ONA representa o Brasil no maior evento mundial sobre acreditação e segurança do paciente na Coréia do Sul

A 39ª Conferência Internacional da ISQua, realizada em Seul, Coreia do Sul, abordou o tema central: “Tecnologia, Cultura e Coprodução: Olhando para o horizonte da qualidade e segurança”

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) representou o Brasil no maior evento mundial sobre melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de saúde. A 39ª Conferência da International Society for Quality in Health Care (ISQua) de 2023, realizada em Seul, Coreia do Sul, entre os dias 27 e 30 de agosto, foi um evento marcante, que reuniu especialistas renomados, palestrantes internacionais e congressistas de 72 países, para compartilhar conhecimentos, pesquisas e melhores práticas relacionadas à qualidade dos cuidados de saúde.

Com o tema “Tecnologia, Cultura e Coprodução: Olhando para o horizonte da qualidade e segurança”, as discussões da ISQua Conference 2023 foram divididas em oito salas temáticas, que abordaram assuntos como “Saúde Digital e Inovação”; “Força de Trabalho, Política e Governança”; “Coprodução com funcionários e usuários do serviço”; “Segurança do Paciente e Melhoria da Qualidade”; “Cobertura Universal de Saúde e Equidade”; “Complexidade, Emergências e Sustentabilidade”; “Avaliação Externa”; e “Atenção Integrada”. Ao todo, foram ofertadas mais de 350 palestras, 14h de network, além de mais de 600 trabalhos apresentados.

A delegação brasileira, representada pelo presidente da ONA, Dr. Fábio Leite Gastal; pelo superintendente, Dr. Péricles Góes da Cruz; e pela gerente operacional, Gilvane Lolato, participou de uma extensa agenda de reuniões, palestras e debates. “Foi uma experiência bastante enriquecedora. Tivemos a oportunidade de acompanhar o evento desde a pré-conferência, que já foi marcada por grandes discussões sobre a acreditação, com grandes nomes internacionais do segmento. Nossa equipe participou também de um diálogo importante com clientes e não clientes da ISQua, onde foi possível se aprofundar nas experiências dos participantes”, avalia o presidente da ONA, Dr. Fábio Leite Gastal, que também participou como moderador em uma mesa de discussão sobre qualidade e segurança do paciente.

O pôster selecionado da ONA, que apresenta um pouco da realidade do Setor Brasileiro de Acreditação, bem como a missão da ONA como principal instituição acreditadora no Brasil, foi um dos destaques da Conferência. Outro importante destaque foi a participação da instituição no Comitê de Organização da próxima edição da conferência, que será realizada em Istambul, na Turquia, de 24 a 27 de setembro de 2024.

“Através das apresentações dos trabalhos, tanto oral como em formato de pôster, a ONA teve a oportunidade de apresentar não só o processo da acreditação, como também o programa de desenvolvimento de avaliadores, os resultados da metodologia, a metodologia de avaliação em si, a avaliação remota. Então, foi uma oportunidade muito grande que a instituição teve de compartilhar as suas experiências e resultados”, destaca Gilvane Lolato.

Para a ONA, na condição de membro do board de Acreditação da ISQua, desde 2016, essa integração com instituições de todo o mundo é crucial, pois fortalece o compromisso da entidade com o aprimoramento contínuo dos padrões de qualidade nos estabelecimentos credenciados no país.

“A conferência proporcionou uma oportunidade ímpar para a troca de conhecimentos e experiências com especialistas de todo o mundo que se dedicam diariamente à temática da acreditação e da segurança do paciente. Essa troca de conhecimentos contribui para atualização sobre inovações e tendências do setor, além de nos ajudar a identificar oportunidades de melhoria e aprimorar os processos de Acreditação”, destaca o superintendente da ONA, Dr. Péricles Góes da Cruz.

Coprodução

Outro tema importante abordado no eixo central da programação da Conferência diz respeito às ações de coprodução, que envolvem a colaboração de funcionários e usuários da unidade ou centro de saúde.

No atual cenário de transformação digital, onde a tecnologia tem impactado diretamente os serviços de saúde, a cultura da cocriação está ganhando relevância. Neste cenário, a importância de manter equipes atualizadas e capacitadas, de priorizar a educação permanente e implementar programas de Governança Ambiental e Social (ESG) em todas as instituições, é visto como uma tendência, que promove práticas sustentáveis, comportamento ético e um foco intensivo na qualidade integral dos cuidados de saúde.

A 39ª Conferência da International Society for Quality in Health Care (ISQua) de 2023, foi promovida pela ISQua em parceria com a Sociedade Coreana para a Qualidade em Cuidados de Saúde (KoSQua), o Serviço de Revisão e Avaliação de Seguros de Saúde (HIRA) e o Instituto Coreano de Acreditação de Saúde (KOIHA).

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Cerca de três milhões de pessoas são usuárias de vape no Brasil. Dados apontam que hábito pode…
Ginecologista Loreta Canivilo explica causas, prevenções, tratamentos e sintomas de candidíase, vaginose bacteriana e infecções urinárias Assim…
Tatiana Mattos é enfermeira e gestora da clínica Origen BHA Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que…
Bettina Boklis, empreendedora, consultora de marketing, escritora e mãe solo, lançou em 2021 seu primeiro livro, “Maternidade…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS