Especialista explica como o cérebro dos bebês se desenvolvem

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, durante os primeiros anos de vida, a neuroplasticidade atinge seu ápice

O cérebro é o órgão mais fascinante do corpo humano, ainda há diversos processos que intrigam especialistas e outros que já são compreendidos e comprovados cientificamente, no entanto, o desenvolvimento do cérebro dos bebês é algo que ainda gera bastante dúvidas.

Como ocorre o desenvolvimento cerebral dos bebês?

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, com os novos estudos e métodos de observação foi possível determinar algumas etapas do desenvolvimento cerebral dos bebês.

Sabe-se que o cérebro sofre diversas alterações nos seus primeiros anos de vida, um desenvolvimento muito acelerado, quando a neuroplasticidade está no seu auge, o que explica a alta capacidade de aprendizado dos bebês durante este período”.

Existe um fenômeno chamado poda cerebral, onde o órgão elimina sinapses que não estão sendo utilizadas à medida que novas, e mais úteis, vão sendo desenvolvidas, isso faz com que 90% das conexões cerebrais sejam estabelecidas até os 6 anos de idade”.

Bebês sentem dores de cabeça?

Não é porque não conseguem comunicar de forma direta que os bebês não passam por alguns processos comuns para nós, como dores de cabeça”.

Bebês podem sim sentirem dores de cabeça, apesar dela variar de acordo com a idade e desenvolvimento, é possível identificar esse processo é preciso analisar, em bebês que ainda não falam, movimentos de toque na cabeça, fechar os olhos com força, entre outros”.

Em geral elas podem ser consideradas normais se forem ocasionais, no entanto, se elas ocorrerem com frequência é importante procurar um médico pois elas podem indicar outras condições ou, em alguns casos, enxaquecas crônicas” Explica Dr. Fabiano de Abreu.

Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela

O Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e Genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…
Médica da BP conscientiza sobre as características das doenças e os métodos preventivos mais comuns, que envolvem…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS