Dia do Farmacêutico: entenda a importância desse profissional para a promoção da contracepção

DKT South America, comenta como essa profissão auxilia nos cuidados com a saúde sexual das mulheres

O Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, destaca a significativa contribuição destes profissionais para a saúde e o bem-estar da comunidade, e em especial para a continuidade do tratamento contraceptivo de mulheres que optaram pelo uso de injetáveis. Estes profissionais representam uma parcela expressiva no cuidado, já que no Brasil, segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselhos Regionais (CRFs), existem 221,2 mil profissionais que atuam em 160,6 mil empresas e estabelecimentos da área farmacêutica do país.

Mas dentre as inúmeras frentes de atuação dessa profissão, é interessante ressaltar seu cuidado voltado à saúde da mulher. Segundo Flávia Gonzalez, Gerente de Marketing Médico da DKT South America, os farmacêuticos desempenham um papel fundamental na promoção da saúde sexual, oferecendo aconselhamento sobre os mais diversos métodos contraceptivos, incluindo a contracepção injetável.

Este método oferece uma série de benefícios, incluindo uma eficácia superior a outros métodos contraceptivos e a conveniência de doses espaçadas, reduzindo a necessidade de lembrança diária, como as pílulas. “As injeções anticoncepcionais têm se tornado uma opção popular entre as mulheres em busca de uma alternativa eficaz e conveniente, contudo requer uma orientação especializada para garantir a segurança e eficácia adequadas”, explica a profissional.

Diante disso, os farmacêuticos desempenham um papel essencial na administração correta do método, e na orientação em possíveis dúvidas que possam vir a surgir durante o uso, além de aclarar sobre potenciais efeitos colaterais e possíveis interações medicamentosas. Além disso, eles oferecem aconselhamento personalizado, respeitando a privacidade e promovendo uma escolha segura .

“Para poder capacitar ainda mais esses profissionais e fornecer recursos para que possam oferecer um serviço de qualidade, garantindo que as mulheres tenham acesso a informações precisas e suporte adequado, contamos com uma plataforma de conteúdos gratuitos sobre ginecologia e obstetrícia, o DKT Academy. Dessa forma, conseguimos contribuir para que todos tenham acesso adequado ao planejamento familiar”, finaliza Flavia.

Sobre a DKT South America

A DKT South America atua de forma efetiva para conscientizar a população sobre a importância do uso de métodos contraceptivos, com foco no Planejamento Familiar e na Prevenção de ISTs e HIV/AIDS e Gravidezes Indesejadas. Ao longo da sua atuação no Brasil e na América do Sul, a empresa é a marca líder no Planejamento Familiar e acredita que todos os casais têm a liberdade de escolher a quantidade de filhos, e quando é o melhor momento para construir uma família. Logo, as DKTs se retroalimentam subsidiando as outras DKTs no mundo para que o planejamento familiar chegue em regiões vulneráveis e distantes. Para saber mais, acesse o site e conheça também as demais plataformas de DKT: DKT SalúDKT Academy e Use Prudence.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS