ONA promove 9° Encontro de Avaliadores

Entre os dias 2 e 3 de fevereiro, o auditório TOTVS, em São Paulo, recebeu o colegiado de mais de 200 avaliadores em formato híbrido. O evento marca o retorno à modalidade presencial após quatro anos

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) promove anualmente, entre janeiro e fevereiro, o Encontro de Avaliadores ONA para atualizar o aprendizado dos profissionais, bem como debater temáticas relevantes para o setor e metas para o ano que se inicia. Em sua nona edição, realizada de forma híbrida no auditório TOTVS, em São Paulo (SP), com o apoio da TOTVS e da Nestlé, o evento marcou o retorno à modalidade presencial após dois anos e recebeu o colegiado de mais de 200 avaliadores.

“Pra nós, é uma grande satisfação este reencontro. Depois de dois anos on-line, poder estar com vocês presencialmente aqui é muito bom. Quero das as boas-vindas também a todos os colegas que estão on-line, pois acho que o futuro é híbrido, então este tipo de evento deverá se perpetuar na medida em que a gente consegue abrir oportunidade de capacitação para o maior número de pessoas em um país grande e complexo como o Brasil”, disse o presidente da ONA, Fábio Leite Gastal, na cerimônia de abertura do evento.

Atualmente, a ONA já soma mais de 5 mil avaliadores capacitados, o que gera qualificação para o sistema de saúde. “Nós também estamos dando a nossa contribuição para a melhoria da assistência por meio da qualidade de vocês individualmente como profissionais e como pessoas. E para a gente, para o sistema, ter esse colégio com mais de 800 avaliadores devidamente habilitados e vinculados às instituições acreditadoras é um ativo estratégico fundamental”, ressaltou Gastal.

O sistema da ONA é o terceiro maior em Acreditação no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. Recentemente, o Manual de Acreditação das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde da ONA foi certificado e revalidado pela International Society for Quality in Health Care (ISQua) para o período 2023-2027, validando o Sistema Brasileiro de Acreditação internacionalmente.

“Graças a vocês, avaliadores, é que nós conseguimos crescer a cada ano que passa. Graças a vocês, que estão no campo, em contato direto com as organizações de saúde, as instituições acreditadoras, todos nós conseguimos promover uma transformação neste país, e eu tenho certeza de que já modificou bastante a impulsão de todos os processos de Acreditação constituídos desde a fundação da ONA, há 23 anos, até os dias de hoje”, afirmou o superintendente técnico da Organização, Péricles Góes da Cruz.

Durante os dois dias de evento, a ONA promoveu palestras incríveis e debates com foco nas experiências das organizações de saúde nas temáticas Atenção Primária à Saúde, Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-Hospitalar, Gestão Financeira, Gestão de Mudanças e Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança, além de duas oficinas práticas (Workshop Assistência Nutricional; e Casos Práticos do Processo de Avaliação), cujo objetivo foi a troca de know-how entre os profissionais da área.

“Ser avaliador também é sinônimo de emoção. Por isso,achamos importante discutir os casos práticos, trazer os desafios e a realidade durante o Encontro de Avaliadores. Nestes dois dias de trocas, ficou evidente o quanto é importante essa relação entre avaliador e organização, o quanto todo mundo aprende, a evolução ao longo desta jornada. Tivemos depoimentos emocionantes!”, contou Gilvane Lolato, gerente operacional da ONA.

Para 2023, a ONA pretende atingir um patamar diferenciado em termos de tecnologia, conforto e usabilidade para os avaliadores, as instituições acreditadoras e os próprios clientes, tanto hospitais quanto profissionais de saúde que usam a Organização como um processo de educação, capacitação, treinamento e, ao mesmo tempo, empregabilidade.


Dia 1 Abertura e Resultados ONA Fábio Leite Gastal, presidente da ONA Péricles Góes da Cruz, superintendente técnico da ONA Palestra magna “Cenários e tendências do Setor Saúde” Helton Freitas, Desde 2015, presidente da Seguros Unimed e CEO da InvestCoop Asset Management Atenção Primária à Saúde – Experiência de Organização de Saúde Audrey Rippel, diretora da HSB/A (Health Search Brasil Americas) Fernanda Fuscaldi, gerente de Qualidade no Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim Oficina Prática I – Workshop Assistência Nutricional para Avaliadores Patrícia Calesco Ferreira, membro do Departamento Médico e Científico da Nestlé Health Science Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-Hospitalar – Experiência de Organização de Saúde Antonio Claudio de Oliveira, docente de Emergência em Pós-Graduação Rubia Mara Simões Martins, coordenadora médica de Qualidade, Segurança e Perícias da Unimed Vitória


Dia 2 Oficina Prática II – Troca de Experiência entre Avaliadores Equipe ONA Gestão Financeira Arnaldo Monfredini, gestor de Negócios e Ofertas na empresa TOTVS S/A Gestão de Mudanças Camila Sardenberg, diretora corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente da Rede Santa Catarina ESG – Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança Roseli Machado, líder de Projetos e Estratégia ESG na TOTVS Casos Práticos da Avaliação Técnica dos Relatórios e Observador ONA Equipe ONA


 

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Cerca de três milhões de pessoas são usuárias de vape no Brasil. Dados apontam que hábito pode…
Ginecologista Loreta Canivilo explica causas, prevenções, tratamentos e sintomas de candidíase, vaginose bacteriana e infecções urinárias Assim…
Tatiana Mattos é enfermeira e gestora da clínica Origen BHA Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que…
Bettina Boklis, empreendedora, consultora de marketing, escritora e mãe solo, lançou em 2021 seu primeiro livro, “Maternidade…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS