Novembro Roxo: Hapvida NotreDame Intermédica utiliza musicoterapia para auxiliar o desenvolvimento de bebês prematuros

A ação acontece em UTIs Neonatais e Pediátricas da companhia

Presente em todas as regiões do Brasil, a Hapvida NotreDame intermédica realiza, desde 2014, o Momento Soninho, programa de acolhimento que une elementos terapêuticos para proporcionar um ambiente sereno e confortável para bebês prematuros recém-nascidos. A ação acontece diariamente em diversas unidades e está em processo de expansão no mês do Novembro Roxo, com a implementação em 62 UTIs Neonatais e Pediátricas da companhia. A iniciativa aprimora o quadro de saúde e auxilia no ganho de peso dos pequeninos.

“Aproveitamos o Novembro Roxo e o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17/11, para reforçar essa importante iniciativa, que oferece um cenário ainda mais acolhedor para os bebês recém-nascidos e suas famílias por meio de uma experiência de conforto, silêncio e tranquilidade”, informa a diretora executiva de Acolhimento e Bem-Estar da Hapvida NotreDame Intermédica, Franciane Gonçalves.

A ação promove a redução de ruídos e a baixa da iluminação local. A estratégia, combinada ao efeito terapêutico da musicoterapia, proporciona um ambiente acolhedor e conciliador do sono, auxiliando, principalmente, no desenvolvimento de bebês prematuros. “Quando um bebê dorme, ele economiza energia, o que o permite ganhar peso mais rapidamente e ter um desenvolvimento saudável. Além disso, seus órgãos se desenvolvem e seu sistema imunológico se fortalece, para protegê-lo de doenças e infecções”, sinaliza Franciane.

Como funciona

A diretora médica explica a importância e o funcionamento do Momento Soninho nas unidades da companhia: “Apesar de necessária para alguns recém-nascidos, a UTI tem barulhos e movimentações que podem ser bastante estimulantes para o bebê, causando estresse. Tendo isso em vista, o Momento Soninho foi pensado para proporcionar um momento com redução de ruídos, luminosidade e agitação, favorecendo o repouso”.

Para isso, as UTIs neonatais separam, todos os dias, um momento para o descanso dos recém-nascidos, com iluminação e playlist especiais. A movimentação na área é reduzida para que os bebês tenham esse tempo de conforto e, segundo Franciane, esse instante de tranquilidade tem influenciado positivamente os pequenos pacientes nas unidades.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 66 mil colaboradores, atende cerca de 15,8 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS