Janeiro Branco: A importância dos cuidados preventivos com a saúde mental

A psicóloga Ana Gabriela Andriani ressalta que a saúde psíquica também deve ser prioridade, assim como os cuidados com a saúde física  Cerca de um bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, segundo a OMS

O mês de janeiro foi escolhido para representar a importância dos cuidados com a saúde mental da população e prevenção de doenças decorrentes de estresse, incluindo os transtornos mentais, como a depressão, ansiedade e a síndrome do pânico. O lema do Janeiro Branco de 2023 é “A vida pede equilíbrio”, chamando a atenção para a necessidade de equilibrar todos os fatores da vida e conquistar o bem-estar. O primeiro mês do ano é para muitos o momento de reflexão, traçar novas metas e mudanças de atitudes, e esses pensamentos podem ativar diversas emoções, positivas ou negativas, podendo gerar impacto na saúde mental.

Segundo a OMS, referente ao ano de 2022, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, sendo que 50 milhões são brasileiros, sendo considerada uma nação com alto índice de ansiedade. Esses números são resultados de uma combinação de diversos fatores, sendo eles biológicos, sociais, emocionais e algumas das vezes religiosos.

A psicóloga Ana Gabriela Andriani faz o alerta para alguns sinais que podem demonstrar uma saúde mental abalada, como a insônia, mudança repentina de humor, perda de interesse por atividades, raciocínio lento, incapacidade de cumprir com as obrigações do dia a dia, entre outros sintomas. “É normal sentir-se triste, mas, excessivamente, e por tempo prolongado pode ser um sinal de atenção para a saúde mental”, completa a especialista.

A psicóloga sugere que os cuidados com a saúde mental devem estar no mesmo nível de atenção e cuidado que temos com a nossa saúde física, de forma preventiva, e não somente após o agravamento do caso. Praticar atividades físicas, manter uma boa alimentação, ter um sono de qualidade, cuidar dos relacionamentos – amoroso, familiar e profissional – e tratar-se com psicólogo, são algumas dicas que auxiliam na prevenção dos transtornos.

“É comum as pessoas acharem que a saúde mental é a ausência de momentos de tristeza, instabilidade, ansiedade e desorganização, mas isso não é verdade, o verdadeiro significado é ter recursos para conseguir lidar com esses sentimentos que acaba nos desorganizando. Uma pessoa equilibrada emocionalmente é capaz de tomar decisões mais conscientes. Na vida enfrentamos diversos problemas, mas é fundamental saber lidar com eles e, se necessário, buscar ajuda de um familiar ou profissional, considerando ser de forma preventiva”, finaliza Ana Gabriela Andriani.

Sobre Ana Gabriela Andriani – CRP 06/58907 

É psicóloga formada pela PUC- SP, Mestre e Doutora pela Unicamp, especialista em terapia de casal e família pela Northwestern University – EUA, especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, e membro Filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS