Libresse lança campanha #Periodsomnia para falar da insônia na menstruação

A nova campanha de marca ilumina a escuridão para revelar a verdade da menstruação à noite

Nova pesquisa realizada pela Libresse, marca de cuidados femininos do grupo Essity, revela que, em média, as mulheres+ perdem cinco meses de sono ao longo da vida devido ao desconforto, ansiedade e medo das noites durante a menstruação [1}. Esta pesquisa orientou a mais recente campanha digital de quebra de tabu da empresa, #Periodsomnia. A campanha já está disponível no Youtube da marca e pode ser visto aqui .

A pesquisa ouviu mais de 10.000 mulheres, em 11 mercados, revelando que:

  • 62% têm sono mais pobre em seus períodos
  • 33% lutam para dormir por causa da ansiedade em relação ao seu absorvente vazando e manchando seus lençóis e pijamas, evidência do estigma que ainda existe em torno do sangue do período
  • 62% não gostam de ficar na casa dos outros ou sair de férias durante o ciclo e um quinto (18%) prefere perder um encontro a enfrentar alguém vendo uma mancha em seus pijamas ou lençóis.

A Libresse tem uma história de trabalhar definindo categorias que visam erradicar tabus e preconceitos em torno das experiências íntimas das mulheres+, a fim de criar um mundo mais compreensivo e equitativo. A marca foi a primeira a mostrar sangue vermelho em publicidades com #Bloodnormal e celebrar a vulva em todas as formas e tamanhos no Viva La Vulva. Mais recentemente, em #wombstories, a empresa dinamitou a perigosa história simplista que se propaga na cultura sobre o que significa ser uma mulher.

Desta vez, a companhia está mergulhando na escuridão do sono para revelar a verdade dos ciclos à noite. De livros infantis à Hollywood, há um mito universal da Bela Adormecida. Perfeito, limpo e quieto, acordando se sentindo fresca e descansada. Libresse quer ir além dos clichês para mostrar o sangramento, o sonho, o inchaço, a agitação e a luta para dormir profundamente, mais uma vez, trazendo uma campanha disruptiva com o olhar real sobre a menstruação.

A marca criou o termo “periodsomnia” para denominar a experiência que milhões de mulheres+ passam à noite. Muitas acreditam que estão sozinhas nisso, então a esperança é que, ao abordar a invisibilidade da questão com beleza e empatia, as mulheres sintam conforto e sentido de comunidade.

Sobre mulheres+: A Libresse sabe que nem todos que menstruam são mulheres, como aqueles que nascem com um sexo biológico diferente da sua identidade de gênero, e que nem todas as mulheres menstruam, considerando fatores como contracepção, condições de saúde e menopausa. Ao adicionar ‘+’ ao substantivo mulheres, a Libresse está reconhecendo e incluindo toda a gama de grupos sub-representados que usam seus produtos, como pessoas trans e não binárias.

Tanja Grubner, diretora global de marketing e comunicação da FemCare na Essity, comenta “Há anos, a sociedade, marcas e publicidade apresentam imagens de sono pacífico e restaurador, mesmo para aquelas que estão menstruando. A realidade mostrada em #Periodsomnia é que pode ser mais caótico para algumas mulheres+. É hora de parar de tratar as mulheres+ como canos quebrados que vazam. Elas só têm ciclos menstruais. Ao revelar essas verdades universais, abordamos a invisibilidade em torno das realidades das noites passadas menstruando para tranquilizar as mulheres+ dizendo que o que elas passam é completamente normal e que elas não estão sozinhas em suas experiências.”

Luciana De Azevedo Lara, gerente de Comunicação da FemCare na Essity, comenta “Por meio da campanha, nosso objetivo é conscientizar sobre essas questões sub-representadas que afetam milhões de mulheres em todo o mundo e destacar que não há necessidade de as mulheres se sentirem envergonhadas. E, embora não possamos resolver todas as experiências pelas que as mulheres passam, nossos produtos são projetados para ajudá-las a se sentirem mais protegidas e confortáveis para que possam dormir melhor durante a noite. Afinal, a menstruação nunca dorme, então por que nós, mulheres, não deveríamos?

Priscila Ramos, gerente de marketing da Libresse no Brasil, completa: “Há muito mais sobre a menstruação do que revelamos, por desconhecimento de que são experiências naturais e comuns a todas as mulheres+, por vergonha, tabu e preconceito. Precisamos avançar nessa compreensão de que menstruar é normal, tem características próprias que envolvem sangue, cheiro, às vezes dor, altera o humor, traz ansiedade e, para muitas de nós, provoca insônia. É nossa missão trabalhar para mudar esses conceitos enquanto sociedade e ajudar as mulheres+ a construir uma relação mais serena e harmoniosa com a própria menstruação”.

A campanha é composta de um filme dirigido por Kim Gehrig. A peça mistura live action, animação e imagens térmicas para ilustrar poderosamente o fato de que ciclos menstruais nunca dormem, mesmo quando as mulheres+ podem estar desesperadas. Acompanhado pela otimista faixa techno “Deep Inside”, de Hardrive, o filme é uma obra contundente, uma alquimia da realidade e do surrealismo. Esta é a segunda colaboração entre Libresse / Bodyform, AMV BBDO e Kim Gehrig, que também dirigiu Viva La Vulva (2018).

No Brasil, a campanha segue uma estratégia 100% digital, desenhada pela agência Arabella, que inclui formatos diferenciados, influencers, vídeos ads, native, e plataformas sociais como Youtube, Facebook, Instagram e Tiktok.

Absorventes ultrafinos Boa Noite e Conforto e Segurança Noturno

Para aumentar o conforto e a segurança da mulher+ também à noite, a Libresse desenvolveu dois tipos de absorventes para reter o sangue do fluxo noturno. O Absorvente Ultrafino Boa Noite e o Absorvente Conforto e Segurança Noturno  são os únicos com tecnologia SECUREFIT™, com diferentes formatos nas faces da frente e traseira, que permitem que o absorvente se ajuste à anatomia do corpo feminino. Além da adaptação perfeita, ambos vêm com um extrato natural e uma camada externa macia, para não irritar a pele.  Para noites de fluxo muito intenso, o Absorvente Conforto e Segurança Noturno oferece ainda mais proteção: ele possui canais de distribuição que ajudam o sangue fluir e um centro de rápida absorção para evitar vazamentos. Eles também são muito fáceis de descartar, graças ao adesivo nas bordas externas de cada embalagem individual: basta enrolar, pressionar e pronto.  Tudo muito simples, higiênico e ambientalmente amigável, já que reduz o impacto e resíduos no planeta.

NOTAS AOS EDITORES

[1] Média calculada com base nos dados do NHS, que afirma que o número médio de ciclos menstruais experimentados em um ano é de 13 e dura em média 5 dias, e que as menstruadoras vivenciam ciclos por uma média de 39 anos (de 12 a 51 anos).

[2] A pesquisa foi realizada pela Ketchum Research and Analytics, em nome da Essity e Libresse. Um total de 10.871 foram pesquisadas em 11 mercados-chaves: Reino Unido, Itália, França, Suécia, China, Argentina, Austrália, Colômbia, Rússia, Malásia e Jordânia. O trabalho de campo funcionou de 24 de dezembro a 24 de janeiro e foi conduzido pela Dynata.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Cerca de três milhões de pessoas são usuárias de vape no Brasil. Dados apontam que hábito pode…
Ginecologista Loreta Canivilo explica causas, prevenções, tratamentos e sintomas de candidíase, vaginose bacteriana e infecções urinárias Assim…
Tatiana Mattos é enfermeira e gestora da clínica Origen BHA Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que…
Bettina Boklis, empreendedora, consultora de marketing, escritora e mãe solo, lançou em 2021 seu primeiro livro, “Maternidade…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS