Especialista revela como superar os desafios dos cuidados bucais após a maternidade

Segundo José Todescan Júnior, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a adoção de uma rotina prática de cuidados pode servir como um exemplo positivo para os filhos

Com a maternidade, a rotina de uma mulher muda drasticamente. Cuidar de um bebê requer atenção e dedicação quase constantes, o que pode fazer com que cuidados pessoais, como a higiene bucal, se tornem secundários. No entanto, é essencial manter esses cuidados não apenas pela saúde da mãe, mas também como parte de um modelo de comportamento saudável para o desenvolvimento do bebê.

Segundo dados levantados pelo National Institutes of Health – NIH, aproximadamente 5% das mulheres apresentam sintomas persistentes de depressão pós-parto por até três anos após o nascimento da criança, o que pode afetar significativamente sua capacidade de cuidar de sua própria saúde, incluindo a saúde bucal.

Definindo uma rotina prática

De acordo com o Dr. José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, odontopediatria e endodontia, além de membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a chave para manter uma boa saúde bucal é a consistência. “Mães podem se beneficiar de uma rotina de cuidados bucais simplificada, que pode incluir escovação após cada refeição, usando uma escova de dentes de qualidade e pasta com flúor. Se não for possível passar o fio em todas as escovações, o uso ao menos uma vez por dia também é essencial e pode ser feito em qualquer momento que tenha alguns minutos livres, como durante a soneca do bebê”, revela.

Envolvendo as crianças nos cuidados bucais

Enquanto a mãe cuida de sua própria saúde bucal, é uma ótima oportunidade para ensinar boas práticas às crianças. “Deixar que o filho observe a escovação dos dentes e, eventualmente, participe da atividade, é uma boa opção. Isso estabelece uma rotina de cuidados bucais para ele desde cedo e o acostuma com a importância dessa prática”, declara.

Segundo o especialista, as consultas regulares ao dentista não devem ser esquecidas. “Marcar visitas frequentes para check-ups e profilaxias preventivas é vital. Sincronizar os horários das consultas com momentos em que seja possível ter algum suporte para o bebê, seja através de familiares, amigos ou cuidadores, também é uma boa opção”, pontua.

Integrar cuidados bucais na rotina de uma mãe pode parecer um desafio, mas com planejamento e ajustes práticos, é completamente viável. “Isso não apenas irá beneficiar a saúde dessas mães, mas também servirá como um exemplo positivo para seus filhos. Manter uma boca saudável é um investimento na saúde geral e no bem-estar da própria família”, finaliza Todescan.

Sobre José Todescan Júnior

Atuando com excelência na área de Odontologia há mais de 33 anos, José Todescan Júnior é especialista em Prótese Dental, Odontopediatria e Endodontia pela USP. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, membro da IFED (International Federation Esthetic Dentistry), membro da no Associação Brasileira de Odontologia Estética e membro da ABOD (Associação Brasileira de Odontologia Digital). Ele acredita que o profissional que se aperfeiçoa em diversas áreas pode escolher sempre o melhor para os pacientes.

Sobre a Clínica Todescan

Fundada pelo Dr. José Hildebrando Todescan, referência na área de odontologia no Brasil, há mais de 70 anos a Clínica Todescan atende pacientes com toda dedicação e excelência. O trabalho abrange praticamente todas as áreas da Odontologia, seja estética, curativa ou preventiva, sendo oferecidos tratamentos de alto nível científico, técnico e ético. Para mais informações, acesse clinicatodescan.com.br ou instagram.com/todescanjrodontologia.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

A infertilidade é uma doença silenciosa e que a cada ano que passa vai atingindo mais pessoas…
Concentração de espermatozoides que os homens liberam durante a ejaculação caiu mais de 50% nos últimos 50…
Brasil realiza mais de 70 mil cirurgias bariátricas por ano: acompanhamento médico é essencial para garantir a…
Com a entrada em vigor da Resolução CFM Nº 2.336, ocorreram importantes mudanças nas regras relacionadas à…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS