ONA promove a 5ª edição do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde

Evento acontece entre os dias 9 e 11 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo

A Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável por avaliar e certificar padrões de segurança, eficiência e qualidade dos estabelecimentos de saúde do país, promove, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, a 5a edição do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde (SISPAS). O evento vai reunir, em São Paulo, importantes nomes do cenário da acreditação no país e no mundo para abordar “o impacto da segurança do paciente e a acreditação na sustentabilidade do setor saúde”. As inscrições estão disponíveis no site da ONA (www.ona.org.br).

Ao longo dos três dias de seminário, serão realizados 12 painéis de discussão sobre temas que envolvem a acreditação, a segurança do paciente, além de práticas sustentáveis para o setor. Também estão previstas apresentações de trabalhos sobre experiências bem-sucedidas na área de acreditação. Os quatro melhores trabalhos inscritos serão premiados como “melhores práticas em destaque”.

“Estamos muito entusiasmados para realizar esta edição do SISPAS, uma vez que a última que realizamos, em 2021, teve que ser 100% em formato digital, devido à pandemia de covid-19. Na edição deste ano, vamos fazer em formato híbrido, possibilitando que pessoas participem de diversas partes do Brasil e do mundo”, destaca o superintendente da ONA, Dr. Péricles Góes da Cruz.

Entre os palestrantes internacionais já confirmados no evento está o médico argentino Ezequiel García-Elorrio, co-fundador e diretor executivo do Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria (IECS), que é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a qualidade e a efetividade dos cuidados de saúde na América Latina. O IECS é um centro de pesquisa afiliado à Universidade de Buenos Aires e é acreditado pela International Society for Quality in Health Care (ISQua). García-Elorrio vai palestrar sobre “o papel da Avaliação Externa na sustentabilidade do setor saúde”.

‘A importância do Desenvolvimento de pessoas e lideranças para a sustentabilidade do Setor Saúde’ será o tema abordado pelo português Victor Herdeiro, presidente do Conselho Diretivo – ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde de Portugal. Herdeiro vai mostrar como o desenvolvimento de líderes dentro de uma instituição contribui com a implementação de boas práticas de gestão e com os bons resultados produzidos pelas equipes de saúde.

“O tema da sustentabilidade estará no epicentro dos debates, nos provocando a refletir sobre como a qualidade fornecida pelos padrões de acreditação, e a própria segurança do paciente, podem contribuir com a sustentabilidade financeira e até ambiental dos estabelecimentos de saúde. Não há dúvidas de que quando a segurança do paciente é priorizada, e protocolos são criteriosamente seguidos, há uma redução nos custos com processos judiciais, com a repetição de trabalho, com o desperdício, o que certamente contribui para a sustentabilidade financeira da instituição”, explica Gilvane Lolato, gerente operacional da ONA.

SERVIÇO:

O QUÊ? 5a edição do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde (SISPAS)

QUANDO? Nos dias 9, 10 e 11 de novembro

ONDE? No Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo

INSCRIÇÕES? www.ona.org.br

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS