Fazer histerectomia te coloca automaticamente na menopausa?! Entenda

Ginecologista especialista em menopausa explica a diferença entre fim de menstruação e estar na menopausa

A histerectomia é a cirurgia para remoção parcial ou total do útero e é indicada em casos de miomas uterinos, endometriose, dores pélvicas crônica, câncer de útero/colo do útero ou até em casos de sangramentos vaginais anormais.

“Quando uma mulher se submete a uma cirurgia de remoção de útero, ocorre o fim definitivo dos sangramentos causados pela menstruação, mas ao contrário dos que muitos pensam, ela não entra automaticamente na menopausa.” Explica a Médica ginecologista especialista em menopausa, Dra. Beatriz Tupinambá

A menopausa é o término natural dos ciclos menstruais e da fertilidade, ocorrendo geralmente por volta dos 45 a 55 anos de idade, e só ocorrerá se os ovários também forem removidos ou se pararem de funcionar naturalmente.

“Se os ovários permanecerem intactos e funcionais após uma histerectomia, a mulher pode continuar a ter seus ciclos menstruais e, portanto, não estará na menopausa.” Complementa Dra. Beatriz.

 

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Arnaldo Cambiaghi, especialista em reprodução assistida, conta como os avanços nos tratamentos, podem ajudar mulheres com idade…
Especialista explica como fatores como idade, estilo de vida e ambiente impactam a fertilidade e destaca a…
Especialista reforça a importância do diagnóstico precoce desta condição, que pode se manifestar desde a primeira menstruação…
O acolhimento a pessoas que buscam um tratamento de reprodução humana assistida, depois de terem experienciado inúmeras…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS