Diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita melhores resultados no tratamento

Ministério da Saúde ressalta, no entanto, que rastreamento da doença não é indicado para homens assintomáticos. Estudos apontam que prática pode trazer mais riscos do que benefícios à saúde

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer nesse público. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos por ano. Com a proximidade do mês mundial de combate ao câncer de próstata, Novembro Azul, o Ministério da Saúde reforça que o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento. Em Nota Técnica, a pasta ressalta, ainda, que o rastreamento – exames de rotina – não é indicado para pessoas assintomáticas.

Homens que apresentam alguma alteração suspeita, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina, devem procurar uma unidade de saúde. A investigação do câncer de próstata se dá pelo exame de toque retal e pelo exame Antígeno Prostático Específico, o PSA. Para confirmar a doença, também é preciso realizar biópsia, indicada caso seja encontrada alguma alteração nos exames anteriores.

Leia a notícia na íntegra acessando aqui

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Segundo o IBGE, o número de mães acima dos 40 anos quase dobrou em duas décadas. O…
• Dados preliminares do Estudo Observacional Fase IV OPTION-VMS de fezolinetanto foram divulgados pela Astellas Farma •…
Médico de reprodução humana comenta sobre as tecnologias utilizadas no Brasil, que prometem individualizar tratamentos e aumentar…
Dra. Carla Iaconelli, especialista em reprodução humana, traz orientações essenciais para mulheres que desejam engravidar em 2026…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS