Laqueadura: O que é e como funciona?

A Dra. Bruna Merlo, ginecologista do Hospital Albert Sabin, explica tudo sobre o assunto

A laqueadura é um procedimento cirúrgico contraceptivo que consiste em bloquear ou partir as tubas uterinas, impedindo a fecundação do óvulo.

Existem diferentes métodos de se realizar este procedimento. “As técnicas de abordagem cirúrgica podem ser via abdominal ou, em casos específicos, via vaginal. Caso a metodologia adotada pelo cirurgião seja a via abdominal, existem duas possibilidades de execução da cirurgia, a laparotomia, onde existe uma incisão no abdômen da paciente, conhecida como cirurgia aberta, e a videolaparoscopia (também conhecida como vídeo cirurgia), onde são feitas minúsculas incisões no abdômen da paciente”, explica a Dra. Bruna Merlo, ginecologista do Hospital Albert Sabin (HAS).

Esse procedimento é um dos métodos mais eficazes de contracepção. Apenas 0,41% das cirurgias de laqueadura não têm êxito e por ser uma cirurgia definitiva a paciente não precisará mais se preocupar com uma gestação indesejada.Por outro lado é preciso ter certeza dessa decisão, pois caso a paciente mude de ideia e queira engravidar, por mais que exista a cirurgia de reversão da laqueadura, as chances de sucesso não são garantidas.

Uma dúvida recorrente é sobre a recuperação da cirurgia. “Em geral, a recuperação da laqueadura é relativamente rápida. Sendo comum desconforto abdominal e inchaço nos primeiros dias após o procedimento”, relata a Dra. Merlo. É de suma importância que a paciente receba acompanhamento psicológico e aconselhamentos da equipe médica antes da decisão sobre todos os detalhes da laqueadura, como vantagens, desvantagens, riscos e a eficácia do procedimento.

O Hospital Albert Sabin, referência na zona oeste de São Paulo, conta com um centro cirúrgico completo e com os mais modernos equipamentos. Possui uma equipe altamente qualificada, desde enfermeiros e técnicos até os mais renomados especialistas, oferecendo assim, todo o conforto e segurança à paciente que optar por esse procedimento.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS