Morte materna por hipertensão aumenta 5% entre mulheres pretas e cai nos demais grupos

Dado faz parte do Boletim Epidemiológico Saúde da População Negra. Durante o lançamento, ministra Nísia Trindade anunciou que as notificações sobre a doença falciforme passam a ser compulsórias

O número de mortes de gestantes por hipertensão caiu entre mulheres indígenas (quase 30%), brancas (-6%) e pardas (-1,6%), mas aumentou 5% entre mulheres pretas brasileiras entre 2010 e 2020. É o que apontam os dados do Boletim Epidemiológico Saúde da População Negra, lançado nesta segunda-feira (23) pelos ministérios da Saúde e da Igualdade Racial. O levantamento também sistematiza, de forma inédita, dados sobre doença falciforme. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que, a partir de agora, as notificações sobre a doença passam a ser compulsórias.

A decisão será publicada no Diário Oficial da União esta semana. O documento também retoma a análise epidemiológica com critério raça-cor, que não era realizada desde 2015, e inova ao compilar, pela primeira vez, as doenças e agravos monitorados pelos diversos sistemas de informação da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Dividido em quatro volumes, o boletim é uma importante ferramenta de monitoramento dos indicadores de saúde entre as pessoas negras e vai guiar políticas públicas de combate ao racismo, redução das desigualdades e promoção da saúde ao longo dos próximos anos, em mais um passo pela igualdade racial no país, uma das prioridades do governo federal.

Leia a notícia na íntegra acessando aqui

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Técnicas como a fertilização in vitro (FIV) e o uso de óvulos doados abriram novas perspectivas para…
Especialista em reprodução humana explica até que idade as mulheres podem engravidar com seus próprios óvulos e…
Sob a liderança de Marcia Riboldi, presidente e fundadora da Somos OVUM, junto com as especialistas em…
Durante o mês de conscientização, ginecologista destaca a importância da prevenção e do acompanhamento regular para a…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS