O Ninho Solidário, projeto social do “Nós Tentantes, Projeto de Vida”, anuncia para 2025 uma série de cinco edições que contemplarão famílias com barreiras financeiras e que desejam realizar o sonho de ter um filho por meio da Fertilização in Vitro (FIV). As edições terão como foco a diversidade, abordando questões como homoafetividade feminina, transgeneridade, fator masculino, mães de anjos e mamães laqueadas
O Ninho Solidário, braço social do “Nós Tentantes, Projeto de Vida”, está ampliando sua atuação em 2025 com cinco edições para famílias que enfrentam dificuldades financeiras para realizar tratamentos de Fertilização in Vitro (FIV). A iniciativa, que visa proporcionar a oportunidade de realizar o sonho da maternidade e paternidade, é uma ação pioneira que, desde 2020, oferece tratamentos gratuitos para famílias tentantes que não podem arcar com os custos de procedimentos de reprodução assistida.
Neste ano, o Ninho Solidário estará mais inclusivo, com edições, a partir de março, voltadas para diferentes configurações familiares e desafios que envolvem a infertilidade. Serão cinco edições com o objetivo de atender a diferentes públicos:
Homoafetividade Feminina – Março
Essa edição foi pensada para casais femininos que desejam formar uma família, mas enfrentam as barreiras que a sociedade impõe para esses casais. A FIV gratuita permitirá que essas mulheres possam ser mães de forma segura, com o apoio necessário para o tratamento e todo o acompanhamento médico. Essa será a edição #9 do Ninho Solidário, tendo como parceiros a Clínica Donare, o Laboratório de Fertilização in Vitro (Fervit) e o banco de sêmen Criovita, todos do Grupo Paulo Matheus, em Recife. O laboratório de genética reprodutiva Igenomix Brasil, parte do Vitrolife Group, estará presente nesta e em todas as demais edições de 2025. A pré inscrição da edição #9 está disponível em https://encurtador.com.br/
- Transgênero – Junho
Voltada para pessoas transgêneras, essa edição se propõe a oferecer apoio a indivíduos trans, sejam eles homens ou mulheres trans, e seus parceiros ou parceiras, para realizar o sonho de ser pai ou mãe. A FIV gratuita será adaptada para as necessidades de cada pessoa trans, respeitando os tratamentos de saúde específicos de cada caso, proporcionando uma chance de formar uma família com o apoio do Ninho Solidário.
- Fator Masculino – Agosto
Embora a infertilidade feminina seja mais discutida, o fator masculino também é responsável por uma parte significativa dos casos de infertilidade. Essa edição do Ninho Solidário se concentrará em famílias que enfrentam dificuldades relacionadas à qualidade do sêmen ou outras questões masculinas. Ao focar no fator masculino, o projeto visa ampliar a conscientização e apoio a casais que precisam superar essa barreira para alcançar a gravidez, trazendo a oportunidade de tratamento gratuito para esses casos.
- Mães de Anjos – Outubro
Com um foco delicado e sensível, esta edição será dedicada a mulheres que, após perderem filhos (seja por gestação precoce, aborto espontâneo ou parto prematuro), desejam tentar novamente a maternidade. O apoio do Ninho Solidário permite que essas mulheres tenham a chance de viver a maternidade novamente, após vivenciar o luto perinatal, legitimando a perda e acolhendo a dor.
- Mamães Laqueadas – Dezembro
Esta edição é especialmente voltada para mulheres que, por questões pessoais ou de saúde, decidiram pela laqueadura e, posteriormente, mudaram de ideia, desejando ter filhos. Essas mulheres terão a oportunidade de realizar a fertilização in vitro. Será uma chance de reescrever suas histórias e realizar o sonho de ser mãe, respeitando o desejo genuíno de ampliar a família.
A idealizadora do Ninho Solidário, Karina Steiger, enfatiza a importância de promover a diversidade e proporcionar acessibilidade para todas as configurações familiares nas edições de 2025. “Estamos muito felizes em anunciar essas edições inéditas, pois a inclusão e o respeito à diversidade são pilares essenciais para o nosso projeto”, afirma.
O Igenomix, laboratório de biotecnologia especializado em Reprodução Assistida e diagnóstico genético, continua sendo um dos principais parceiros do Ninho Solidário, contribuindo com a realização dos tratamentos e ajudando a maximizar as chances de sucesso. “Essa parceria com o Ninho Solidário é uma oportunidade única de apoiar famílias que necessitam de um empurrão para alcançar o sonho da parentalidade. Estamos comprometidos em oferecer toda a tecnologia necessária para que esses tratamentos sejam um sucesso”, afirma Taccyanna Ali, geneticista e gerente de aconselhamento genético, do Igenomix.
O Ninho Solidário é uma idealização de Karina Steiger e Pedro Corbetta, que após enfrentarem uma longa jornada de infertilidade, conseguiram realizar o sonho de ter um filho por meio da ovodoação. Essa experiência os motivou a criar o projeto, que já ajudou diversas famílias a se tornarem pais e mães.
Regulamento e Inscrições:
As inscrições para cada uma das cinco edições serão anunciadas ao longo de 2025. Para participar, as famílias interessadas devem acessar o site do “Nós Tentantes, Projeto de Vida” e preencher um cadastro. A seleção dos contemplados será realizada por meio de entrevista com a equipe do projeto, garantindo que as famílias que mais necessitam do tratamento sejam atendidas. “Estamos muito felizes por poder realizar sonhos e ajudar tantas pessoas a constituírem suas famílias”, conclui Karina Steiger.