Menstruação pode indicar a presença de miomas. Especialista explica como identificar

Apesar de poder ser assintomático, um dos principais sintomas dos miomas é o sangramento menstrual excessivo, afirma o especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Alexandre Silva e Silva

s miomas são tumores que se desenvolvem devido a alterações nas células tronco da musculatura uterina e pela deposição desorganizada de matriz extracelular formando nódulos que respondem aos estímulos do estrogênio produzido pelos ovários, prejudicando bastante a qualidade de vida das pacientes e podendo atingir cerca de 80% das mulheres em idade fértil, de acordo com levantamento da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

No entanto, existem tratamentos que podem ajudar a resolver esse problema, mas para isso é necessário uma detecção precoce, que na grande maioria das vezes, pode ser feita através da observação de alguns sintomas, explica o especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Alexandre Silva e Silva.

É fundamental estar atenta aos primeiros sintomas, como a alteração do fluxo menstrual com o aumento do número de dias e volume de sangue. Alterações em exames ultrassonográficos de rotina apresentando diagnóstico de miomas também devem ser valorizadas. Diagnosticar o problema nos primeiros estágios da doença ajuda a aumentar a eficiência dos tratamentos para preservação uterina, evitando abordagens mais invasivas e radicais, como a cirurgia para retirada do útero”.

Existem diversos sintomas que podem indicar a presença de um mioma, como dores abdominais, aumento do volume abdominal, dores durante relações sexuais, desregulação do fluxo urinário e até mesmo intestino preso, mas um dos mais frequentes é o sangramento excessivo durante a menstruação”, afirma Dr. Alexandre Silva e Silva.

Quando a menstruação é um sintoma de miomas?

Quando ela muda de padrão. Uma mulher que sempre teve um fluxo com duração de 5 dias com volume de sangue, por ela considerado normal e de repente percebe que seu fluxo passou a durar 7 dias com uma quantidade de sangue aumentada (levando a necessidade de aumentar no número e características dos absorventes utilizados), devemos suspeitar de miomas. Sangramentos de coloração escura (marrom) fora do período menstrual, também podem ser um sintoma de mioma”.

Ao identificar esses sintomas é fundamental se consultar com um ginecologista,mas como em alguns casos os miomas podem ser assintomáticos deve-se sempre realizar os exames de rotina para garantir um diagnóstico precoce e, consequentemente, um melhor tratamento”, ressalta o Dr. Alexandre Silva e Silva.

Sobre o Dr. Alexandre Silva e Silva
O Dr. Alexandre Silva e Silva, se formou em 1995 na Faculdade de Ciências Médicas de Santos em medicina. Sua especialização é em Cirurgia Minimamente Invasiva e Cirurgia Robótica. Além disso, possui certificação em cirurgia robótica em 2007 no Hospital Metodista de Houston. Certificação em cirurgia robótica single site em 2016 em Atlanta. É mestre em ciências pela Universidade de São Paulo em 2019 e foi pioneiro em cirurgia minimamente invasiva a partir do ano de 1998, dando aulas de vídeo cirurgia desde então. É referência em videolaparoscopia e cirurgia robótica.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS