Famílias em Pauta: edição especial destaca o que as mães precisam saber sobre aleitamento materno

Fortalecer a amamentação é uma das principais bandeiras da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Por esta razão, neste Agosto Dourado (mês em conscientização ao aleitamento materno), o novo episódio do Famílias em Pauta — programa online vinculado ao projeto “Pediatria para Famílias”, da SBP — convida mães, familiares e pediatras para uma conversa sobre a importância da proteção e do estímulo à amamentação para melhorar a saúde coletiva. A edição já está disponível para acesso no site Famílias em Pauta.

Para debater esse tema, o programa contou com a participação da presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM) da SBP, dra. Rossiclei Pinheiro; a secretária do DCAM-SBP, dra. Lelia Cardamone Gouvêa; e a dra. Katia Brandt, membro do DCAM da Sociedade Pernambucana de Pediatria (Sopepe).

No episódio, as convidadas falam sobre os benefícios da amamentação para a mulher e o bebê; os riscos da amamentação cruzada; e como as mães que não podem amamentar devem dar o leite materno aos seus filhos. Outro assunto em destaque é a importância da Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) e como essa norma ajuda na proteção do aleitamento materno.

AGOSTO DOURADO — Para reafirmar o compromisso permanente dos pediatras com a promoção, proteção e apoio à amamentação, a SBP preparou um pacote de ações alusivas neste mês. Entre os materiais que compõem a campanha, o DCAM-SBP lançou o “Guia Prático Doenças Infecciosas e Amamentação”; a série especial de podcasts em parceria com a Revista Pediátrica; e o e-book informativo “Pais, tirem suas dúvidas sobre o aleitamento materno”.

A campanha terminará no dia 30 de agosto, com a transmissão da live “O pediatra promove o aleitamento materno”. O evento direcionado aos especialistas acontecerá, das 19h30 às 20h30, exclusivamente pelo site da SBP.

PROGRAMAS ANTERIORES — Nas edições anteriores, o Famílias em Pauta também debateu outros temas relevantes para a sociedade. Todos os episódios podem ser acessados gratuitamente por aqui. Para aumentar a interação com o público, o programa abre espaço para a participação de pais e/ou cuidadores, que podem enviar suas dúvidas sobre cada um dos temas abordados nas edições através do e-mail familiasempauta@sbp.com.br.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Imunoterapia, anticorpos conjugados, sequenciamento genético e por onde caminha a pesquisa clínica que visa beneficiar as pacientes…
Técnica permite menor custo e menos efeitos colaterais nas pacientes…
Em 27 de agosto, às 19h, o “Nós Tentantes, Projeto de Vida” idealizado por Karina Steiger, mãe…
De acordo com o IBGE, o número de casamentos entre pessoas LGBTQIAPN+ cresceu no Brasil e superou…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS