Especialista esclarece diferenças entre infertilidade e esterilidade

Médica detalha as principais causas, métodos de diagnóstico e opções de tratamento

Entender qual a diferença entre infertilidade e esterilidade é uma das dúvidas mais comuns entre os casais que enfrentam dificuldades para engravidar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a infertilidade é definida como a incapacidade de conceber naturalmente após um ano de relações sexuais regulares e sem métodos contraceptivos. A esterilidade, por sua vez, refere-se à incapacidade de produzir óvulos ou espermatozoides. Para mais detalhes, a farmacêutica Organon, empresa focada em saúde feminina, convidou a Dra. Alessandra Evangelista, ginecologista especialista em Reprodução Humana.

A especialista alertou que, em 2023, a definição de infertilidade foi ampliada pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, sendo classificada como uma condição caracterizada pela incapacidade de obter uma gravidez bem-sucedida, considerando histórico médico, idade e resultados de exames.

Dados da OMS revelam que uma em cada seis pessoas em todo o mundo sofre de infertilidade. A esterilidade, embora seja uma condição menos comum, também impacta a vida de muitos indivíduos. De acordo com a Dra. Alessandra, as causas de infertilidade são variadas, distribuídas igualmente entre problemas femininos, masculinos e mistos.

“Entre as mulheres, as causas mais comuns são problemas ovulatórios, nas trompas e endometriose. Nos homens, a varicocele e infecções que afetam a qualidade dos espermatozoides são prevalentes. Já a esterilidade pode ser causada por condições oncológicas, infecciosas ou genéticas que impedem a produção de células germinativas”, explica.

O diagnóstico da infertilidade geralmente inicia com uma consulta médica detalhada, que inclui avaliação do histórico clínico, exames físicos e específicos. “Exames como marcadores hormonais, espermograma e histerossalpingografia podem auxiliar na identificação da causa”, detalhou a especialista. Dra. Alessandra também destacou a importância da idade como um fator que impacta a fertilidade feminina. “A partir dos 35 anos, a reserva ovariana reduz em número e qualidade.  Por isso, é importante que mulheres que desejam engravidar planejem sua gestação com antecedência,” afirmou a especialista.

A ginecologista aponta a reprodução assistida como uma das alternativas para casais que enfrentam dificuldades para engravidar naturalmente. “Técnicas como coito programado, inseminação intrauterina (IIU) e fertilização in vitro (FIV) oferecem esperança para aqueles que sonham em ter filhos”, esclareceu. Nos casos de esterilidade, a especialista não descartou a possibilidade de ser temporária. “Pode acontecer em casos de distúrbios hormonais ou infecciosos”, concluiu.

Além disso, é importante também considerar a preservação da fertilidade através do congelamento de óvulos, espermatozoides e/ou embriões, no caso de indivíduos que planejam postergar a concepção. Com essas orientações, a Dra. Alessandra Evangelista busca esclarecer e tranquilizar casais e indivíduos na jornada da concepção, reforçando a importância de buscar orientação médica especializada.

Sobre Organon

A Organon é uma empresa global de saúde com foco no desenvolvimento de medicamentos para mulheres. Seu propósito é contribuir para que as mulheres tenham mais saúde e bem-estar em todas as fases da vida. A companhia possui um portfólio de mais de 60 medicações em diversas áreas terapêuticas, como saúde reprodutiva, contracepção, doenças cardíacas e câncer de mama. Entre esses produtos, constam também biossimilares e medicamentos estabelecidos no mercado. Oriunda da farmacêutica MSD, a Organon tem atuação autônoma e cerca de 9 mil trabalhadores espalhados pelo planeta. Para obter mais informações, visite www.organon.com/brazil e conecte-se conosco no LinkedIn.

 

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Arnaldo Cambiaghi, especialista em reprodução assistida, conta como os avanços nos tratamentos, podem ajudar mulheres com idade…
Especialista explica como fatores como idade, estilo de vida e ambiente impactam a fertilidade e destaca a…
Especialista reforça a importância do diagnóstico precoce desta condição, que pode se manifestar desde a primeira menstruação…
O acolhimento a pessoas que buscam um tratamento de reprodução humana assistida, depois de terem experienciado inúmeras…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS