Igenomix abre inscrições para Prêmio Dr. Paulo Serafini de incentivo à pesquisa científica em genética reprodutiva

Laboratório de biotecnologia Igenomix Brasil, do Grupo Vitrolife, comemora dez anos no Brasil com prêmio de incentivo e reconhecimento à pesquisa em genética reprodutiva. Premiação faz parte da programação do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2024) e as inscrições serão aceitas até 15 de junho

O laboratório Igenomix Brasil, do Grupo Vitrolife, que ajuda no sucesso dos tratamentos de Reprodução Assistida, diagnóstico e prevenção de doenças genéticas, celebra seus dez anos de atuação no Brasil com o anúncio da criação e a abertura das inscrições para o Prêmio Dr. Paulo Serafini, no qual a proposta é reconhecer e premiar os avanços significativos na genética reprodutiva, incentivando a excelência científica e a inovação. As inscrições de trabalhos podem ser feitas até 15 de junho e a solenidade de premiação acontecerá durante a programação do 28º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2024), de 28 a 31 de agosto, em Florianópolis (SC).

O Prêmio Dr. Paulo Serafini é uma homenagem ao médico e cientista que foi um dos percursores da Reprodução Assistida e aplicação de testes genéticos no Brasil. “Graças ao seu trabalho pioneiro, hoje o Brasil é mundialmente reconhecimento como uma grande potência em qualidade e números de ciclos de reprodução assistida”, enaltece a biomédica e geneticista Márcia Riboldi, VP da Igenomix Brasil e América Latina.

Paulo Serafini é médico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Universidade de São Paulo (USP). Seus trabalhos, publicados desde 1985, receberam mais de 6 mil citações. As contribuições de Serafini possibilitaram o aumento das taxas de sucesso na gravidez. “Sua dedicação à pesquisa e à implementação de tecnologias inovadoras têm impactado positivamente a vida de inúmeras famílias, ajudando a superar obstáculos na jornada para a paternidade e maternidade”, acrescenta Márcia Riboldi.

10 mil reais para apoiar o envio do trabalho a revista científica

O vencedor do Prêmio Dr. Paulo Serafini receberá um incentivo financeiro do laboratório Igenomix Brasil no valor de dez mil reais para que o estudo seja enviado para uma revista científica de alto impacto, além do reconhecimento de sua contribuição para o avanço da reprodução assistida. As inscrições estão abertas a profissionais e pesquisadores que tenham desenvolvido trabalhos inovadores e relevantes em genética reprodutiva. Os interessados podem enviar suas candidaturas até 15 de junho de 2024, exclusivamente pelo canal oficial do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida – CBRA 2024.

O vencedor do Prêmio, que inicialmente será escolhido pela comissão científica do CBRA e, posteriormente, pela comissão científica da Igenomix, composta por Carmen Rubio, Nasser Al-Asmar e Diana Valbuena, será anunciado durante o CBRA, que será realizado de 28 a 31 de agosto. Este congresso, que acontecerá em Florianópolis, é o evento mais importante no campo da reprodução assistida no Brasil e oferece uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais de saúde reprodutiva.

Critérios de avaliação

  1. Originalidade e Novidade: Avalia se o trabalho apresenta novas descobertas, teorias ou métodos inovadores na área da genética. Isso inclui a contribuição para o avanço do conhecimento existente.
  2. Rigor Científico e Metodologia: Verifica se o estudo foi conduzido com rigor metodológico, incluindo o desenho experimental, a seleção apropriada de amostras, o controle de variáveis e o uso de métodos analíticos adequados.
  3. Relevância e Impacto: Avalia a importância e a relevância das descobertas para a comunidade científica e/ou para a sociedade em geral. Isso pode incluir a aplicabilidade prática dos resultados ou o esclarecimento de questões fundamentais na genética.
  4. Interpretação e Discussão dos Resultados: Verifica se os resultados são interpretados de forma adequada e se a discussão contextualiza esses resultados dentro do conhecimento atual da área. Isso também inclui a análise crítica das limitações do estudo.
  5. Clareza e Escrita: Avalia a clareza na apresentação dos conceitos, a organização do texto e a qualidade da redação. Um bom trabalho científico em genética deve ser acessível e compreensível para outros pesquisadores na área.

Regulamento

Como medida de prevenção de qualquer exposição a conflitos de interesse e seguindo as regras de recebimento de trabalhos da comissão científica do CBRA 2024, o envio de trabalhos deve ocultar:

  • Laboratório de genética utilizado;
  • Identificação do nome e cidade da clínica;
  • Comissão científica CBRA não irá avaliar trabalhos que tenham relação de conflito de interesse.
  1. Independência na Seleção e Premiação:Os membros do comitê responsável pela seleção e premiação dos trabalhos de genética devem atuar de forma independente e isenta de quaisquer influências externas que possam comprometer sua imparcialidade.
  2. Proibição de Benefícios Indevidos:É estritamente proibido oferecer ou aceitar benefícios, presentes ou favores que possam influenciar de maneira inadequada o processo de seleção e premiação dos trabalhos de genética.
  3. Decisões Transparentes e Justificadas:Todas as decisões relacionadas à seleção e premiação dos trabalhos de genética devem ser transparentes e devidamente justificadas, garantindo a prestação de contas e a confiança de todos os envolvidos no processo.
  4. Cumprimento de Normas e Regulamentos:A Igenomix compromete-se a cumprir todas as normas, regulamentos e legislações aplicáveis relacionadas à ética e integridade na seleção e premiação de trabalhos de genética.
  5. Responsabilidade e Prestação de Contas:A Igenomix assume a responsabilidade pela condução ética e transparente de todas as atividades relacionadas à seleção e premiação de trabalhos de genética, estando sujeita à prestação de contas perante as autoridades competentes e a comunidade científica.

* Funcionários da Igenomix não podem concorrer ao Prêmio.

“Estamos entusiasmados em lançar este Prêmio, pois ele reflete nosso compromisso contínuo com a promoção da pesquisa e inovação em genética reprodutiva. Esperamos receber contribuições valiosas de pesquisadores e profissionais de todo o país”, finaliza Márcia Riboldi.

Sobre a Igenomix – A Igenomix é um laboratório de biotecnologia que ajuda no sucesso dos tratamentos de Reprodução Assistida, diagnóstico e prevenção de Doenças Genéticas parte do grupo Vitrolife. Juntamente com clínicas e médicos em todo o mundo, investiga como a medicina de precisão, por meio da genômica, pode salvar vidas. Atuante em mais de 80 países, conta com 25 laboratórios genéticos. Com mais de 500 publicações científicas e seis patentes, é um importante produtor de ciência em saúde reprodutiva e genética.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Segundo José Todescan Júnior, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a adoção de uma rotina prática…
Além de palestras, edição contará com lançamento da campanha de prevenção à gravidez na adolescência e lançamento…
Ginecologista do CEJAM desmitifica o tema em entrevista A pílula do dia seguinte, um método contraceptivo de…
Especialista destaca a importância do planejamento reprodutivo em meio à crescente tendência de gravidez tardia Trinta e…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS