Cuidados com cicatrizes e feridas são essenciais para bem-estar no pós-parto

As recentes mamães podem sofrer com complicações causadas por queloides e fissuras que demandam atenção especializada e curativos de alta tecnologia

As mamães que já passaram por um parto ou as que estão amamentando, sabem os desafios que precisam enfrentar logo após o nascimento do bebê. Instabilidade emocional, privação de sono, cansaço e, como se não bastasse, atenção e cuidado com o próprio corpo.

Segundo informações da Fiocruz, cerca de 55% dos partos realizados no Brasil são através da cesariana. Embora seja um procedimento muito seguro, ela requer cuidados especiais no pós-cirúrgico, uma vez que o processo de cicatrização pode trazer algumas consequências indesejadas, como cicatrizes mais profundas, infecções no corte, hematomas e até mesmo a formação de queloides.

O mesmo ocorre com os mamilos que, durante o processo de amamentação, ficam mais sensíveis e suscetíveis a complicações, como no caso da fissura mamária, uma ruptura do tecido epitelial que cobre a papila mamária (mamilo) e que quando não tratada adequadamente, tende a causar lesões com perda de pele, dores, sangramentos e até mesmo o agravamento do quadro em razão do desenvolvimento de processos infecciosos como no caso dos abcessos mamários.

Por isso, alguns cuidados são essenciais para a prevenção de complicações, tanto nas cicatrizes pós-cesárea como nas feridas das mamas. “Ambos necessitam higiene adequada e cuidado constante. No caso das fissuras mamárias, o cuidado com a pele lesionada é fundamental para uma rápida recuperação. O uso de coberturas que sejam capazes de manter a região ferida limpa, que absorvam a umidade excessiva prevenindo da maceração enquanto mantém o meio úmido ideal para estimular a cicatrização, é sem dúvidas um grande aliado nessa fase do puerpério. Já para o cuidado com as cicatrizes pós-cesárea, ou seja, após a retirada dos pontos, é necessária a limpeza do local com água e sabão neutro, bem como o uso de tecnologias que auxiliem no processo de maturação da cicatriz. Esses cuidados precisam sempre estar alinhados com o profissional que acompanha essas mães no pós-parto” explica Elaine Godoy, enfermeira e especialista da Molnlycke).

Dessa forma, embora o período pós-parto seja desafiador, existem curativos de alta tecnologia que protegem as feridas, reduzem o inchaço local, as dores e ainda tratam de forma eficaz esses problemas, evitando riscos de infecções.

Para o gerenciamento de cicatrizes e queloides, provenientes da cirurgia cesárea, por exemplo, existe o Mepiform®, um curativo que alinha, suaviza e atenua cicatrizes vermelhas e elevadas, inclusive de cicatrizes mais antigas. Feita de silicone, tem uma tecnologia chamada Safetac, que minimiza a dor e o trauma durante a troca de coberturas.

Já para ajudar na cicatrização dos seios, o indicado é o Mepilex® Transfer, um curativo feito de silicone macio que pode ser usado como protetor dos seios, ajudando na cicatrização e minimizando a maceração da pele, a dor e ainda promove conforto e alívio.

Quem usou esses produtos aprovaram. É o caso de Bárbara Rocha. Mãe de primeira viagem conta que um de seus maiores medos era a cirurgia e o processo de cicatrização da cesárea. “Após 14 dias da cirurgia, iniciei o uso do Mepiform para prevenir cicatriz hipertrófica e formação de queloide”. Já usando há 7 meses, a mamãe conta que sua cicatriz está completamente lisa e cada se aproxima mais do seu tom de pele.

Já Mikaella Lucena contou que enfrentou dificuldades no início da amamentação, chegando a desenvolver fissuras bastante doloridas nos mamilos. “O que me ajudou bastante na cicatrização e no desconforto foi a utilização do Mepilex Transfer, que ajudava a evitar a fricção da roupa”, conta.

Os curativos podem ser adquiridos em casas cirúrgicas de todo o Brasil.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…
Médica da BP conscientiza sobre as características das doenças e os métodos preventivos mais comuns, que envolvem…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS