É possível engravidar durante a transição da perimenopausa e menopausa?

Muitas mulheres se perguntam se durante a transição da perimenopausa e menopausa a gravidez é possível. A cada novo caso de famosas ou anônimas que engravidaram após os 45-50 anos, a questão volta a gerar dúvidas e curiosidades no imaginário feminino. A resposta é sim, durante esse período de transição da perimenopausa e menopausa, em que a ovulação ainda pode ocorrer de forma irregular, a mulher pode engravidar. Essa transição pode durar até oito anos em alguns casos.

A ginecologista e diretora clínica da Plenapausa, femtech voltada para mulheres na menopausa, Natacha Machado, afirma que as chances da mulher engravidar durante essa fase são pequenas, mas não estão descartadas. “Embora a mulher não produza óvulos de forma natural durante a menopausa, seu útero não envelhece. Por isso, é possível gestar um bebê saudável caso um embrião seja introduzido no útero”, explica.

Outro ponto a considerar é que existem métodos disponíveis que podem tornar o sonho da gravidez tardia possível para a mulher na menopausa. Há duas opções de tratamento: a utilização de óvulos próprios congelados antes da menopausa ou contar com óvulos doados. Em ambos os casos, o útero deve ser preparado para receber os embriões, realizando o tratamento de fertilização in vitro, com tratamento hormonal para que o embrião possa aderir ao órgão reprodutor e se desenvolver.

Para Márcia Cunha, CEO e fundadora da Plenapausa, a vida da mulher não termina após os 40 anos, muito pelo contrário, a vida ganha novos ares aos 40 anos e a mulher pode e deve continuar se sentindo livre e segura para fazer o que quiser. “Muitas mulheres priorizam as suas carreiras profissionais, seja por necessidade ou vontade, e acabam adiando o sonho de serem mães. Todavia, isso pode acontecer durante a transição da perimenopausa e menopausa e, é fundamental que essa mulher saiba disso e possa viver esse momento assistida pelo seu médico ginecologista de forma segura e plena”, diz.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Apenas 47% das pessoas que se declaram bi, lésbicas ou trans se consultam regularmente. Homens trans necessitam…
Como a integração de elementos de design melhora o bem-estar emocional dos pacientes  …
Para a Dra. Waleska de Carvalho, ginecologista e obstetra da AMCR, mudanças sociais e fatores de saúde…
Valores podem chegar a até R$ 50 mil no Brasil, e, mesmo assim, técnica não garante a…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS