Maior congresso urológico da América Latina e do Hemisfério Sul abordará novas plataformas robóticas, inteligência artificial e cirurgias no metaverso

O encontro reunirá especialistas nacionais e internacionais para atualização, novidades e avanços na área, sobretudo como a tecnologia tem guiado tratamentos e diretrizes médicas

Conhecido como o maior evento da Urologia no ano, o XVII Congresso Paulista de Urologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia – seccional São Paulo, acontece entre os dias 03 a 06 de setembro, no WTC Events Center. Com a pandemia, o evento que acontece a cada dois anos, retorna agora ao seu formato original e será realizado de forma presencial. A perspectiva é reunir cerca de 3,5 mil pessoas, entre palestrantes brasileiros e internacionais, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros. Um dos destaques da programação, deste ano, será o uso da inteligência artificial e do metaverso na saúde.

Nesta edição, conta com o apoio científico da Associação Americana de Urologia (AUA), Associação Europeia de Urologia (EAU), Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM), entre outras entidades internacionais. O objetivo é trazer maior integração entre a comunidade médica urológica, compartilhar experiências, bem como discutir as mais avançadas práticas clínicas nas diversas subespecialidades. Os formatos são educacionais e os conteúdos foram renovados, assim como as sessões de vídeo-cirurgia com alta definição. Já são mais de 30 palestrantes internacionais e outros mais de 500 palestrantes convidados nacionais que vem a São Paulo dividir casos clínicos bem-sucedidos, novos procedimentos, mudança de protocolos de atendimento, bem como atualizar os participantes com um panorama atual da urologia moderna.

“O enfrentamento da pandemia nos últimos anos trouxe inúmeros desafios para a sociedade como um todo, e também para nós médicos, exigindo mudanças abruptas e necessárias. A atualização médica é fundamental para acompanhar toda essa transformação tecnológica. A programação científica desse ano é de altíssimo nível, cujo objetivo é, também, incentivar a educação continuada e ter uma classe médica forte e atuante não só Estado de São Paulo, mas em todo o País”, explica Dr. Marcelo Langer Wroclawski, presidente do CPU 2022 e da Sociedade Brasileira de Urologia de SP.

Programação

Com uma programação diversificada que cobre todas as áreas da Urologia, o CPU desse ano traz cursos pré-congressos que abrangem assuntos como incontinência urinária e prolapso de órgão pélvico, tratamento do câncer de próstata e renal minimamente invasivo. Além disso, cirurgia robótica e laparoscópica, prótese peniana, técnica cirúrgica em enucleação endoscópica da próstata, urodinâmica e disfunções miccionais, entre outros temas.

“Já nos workshops, abordaremos assuntos como uro-oncologia, medicina sexual, infertilidade, litíase urinária e endourologia, laparoscopia e cirurgia robótica, hiperplasia prostática benigna, urologia feminina, urologia de consultório, pediatria, dentre outros. Tratando-se das plenárias, os destaques são bem diversos e entre alguns dos temas apresentaremos o uso da inteligência artificial aplicada à prática clínica urológica”, assinala Dr. Leonardo Seligra Lopes, Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia Secção SP.

Além desses temas, a participação de profissionais falando sobre intervenção de medicina fetal, casos de câncer de pênis, dilemas na terapia de reposição de testosterona e estratégias reais de tratamento de hipogonadismo em que deseja fertilidade. A programação também traz temas como implantes de testosterona no Brasil, varicolece, uro-oncologia de bexiga e rim, neuroulogia, eletroporação irreversível para tratamento câncer de próstata localizado, reconstrução genial, urologia no metaverso uma experiência em 3D e no tratamento da infertilidade masculina.

Palestrantes internacionais

Dr. David Ginsberg

É um especialista reconhecido internacionalmente no campo da Medicina Pélvica Feminina e Urologia Reconstrutiva. Ingressou no corpo docente da USC em 1997, após completar sua bolsa de estudos em neurourologia feminina, reconstrutiva. Dr. Ginsberg é certificado pelo Conselho Americano de Urologia.

Dr. José Luís Domínguez-Escrig

Licenciou-se em Medicina e Cirurgia, em Valência, Espanha e deu continuidade aos estudos e formação de pós-graduação no Reino Unido. Tendo completado seu BST, obteve a Associação do Royal College of Surgeons of England em 2001 e a Fellowship of the Royal College of Surgeons in Urology, FRSC (Urol) em 2009.

Prof Chui Ka Lun é professor Associado Honorário do Departamento de Cirurgia da Universidade Chinesa de Hospital. Formou-se na Universidade de Hong Kong em 2000 e foi treinado em Hong Kong. Ele é especialista em urologia atuante em Hong Kong, na China.

Dr. Gerald Brock

É professor emérito do Departamento de Cirurgia, Divisões de Urologia e membro ativo do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Western University em Londres, em Ontario. Ele é ex-presidente da Associação Canadense de Urologia e ex-presidente do Conselho Canadense de Saúde Sexual Masculina (afiliada da Associação Canadense de Urologia – CUA). Ele atuou como Presidente dos Comitês de Diretrizes da CUA e da CUA Scholarship Foundation.

Dr. Vincent Tse

Trabalha como urologista acadêmico no Hospital Concord da Universidade de Sydney e no Hospital Universitário Macquarie. É especialista em urologia funcional e reconstrutiva, incluindo robótica. Foi presidente da seção de Urologia Funcional e Feminina da USANZ e, nos últimos seis anos, atuou como copresidente científico do ICS Melbourne, na Austrália. Com contribuição para a educação e pesquisa em urologia na região da Ásia-Pacífico, foi premiado como membro honorário vitalício da Associação Urológica da Ásia.

Dr. Alejandro Carvajal

Urologista certificação em Andrologia Clínica. Fellow European Committee for Sexual Medicine (FECSM), é professor do departamento de Urologia da Universidade CES. Medellín, Colômbia. É vice-presidente da Sociedade Latino-Americana de Medicina Sexual (SLAMS), além de copresidente do Comitê de Membros Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM).

Dr. Ranjith Ramasamy

É Diretor de Urologia Reprodutiva, Andrology Fellowship, bem como Professor Associado no Desai Sethi Institute of Urology na Miller School of Medicine do University em Miami Health System. Como urologista e microcirurgião, é especializado no tratamento de distúrbios da infertilidade masculina e disfunção sexual. Especialista em reversão de vasectomia e prótese peniana. Dr. Ramasamy tem sido fundamental para o avanço da medicina reprodutiva masculina e cirurgia. Até o momento, ele publicou mais de 350 manuscritos em periódicos revisados por pares e vários capítulos de livros.

Programação completa: cpu22.com.br/cpu2022

O cadastramento de imprensa será feito pelo e-mail:   adriana.veronez@magnitudecomunicacao.com.br, informando o nome completo, veículos e contatos.

XVII Congresso Paulista de Urologia

Quando: de 03 a 06 de setembro de 2022.

Onde: WTC Events Center

Endereço: Av. das Nações Unidas, 12551 – Brooklin Novo, São Paulo/SP

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Primeiro caso no mundo foi atendido pela Huntington Medicina Reprodutiva e registrado na revista de renome internacional…
Abordagens integrativas se mostram grandes aliadas para mulheres que querem engravidar e que possuem problemas de fertilidade…
Arnaldo Cambiaghi, especialista em reprodução assistida, conta como os avanços nos tratamentos, podem ajudar mulheres com idade…
Especialista explica como fatores como idade, estilo de vida e ambiente impactam a fertilidade e destaca a…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS