Homem é responsável por quase metade dos casos em que casal não consegue engravidar

Casos de infertilidade são divididos de maneira igual entre os sexos masculino e feminino, com 40% para cada lado

Dados revelados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a dificuldade para engravidar está relacionada a problemas de saúde do homem em 40% dos casos. As principais causas estão ligadas a fatores genéticos, hormonais, infecções, baixa produção de espermatozoides, além da varicocele, que é a dilatação anormal das veias testiculares.

Em números percentuais, os casos de infertilidade entre os sexos masculino e feminino são divididos de maneira exatamente igual, com 40% para cada lado. Os 20% restantes referem-se a problemas de ambos. “Quando um casal está com dificuldades para engravidar, geralmente a mulher é quem primeiro busca por ajuda. Muitas vezes, até por uma questão cultural, ela costuma se culpar, o que é um absurdo, afinal, tanto o homem quanto a mulher precisam investigar os motivos do problema e se preparar para novas tentativas de ter um bebê”, comenta Bruno Jacon, farmacêutico e gerente de Qualidade da Euroart Import, que trouxe para o Brasil o lubrificante de fertilidade Conceive Plus, que ajuda a engravidar.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em condições perfeitamente saudáveis tanto do homem quanto da mulher, as chances de um casal engravidar não ultrapassam 17%, a cada ciclo fértil. “O casal precisa estar ciente que ambos devem adotar medidas que facilitem a chegada de um bebê. Evitar cigarro, bebidas alcoólicas e buscar um estilo de vida mais saudável, que inclua exercícios físicos, manutenção do peso adequado e uma alimentação balanceada são essenciais”, esclarece Jacon.

Outro tabu que ainda permanece vivo entre muitos casais é que somente a mulher deve utilizar lubrificantes de fertilidade para engravidar. “O homem também pode e deve usar esse produto para aumentar as chances de gravidez. Mas, é preciso usar um lubrificante que realmente seja inofensivo ao espermatozóide e que favoreça à concepção, como por exemplo, o Conceive Plus, que chegou ao Brasil no ano passado”.
O que é um lubrificante de fertilidade?

Facilitar a relação sexual é a principal funcionalidade da grande maioria dos lubrificantes comuns vendidos nas farmácias. Mas, esses produtos matam os espermatozóides e transformam o aparelho reprodutor feminino em um ambiente hostil para a reprodução.

Por isso, casais que buscam ter filhos precisam buscar os chamados lubrificantes de fertilidade. “Vendido em mais de 70 países e autorizado no Brasil pela Anvisa em 2024, o Conceive Plus aumenta as chances de o casal engravidar, já que facilita a mobilidade dos espermatozóides, mantendo-os vivos por até 72 horas a mais do que o normal”, afirma Carlos Alberto Dimarzio Filho, Gerente Geral da Euroart Import, importadora oficial do produto.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

White Paper lançado no dia 13 de outubro indica que estrogênios naturais são mais seguros e podem…
Com a taxa de filhos por mulher alinhada à de países ricos, especialistas alertam para os limites…
A atriz e apresentadora é também criadora da comunidade Basta Sentir Maternidade e destacou em painel como…
País representa atualmente 2% de todas as crianças com menos de cinco anos no mundo…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS