Conheça Quebec, região do Canadá que acaba de abrir oportunidades de trabalho para profissionais brasileiros

Considerada uma das cidades mais antigas da América do Norte, Quebec é a capital da província de mesmo nome que conserva aspectos da colonização francesa

Fundada pelos franceses em 1608, a cidade de Quebec foi palco de diversos confrontos entre a França e a Inglaterra, já que a região foi dominada por ambos os povos. Atualmente, o Canadá tem o inglês e o francês como línguas oficiais, sendo a região da província do Quebec com predomínio maior de francês, não apenas na língua, mas também na arquitetura, na cultura e na gastronomia.

A cidade homônima da província está situada às margens do rio Saint-Laurent e se desenvolveu sob um penhasco. Conhecida como Ville de Québec, em francês, ou Quebec City, em inglês, a parte antiga da cidade é uma área histórica, reconhecida como patrimônio mundial da Unesco, e está dividida em cidade alta e cidade baixa, que são ligadas por um funicular e também via terrestre.

Na parte antiga da cidade encontra-se a maioria dos pontos turísticos, como o Château Frontenac, o hotel mais fotografado do mundo, a catedral Notre-Dame de Québec, o antigo porto (Vieux-Port) e o Hôtel du Parlement, edifício que abriga a Assemblée nationale du Québec, sede do governo da província.

Mas nem só de marcos históricos é feito o Quebec. Tanto a capital quanto as demais cidades mesclam passado e contemporaneidade com edifícios modernos e diversas opções de entretenimento, educação e trabalho.

Qualidade de vida

Ter qualidade de vida envolve vários fatores, como acesso a um mercado de trabalho dinâmico, estabilidade econômica, igualdade de renda, estabilidade política, segurança e serviços públicos de qualidade, tais como o sistema de saúde e educação.

No Quebec, residentes permanentes e trabalhadores temporários têm os custos com assistência médica parcialmente ou totalmente subsidiados pelo governo federal. O pagamento do sistema de saúde é feito por meio dos impostos, por isso, não é necessário pagar pela maioria dos serviços. Outro ponto bastante positivo é que a cobertura do sistema não está vinculada ao trabalho que você exerce e nem depende da sua renda. Ou seja, todos desfrutam de acesso igualitário.

A segurança da população é tratada como prioridade pelo governo do Quebec, onde os índices de roubos são baixíssimos. Prova disso é o fato de que a grande maioria das casas que não possuem muros. A província também possui uma das menores taxas de criminalidade do mundo.

Oportunidades de trabalho e estudo

O governo do Quebec, por meio da agência de desenvolvimento econômico Québec International está com inscrições abertas para as Jounées Québec BRÉSIL, iniciativa que busca recrutar brasileiros e brasileiras para trabalhar no Canadá. Neste ano, 18 empresas quebequenses oferecerão mais de 200 vagas nos setores alimentício, de engenharia, industrial, manufatura, saúde, serviços sociais e tecnologia da informação.

A edição 2024 também possibilitará que estudantes brasileiros interessados em fazer formações técnicas e de nível superior no Quebec encontrem instituições de ensino da região, esclareçam suas dúvidas e aprendam como é o processo para solicitar uma autorização de estudos.

“Me estabeleci na região de Quebec e vejo como é uma sociedade acolhedora. Hoje, tenho uma qualidade de vida excepcional, com muitas opções de eventos culturais, restaurantes, cursos e passeios. Além disso, o mercado de trabalho é muito dinâmico e há uma grande comunidade de brasileiros”, diz Elisa Suhett Rinco, diretora de Mobilidade Internacional na Québec International e de origem brasileira.

Como participar

Para se inscrever, é preciso criar uma conta gratuitamente no site Quebec na cabeça, preencher seu perfil e se candidatar às vagas ou aos programas de estudos de seu interesse pelo link, entre 5 de março e 8 de abril. O perfil deve ser preenchido em francês, pois este é o idioma oficial do Quebec. Os candidatos selecionados receberão as convocações por e-mail na semana de 16 de abril. A etapa final incluirá uma entrevista presencial com os recrutadores, em São Paulo, entre os dias 4 e 5 de maio.

É importante que os interessados se atentem às exigências, entre elas a necessidade de diploma técnico ou universitário na área da vaga desejada, experiência profissional no setor e nível de francês proporcional à oportunidade em questão. Desde 2011, mais de 600 brasileiros já foram contratados por empresas do Quebec.

SERVIÇO

O quê: Feira de empregos e oportunidades de estudos com recrutamento virtual e entrevistas presenciais

Quando: inscrições de 5 de março a 8 de abril

Público: brasileiros e brasileiras que buscam vagas no mercado de trabalho e estudantes

Mais informações: Link

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

* Por Cadu Lopes O setor da saúde está em constante evolução, seja por conta dos rápidos…
Padrão cultural faz com que eles desenvolvam condições que poderiam ser revertidas Homens vão menos ao médico…
Ginecologista especialista em menopausa explica a diferença entre fim de menstruação e estar na menopausa A histerectomia…
Idealizado por Karina Steiger, mamãe por ovodoação, o Nós Tentantes, Projeto de Vida percorre cidades brasileiras com…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS