Menopausa empoderada: descubra o caminho para uma vida plena e saudável

A menopausa pode ser definida como o período de vida em que a mulher deixa de menstruar, finalizando o ciclo reprodutivo e ocorrendo geralmente entre 45 e 55 anos. Segundo números divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2030, serão 1 bilhão de mulheres atravessando a menopausa. O Brasil tem hoje aproximadamente 29 milhões de mulheres entre climatério e menopausa, o que totaliza 27,9% da população feminina brasileira, em pesquisas do IBGE.

A menopausa ainda é delicada para muitas mulheres, seja por falta de conhecimento ou falta de diálogo sobre o assunto. O processo costuma ser desafiador para as mulheres 40+ por envolver sintomas físicos e emocionais, mas que pode se tornar um período de qualidade de vida com prevenção, informação, apoio dos familiares, amigos e assistência médica especializada.

Para atravessar esse período com equilíbrio e bem-estar, é crucial adotar algumas práticas saudáveis, muitas famosas dão dicas e abrem o jogo sobre seus processos na menopausa, Alessandra Negrini, atriz, diz estar muito melhor consigo mesmo aos 50 anos, Ela prefere viver o agora, com mais responsabilidade em suas escolhas. A atriz Claudia Raia surpreendeu muita gente ao surgir grávida aos 55 anos em plena menopausa, a atriz falou que fez um caminho de vida saudável e está colhendo o bônus disso engravidando aos 55 anos. Carolina Ferraz entrou na menopausa aos 51 anos, e diz estar muito mais disposta do que antes e que a sociedade deve normalizar a vida de mulheres maduras.

Atenta a essas questões e com o objetivo de ajudar as mulheres 40+ a terem mais qualidade de vida, está a Plenapausa, primeira femtech brasileira destinada para mulheres na menopausa. A empresa nasceu em agosto de 2021 e desde então vem mudando a vida de mulheres de todo o Brasil, com sua linha de suplementos fitoterápicos que aliviam os principais sintomas da menopausa, além de rodas de conversa com especialistas e teste online e gratuito para as mulheres. “Nossa missão é mostrar para as mulheres que a vida pode ser leve e plena após os 40 anos e, que a menopausa não é um limitante e sim a abertura de um novo capítulo na vida da mulher”, explica Márcia Cunha, cofundadora e CEO da Plenapausa.

Para Danielle Peroba Campos, psicóloga, 49 anos, que atualmente está passando pelo climatério, os produtos da Plenapausa mudaram a sua vida. “Comecei a sentir os primeiros sintomas de desconforto aos 44 anos e na época meu ginecologista não me orientou corretamente e também não me pediu nenhum exame. Decidi por conta própria pesquisar sobre os sintomas, foi quando conheci a Márcia que me apresentou a Plenapausa. Desde então faço uso da linha de suplementos e também pratico atividades físicas, faço acompanhamento nutricional e reposição hormonal. Por isso que afirmo, buscar orientação e tratamento é fundamental, pois nem todos os dias são fáceis, mas podemos levar uma vida plena e saudável sim”, conta.

ginecologista e Diretora Clínica da Plenapausa, Dra. Natacha Machado, especialista em climatério e menopausa, ajuda mulheres assim como Danielle a se sentirem bem e empoderadas, mostrando que a menopausa pode ser vivida sem contratempos. “A mulher precisa antes de tudo de persistência, pois os sintomas podem se tornar cada vez mais incômodos e intensos, mas com exercícios, alimentação adequada, suplementação natural e reposição hormonal, é possível viver bem”, destaca.

Confira abaixo seis dicas para conquistar uma menopausa saudável, introduzindo hábitos simples para ter conforto e bem-estar:

  1. Exercícios físicos regulares, principalmente musculação;
  2. Alimentação saudável;
  3. Reposição do sono;
  4. Técnicas de respiração;
  5. Acompanhamento médico especializado;
  6. Tratamentos fitoterápicos (suplementação natural).

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

A Evolution orgulhosamente destaca a iluminação do Congresso Nacional na cor laranja, uma iniciativa importante da revista…
Médica detalha as principais causas, métodos de diagnóstico e opções de tratamento Entender qual a diferença entre…
Artigo científico que conta com a autoria de associados da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) demonstrou…
Durante o mês da Conscientização sobre a Infertilidade, o “Nós Tentantes, Projeto de Vida” idealizado por Karina…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS