I Encontro Nordestino de Psicologia em Reprodução Assistida – ENPRA

 A reprodução humana assistida no Brasil tem sido um campo em constante evolução, com avanços científicos e regulamentações que buscam garantir a segurança e a ética nos procedimentos. No Nordeste, a questão da RHA ganha contornos específicos devido às disparidades geográficas e socioeconômicas. 

A reprodução humana assistida no Brasil tem sido um campo em constante evolução, com avanços científicos e regulamentações que buscam garantir a segurança e a ética nos procedimentos. No Nordeste, a questão da RHA ganha contornos específicos devido às disparidades geográficas e socioeconômicas. Embora haja centros especializados em algumas capitais da região, muitas áreas enfrentam uma escassez de clínicas e profissionais qualificados, além da falta de estrutura e recursos financeiros, o que limita o acesso aos tratamentos. Portanto, é crucial considerarmos essas disparidades regionais e promover informações que podem ajudar no acesso equitativo aos tratamentos de RHA no Nordeste.

O EVENTO E SUA DEFINIÇÃO

O evento ocorrerá de forma online nos dias 07 e 08 de junho deste ano. O mês de junho foi escolhido propositalmente por ser o mês dedicado a conscientização da infertilidade, tema central das nossas discussões. Esse evento, vem com objetivo de mostrar como a ciência, localização geográfica e cultura, podem interferir no emocional e na acessibilidade dos pacientes nos tratamentos de RHA. A região nordeste do Brasil é conhecida por sua cultura e tradição, composta por belas praias e paisagens exuberantes é também um lugar de contrastes marcantes, onde a aridez do solo muitas vezes se mistura com a exuberância da vida, como o exemplo do cacto, que floresce mesmo em condições adversas. No entanto, a região nordestina também apresenta particularidades culturais que podem influenciar os processos da medicina reprodutiva. Entender as crenças, valores e práticas culturais dos pacientes é essencial para fornecer um atendimento eficaz e compassivo. Questões como religião, tradições familiares e tabus sociais podem desempenhar um papel significativo nas decisões relacionadas aos tratamentos de reprodução humana assistida.

A PSICOLOGIA NA RHA

A psicologia desempenha um papel crucial no acompanhamento, acolhimento e escuta desses pacientes diagnosticados com infertilidade e ou que estão em tratamento na RHA. A compreensão profunda das necessidades emocionais e psicológicas dos pacientes que enfrentam desafios de fertilidade é fundamental para oferecer um suporte abrangente e eficaz. A cultura nordestina, com suas tradições familiares fortes e valores arraigados, pode tanto ser um apoio quanto um obstáculo nesse processo, destacando a importância de uma abordagem sensível e culturalmente competente por parte dos profissionais de saúde.

QUEM FAZ O ENPRA

O I Encontro Nordestino de Psicologia na Reprodução Assistida – ENPRA, nasceu da vontade de quatro psicólogas nordestinas e atuantes na área de Reprodução Assistida, são elas, Ana Alice Sá de Petrolina/PE (CRP: 02/21095), Camilla Alves de Fortaleza/CE (CRP: 11/03169), Caroline Graf de Recife/PE (CRP: 02/16359) e Liliane Carmen de Salvador/BA (CRP: 03/13980), que se uniram na idealização desse evento pioneiro na região. O propósito é de levar conhecimento para estudantes e profissionais da psicologia sobre como os aspectos culturais da região nordestina podem influenciar os processos da medicina reprodutiva, desde diagnósticos, acesso aos tratamentos e aspectos relacionados a saúde psicológica dos pacientes diagnosticados com infertilidade e submetidos a tratamentos de reprodução humana assistida.

Com carinho,

Equipe ENPRA 

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Segundo José Todescan Júnior, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a adoção de uma rotina prática…
Além de palestras, edição contará com lançamento da campanha de prevenção à gravidez na adolescência e lançamento…
Ginecologista do CEJAM desmitifica o tema em entrevista A pílula do dia seguinte, um método contraceptivo de…
Especialista destaca a importância do planejamento reprodutivo em meio à crescente tendência de gravidez tardia Trinta e…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS