ONA promove 9° Encontro de Avaliadores

Entre os dias 2 e 3 de fevereiro, o auditório TOTVS, em São Paulo, recebeu o colegiado de mais de 200 avaliadores em formato híbrido. O evento marca o retorno à modalidade presencial após quatro anos

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) promove anualmente, entre janeiro e fevereiro, o Encontro de Avaliadores ONA para atualizar o aprendizado dos profissionais, bem como debater temáticas relevantes para o setor e metas para o ano que se inicia. Em sua nona edição, realizada de forma híbrida no auditório TOTVS, em São Paulo (SP), com o apoio da TOTVS e da Nestlé, o evento marcou o retorno à modalidade presencial após dois anos e recebeu o colegiado de mais de 200 avaliadores.

“Pra nós, é uma grande satisfação este reencontro. Depois de dois anos on-line, poder estar com vocês presencialmente aqui é muito bom. Quero das as boas-vindas também a todos os colegas que estão on-line, pois acho que o futuro é híbrido, então este tipo de evento deverá se perpetuar na medida em que a gente consegue abrir oportunidade de capacitação para o maior número de pessoas em um país grande e complexo como o Brasil”, disse o presidente da ONA, Fábio Leite Gastal, na cerimônia de abertura do evento.

Atualmente, a ONA já soma mais de 5 mil avaliadores capacitados, o que gera qualificação para o sistema de saúde. “Nós também estamos dando a nossa contribuição para a melhoria da assistência por meio da qualidade de vocês individualmente como profissionais e como pessoas. E para a gente, para o sistema, ter esse colégio com mais de 800 avaliadores devidamente habilitados e vinculados às instituições acreditadoras é um ativo estratégico fundamental”, ressaltou Gastal.

O sistema da ONA é o terceiro maior em Acreditação no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. Recentemente, o Manual de Acreditação das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde da ONA foi certificado e revalidado pela International Society for Quality in Health Care (ISQua) para o período 2023-2027, validando o Sistema Brasileiro de Acreditação internacionalmente.

“Graças a vocês, avaliadores, é que nós conseguimos crescer a cada ano que passa. Graças a vocês, que estão no campo, em contato direto com as organizações de saúde, as instituições acreditadoras, todos nós conseguimos promover uma transformação neste país, e eu tenho certeza de que já modificou bastante a impulsão de todos os processos de Acreditação constituídos desde a fundação da ONA, há 23 anos, até os dias de hoje”, afirmou o superintendente técnico da Organização, Péricles Góes da Cruz.

Durante os dois dias de evento, a ONA promoveu palestras incríveis e debates com foco nas experiências das organizações de saúde nas temáticas Atenção Primária à Saúde, Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-Hospitalar, Gestão Financeira, Gestão de Mudanças e Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança, além de duas oficinas práticas (Workshop Assistência Nutricional; e Casos Práticos do Processo de Avaliação), cujo objetivo foi a troca de know-how entre os profissionais da área.

“Ser avaliador também é sinônimo de emoção. Por isso,achamos importante discutir os casos práticos, trazer os desafios e a realidade durante o Encontro de Avaliadores. Nestes dois dias de trocas, ficou evidente o quanto é importante essa relação entre avaliador e organização, o quanto todo mundo aprende, a evolução ao longo desta jornada. Tivemos depoimentos emocionantes!”, contou Gilvane Lolato, gerente operacional da ONA.

Para 2023, a ONA pretende atingir um patamar diferenciado em termos de tecnologia, conforto e usabilidade para os avaliadores, as instituições acreditadoras e os próprios clientes, tanto hospitais quanto profissionais de saúde que usam a Organização como um processo de educação, capacitação, treinamento e, ao mesmo tempo, empregabilidade.


Dia 1 Abertura e Resultados ONA Fábio Leite Gastal, presidente da ONA Péricles Góes da Cruz, superintendente técnico da ONA Palestra magna “Cenários e tendências do Setor Saúde” Helton Freitas, Desde 2015, presidente da Seguros Unimed e CEO da InvestCoop Asset Management Atenção Primária à Saúde – Experiência de Organização de Saúde Audrey Rippel, diretora da HSB/A (Health Search Brasil Americas) Fernanda Fuscaldi, gerente de Qualidade no Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim Oficina Prática I – Workshop Assistência Nutricional para Avaliadores Patrícia Calesco Ferreira, membro do Departamento Médico e Científico da Nestlé Health Science Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-Hospitalar – Experiência de Organização de Saúde Antonio Claudio de Oliveira, docente de Emergência em Pós-Graduação Rubia Mara Simões Martins, coordenadora médica de Qualidade, Segurança e Perícias da Unimed Vitória


Dia 2 Oficina Prática II – Troca de Experiência entre Avaliadores Equipe ONA Gestão Financeira Arnaldo Monfredini, gestor de Negócios e Ofertas na empresa TOTVS S/A Gestão de Mudanças Camila Sardenberg, diretora corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente da Rede Santa Catarina ESG – Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança Roseli Machado, líder de Projetos e Estratégia ESG na TOTVS Casos Práticos da Avaliação Técnica dos Relatórios e Observador ONA Equipe ONA


 

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