A evolução da Medicina Reprodutiva traz à consciência a importância do olhar integral ao paciente, por um lado reconhecendo a heterogeneidade da espécie e a singularidade de cada ser humano. Borges Jr.
O psicólogo, neste contexto, desempenha papel importante ao oferecer um espaço de acolhimento e escuta, de reconhecimento e valorização da história de cada pessoa.
Apesar dos tratamentos de reprodução humana assistida serem oferecidos apouco mais de quatro décadas, a infertilidade tem sido estudada há mais tempo pela psicologia e psicanálise, e neste contexto cabe-nos ressaltar a importância de uma abordagem multidisciplinar, já que sua natureza ultrapassa o aspecto médico e o apoio psicológico centrado no paciente alivia o impacto emocional da situação.
O reconhecimento da necessidade de incorporar o atendimento psicológico nas clínicas de RA., em nível nacional, passou a existir, a partir do trabalho dos psicólogos clínicos, apoiados em conhecimentos de diversas abordagens teóricas, baseados nas evidências cientificas e na escuta clínica para compreender o impacto psicológico do diagnóstico de infertilidade e do seu tratamento.
No Centro de Reprodução Assistida o trabalho do psicólogo tem inúmeros objetivos, dentre eles, contribuir com sua escuta, acolhimento permitindo ao paciente uma chance à fecundidade de seus desejos e, assim, por meio de uma tradução simbólica dos sintomas e sinais estabelecer suas escolhas; aprendendo estratégias para modificar pensamentos e crenças, manejar estados emocionais e modificar de forma produtiva seu comportamento, tornando o percurso menos árduo e solitário.
Devemos ressaltar que no trabalho com a equipe multidisciplinar, preferencialmente interdisciplinar, cabe ao psicólogo impulsionar o suporte e o manejo voltado para possíveis dificuldades operacionais e/ou subjetivas dos membros da equipe, visto que a abertura para a interlocução e participação dos diferentes profissionais e áreas implicadas no tratamento, sobretudo, significa o melhor atendimento e atenção às necessidades de nossos pacientes. MELAMED (2013)
Rose Marie Massaro Melamed
Psicóloga
Agosto/2022