Simpósio gratuito e exclusivo para pacientes mostra realizar sonho da maternidade e paternidade

O V Simpósio Internacional de Reprodução Humana e Genética dedica no sábado (8), das 8h às 18h, uma programação gratuita e exclusiva para pacientes, com linguagem acessível, dando voz a todos pacientes inscritos, em um bate-papo com profissionais da reprodução humana. Evento organizado pelo Instituto Ideia Fértil de Saúde Reprodutiva acontece no WTC São Paulo. Inscrições gratuitas: https://lets.4.events/encontro-pacientes-simposio-ideia-fertil-C13472E100

Disseminar o que a ciência e a medicina reprodutiva sabem hoje sobre fertilidade e os avanços em reprodução humana e genética que contribuem para a realização do sonho da maternidade e paternidade, com linguagem acessível, em programação e local exclusivo para os “engravidantes”, pessoas que buscam realizar a maternidade com o auxílio da reprodução humana assistida. Esse é o propósito do Ideia Fértil, Centro de Reprodução Humana, com a realização do NOVO ESPAÇO, evento exclusivo para pacientes no sábado (8), das 8h às 18h, presencial e gratuito no WTC São Paulo, na capital paulista. A atividade faz parte do V Simpósio Internacional de Reprodução Humana e Genética, que ocorre nos dias 7 e 8 de outubro, com palestrantes nacionais e internacionais, em salas simultâneas.

A atividade exclusiva para pacientes, que reunirá, em mesas redondas, especialistas em Ginecologia, Obstetrícia, Reprodução Humana, Andrologia, Urologia, Genética, dentre outras, começa com a Mesa Redonda Fundamentos da Fertilidade: o que todos os pacientes precisam saber sobre os caminhos para a paternidade e maternidade, com participação de Gustavo Ponciano, Náyra Pizzol e Isadora Gurvitz. A mediação é de Silvio Augusto Takata. Na sequência, haverá a mesa Exames de fertilidade e diagnósticos: Tudo que você precisa saber!, com participação de Daniel Vidal, Marilyn Ribeiro e Milton Ghirelli e mediação de Clarissa Santiago de Mattos.

TRATAMENTO PARA MULHERES A PARTIR DOS 40 ANOS – Seja por questões profissionais, por estar em um novo relacionamento ou por sentir maior segurança psicológica e financeira para vivenciar a maternidade, é comum adiar a gravidez para a quarta década de vida. Embora esta faixa etária tenha deixado de ser um limitador para gravidez, é importante saber que o relógio biológico precisa ser considerado. O relógio biológico indica estoque limitado de óvulos e envelhecimento progressivo a partir dos 35 anos.

O ginecologista e obstetra Caio Parente Barbosa, do Instituto Ideia Fértil de Saúde Reprodutiva e pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), explica que após os 43 anos, por exemplo, mesmo em tratamento de fertilização in vitro (FIV) a chance de gravidez gira em torno de 5%. O especialista recomenda que antes de a mulher definir se engravidará agora ou no futuro, que se converse o ginecologista e avalie sua capacidade reprodutiva. “Se concluir que o momento não é propício para uma gestação, preservar a fertilidade pode ser uma alternativa”, ressalta Cario Parente Barbosa.

O especialista alerta que óvulos de mulheres acima de 40 anos apresentam maior taxa de abortamento natural. Além disso, o bebê também tem risco aumentado de má formação fetal, alterações cromossômicas que resultam em síndromes genéticas como síndrome de Down, parto prematuro e restrição de crescimento intrauterino (o que faz com que o bebê nasça menor do que deveria). Por conta disso, o congelamento de óvulos é uma eficaz opção de tratamento. De acordo com Caio Barbosa, se a usa um óvulo mais jovem, os riscos diminuem consideravelmente.

Deve haver uma alerta maior em caso de diabetes gestacional e hipertensão na mãe, o que pode ser contornado, segundo o especialista, com um eficaz pré-natal. As complicações maternas mais graves, como hemorragia e necessidade de internação como hemorragia e necessidade de internação em UTI, são raras, mas aumentam proporcionalmente com a idade materna acima dos 40 anos.

As especialistas convidadas para a mesa redonda Opções de tratamento para mulheres com 40+ anos são Audrey Reis e Natalia Ramos Nasser, com moderação de Alessandra Munhoz e Camila Nicolau. Esse painel receberá também a convidada especial Cristina Valletta de Carvalho, geneticista e assessora científica da Igenomix. O congelamento de óvulos será tema da mesa redonda Entendendo o congelamento de óvulos. Maternidade no Futuro, reunindo Caroline Zulim e Gabriel Seixas, com moderação de Amanda Bedoschi.

DEMAIS TEMAS – A programação exclusiva para paciente no sábado (8), das 8h às 18h, inclui as mesas redondas Como escolher uma clínica de reprodução humana?, com Mariana Parente, Natalia Castro Rodrigues e Mariana Fortes; LGBT e os caminhos para a paternidade e maternidade, com Aristides Sertori Neto, Ana Flavia Alvarenga Hostalácio Lima e Mariana Bittencourt; Preparando-se para o tratamento e gravidez, com Karina Tarozzo, Rafaella Casadei Medugno e Fernanda Sannicandro e Saúde Mental e Fertilização In Vitro, com Victor Zaia, Tais Mazzotti Miranda, Juliana Roberto dos Santos e Simone Tiemi Matsumura.

SERVIÇO

NOVO ESPAÇO – Evento exclusivo para paciente no V Simpósio Internacional de Reprodução Humana e Genética Ideia Fértil
Realização: Instituto Ideia Fértil de Saúde Reprodutiva
Data: 8 de outubro de 2022 (sábado)
Horário: 8h às 18 horas
Local: WTC São Paulo – avenida das Nações Unidas, 12551 – São Paulo -SP.
Inscrições gratuitas: https://lets.4.events/encontro-pacientes-simposio-ideia-fertil-C13472E100
Credenciamento de imprensa: Falar com Moura (SENSU Consultoria de Comunicação – (11) 99733-5588 / moura@sensucomunicacao.com.br

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Imunoterapia, anticorpos conjugados, sequenciamento genético e por onde caminha a pesquisa clínica que visa beneficiar as pacientes…
Técnica permite menor custo e menos efeitos colaterais nas pacientes…
Em 27 de agosto, às 19h, o “Nós Tentantes, Projeto de Vida” idealizado por Karina Steiger, mãe…
De acordo com o IBGE, o número de casamentos entre pessoas LGBTQIAPN+ cresceu no Brasil e superou…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS