Estabelecimentos qualificados nos níveis 1 e 2 da Metodologia ONA já podem ser identificados no buscador Qualiss da ANS

Pesquisa ajuda os consumidores a verificar a qualificação de profissionais e estabelecimentos de saúde em todo Brasil, conforme dados fornecidos pela ONA à ANS

Os Hospitais, clínicas e laboratórios prestadores de serviços acreditados no nível máximo, e com níveis ONA 1 e 2, podem ser facilmente identificados através de pesquisa no buscador do Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (Qualiss), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A identificação desses estabelecimentos ajuda a ampliar o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde e da sociedade em geral. Essas informações são fornecidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é a instituição responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões nacionais de qualidade e segurança do paciente.

Como entidade Acreditadora de Serviços de Saúde e entidade gestora junto ao Qualiss, a ONA disponibiliza dados atualizados sobre o cenário de acreditação e qualificação nas unidades federativas do país. Essas informações são compiladas e disponibilizadas para consulta pela internet, através do buscador Qualiss, da ANS.

O Programa Qualiss é uma iniciativa que tem o objetivo de estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde) e aumentar a disponibilidade de informações sobre a qualidade destes prestadores. As informações são enviadas pela ONA para a ANS de forma automática. Desta forma, as organizações também ganham maior transparência, reputação e maior poder de negociação remuneratória com as operadoras.

“Conhecer os atributos de qualificação de um estabelecimento de saúde é essencial para que o paciente possa se sentir seguro, e a acreditação é um desses atributos. Quando um estabelecimento de saúde é acreditado, significa que ele atende a rigorosos padrões de qualidade e segurança, estabelecidos por organizações especializadas, como a ONA”, explica o superintendente da ONA, Péricles Góes.

ACREDITAÇÃO

Atualmente, existem mais de sete mil estabelecimentos de saúde acreditados pela ONA no Brasil. Desse total, metade é composta de hospitais. Durante o processo de acreditação pela ONA, são avaliados diversos critérios, como a segurança do paciente, a gestão da assistência prestada, a qualificação dos profissionais de saúde, a infraestrutura e a gestão da organização.

Os critérios específicos variam de acordo com o tipo de estabelecimento de saúde e o nível de acreditação buscado. A ONA oferece três níveis de acreditação: Nível 1 – Acreditado, Nível 2 – Acreditado Pleno e Nível 3 – Acreditado com Excelência.

Assessoria de Imprensa/ONA

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS