornalismo e comunicação corporativa em saúde, ciência e educação. A apresentação é de Moura Leite Netto, jornalista, doutor em Ciências e diretor/fundador da SENSU Consultoria de Comunicação. Em cada episódio, entrevistas com jornalistas, profissionais da saúde, cientistas, divulgadores de ciência e educadores sobre temas atuais. Um podcast para todos que querem contribuir com a disseminação de informação de qualidade. Este podcast é uma produção da SENSU Consultoria de Comunicação e Estúdio Banca de Conteúdo. Nos acompanhe nas principais plataformas de podcast.

Sobre a SENSU Consultoria de Comunicação – Com atuação 360º, a SENSU, fundada em 6 de janeiro de 2020, tem a missão de produzir e difundir conteúdo qualificado sobre saúde, ciência e educação. Liderada pelo jornalista Moura Leite Netto e pelas jornalistas Danielle Lago e Lidia de Santana, a agência é composta por profissionais com expertise em planejamento, coordenação e produção de conteúdo jornalístico especializado e corporativo. Oferece, dentre os principais serviços, assessoria de imprensa, comunicação dirigida, mídias sociais, comunicação interna, branded content, desenvolvimento de conteúdos e produções editoriais, media training, outbound e inbound marketing, organização de eventos e curadoria de conteúdo científico.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS