Instituto Suassuna apoia Setembro Amarelo e compartilha calendário de lives

Prevenção ao suicídio e conscientização da  importância da saúde mental são destaques no mês

Reforçar a importância de se tratar a saúde mental com seriedade e empatia é o foco do chamado Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio que acontece ao longo do mês de setembro. Criada no Brasil, esta campanha reúne várias ações e eventos que visam disseminar informações e oferecer apoio às pessoas que enfrentam crises emocionais.

O Instituto Suassuna, órgão que organiza e realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia, participa e apoia o Setembro Amarelo através de suas ações. Juntamente com a Rede Umbiguinho de Psicólogas Obstétricas, serão realizadas uma série de ações e lives com temas que abrangem a saúde mental.

De acordo com Danilo Suassuna, idealizador do Instituto Suassuna, o Setembro Amarelo é o momento de reforçar a importância de se buscar apoio psicológico e emocional em qualquer fase da vida. “Tanto a sociedade quanto o poder público devem unir forças para criar um ambiente de apoio e compreensão das questões internas de cada indivíduo”, afirma.

Segundo o psicólogo, é preciso aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo. Ele explica que o comportamento suicida impacta profundamente famílias e comunidades e é um desafio para a saúde pública. “Os objetivos da campanha incluem promover informação, como alerta aos sinais de quem está pedindo ajuda, e a importância do investimento em saúde mental para todos”.

Segundo a OMS, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano e quase 77% de todos os suicídios globais ocorram em países de baixa e média renda.

Confira algumas ações da Rede Umbiguinhos de Psicólogas Obstétricas que recebem o apoio do Instituto Suassuna neste mês de setembro:

Acolhimento às gestantes e puérperas

12 e 26 de setembro

Agendamento pelo direct do instagram @karla.ceravolo

Movimento Escolha Viver 

16 de setembro

8:00 da manhã

Parque Flamboyant (Goiás) – setor Jardim Goiás, Goiânia – GO

30 de setembro

Roda para gestantes e puérperas

9:00 da manhã

Hospital Mater Dei Premium – Av. T-4, 1445 – St. Bueno, Goiânia

Calendário de lives no instagram @karla.ceravolo

11/09 às 20h – A importância da psicóloga perinatal e obstétrica para a saúde mental materna (Ana Júlia)

12/09 às 19h – O manejo da ansiedade no maternar (Roxanny)

13/09 às 19h -O setembro amarelo e a importância de cuidar de quem ama (Anna Assunção)

15/09 às 9h – O impacto da rede de apoio na saúde mental materna (Daniella Munhoz)

19/09 às 19h – Depressão pós parto (Elen Pereira)

20/09 às 09h – Maternidade Real, os Bastidores do amor (Lívia Itacaramby)

21/09 às 19h – A importância do autocuidado materno (Elen Pereira)

22/09 às 9h – A mãe biopsicosocioespiritual (Daniela Munhoz)

27/09 às 20h – Saúde mental no puerpério: é possível? (Daniela Munhoz)

Danilo Suassuna

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011).

Sobre o Instituto Suassuna

O Instituto Suassuna realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia. E para isso, conta com um time de especialistas em educação. O instituto utiliza o Google for Education para transformar a maneira como os alunos e professores aprendem, trabalham e inovam juntos. A metodologia utilizada transforma o ensino em aprendizagem permitindo que os alunos evoluam no próprio ritmo, resultando em solucionadores de problemas criativos e também em colaboradores eficientes.

Tudo é pensado e entregue com o objetivo de direcionar os produtos, funcionários, programas e filantropia para um futuro em que os alunos tenham acesso à educação de qualidade que eles merecem e que com isso, possam transformar o mundo. Para mais informações, acesse https://institutosuassuna.com.br/ ou pelas redes sociais: @institutosuassuna

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS