Pré-seminário reúne congressistas para debater temas preparatórios para o 5º SISPAS

Evento promovido pela ONA, em São Paulo, teve como objetivo fornecer uma visão geral dos principais tópicos que serão abordados durante o Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) realizou nesta quinta-feira, 9, um Pré-seminário, com o objetivo de preparar os congressistas para os debates da 5a edição do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação (5º SISPAS). O evento, que tem início nesta sexta-feira, 10, vai reunir palestrantes nacionais e internacionais para discutir o tema central: “O impacto da segurança do paciente e a acreditação na sustentabilidade do setor saúde”.

Dividido em duas salas simultâneas, e com a participação de 24 especialistas, entre palestrantes, moderadores e debatedores, o Pré-seminário discutiu temas essenciais da qualificação da assistência, a exemplo da gestão de serviços de facilities, das inovações na segurança do paciente, além dos caminhos a serem percorridos para que instituições de pequeno porte também possam buscar a excelência da acreditação.

No painel sobre gestão de facilities, cinco importantes palestras abordaram como a garantia de um ambiente seguro, limpo e eficiente impacta diretamente na qualidade dos serviços e na experiência de pacientes, profissionais de saúde e visitantes. O painel foi fechado com a apresentação de dois cases de sucesso: um focado no processo de pré-acreditação de um estabelecimento de saúde; e outro com o foco na segurança do paciente.

Já na sala 2, o tema que concentrou as discussões diz respeito aos caminhos que precisam ser percorridos para que unidades de pequeno porte possam ter acesso ao selo de acreditação. Uma das principais mesas de debate tratou do papel das Instituições Acreditadoras Credenciadas na metodologia ONA, com a participação de cinco especialistas no tema.

O painel 2 também foi encerrado com a discussão sobre cases de sucesso na implantação da metodologia ONA em três diferentes tipos de serviços: Unidades Básicas de Saúde, Atendimento Pré-hospitalar e Odontologia.

“Está sendo uma experiência bastante enriquecedora. Aqui, pude compartilhar a experiência da implementação da acreditação na atenção primária. Acredito que esse é um assunto de extrema importância para que os gestores das unidades básicas também possam se motivar e trabalhar o sistema de gestão da qualidade e, assim, obter selos de qualificação”, destacou a palestrante Fernanda Fuscaldi.

A gerente operacional da ONA, Gilvane Lolato, destacou o sucesso do pré-seminário, que contou com a participação expressiva de congressistas. “A ideia do pré-seminário é justamente introduzir os temas que vamos aprofundar nos debates a partir de amanhã, com o SISPAS. Então, aqui os participantes puderam compreender melhor o papel da acreditação e da segurança do paciente na qualificação dos serviços; conheceram cada etapa de implantação da acreditação; discutiram a importância na formação de líderes, o impacto dos serviços de facilities para experiência do paciente, enfim, foi um dia de imersão no universo da acreditação”

5º SISPAS

A 5a edição do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde (SISPAS) tem início nesta sexta-feira, 10, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Até o próximo sábado, 11, serão realizados 12 painéis de discussão sobre temas que envolvem a acreditação, a segurança do paciente, além de práticas sustentáveis para o setor. Também estão previstas apresentações de trabalhos sobre experiências bem-sucedidas na área de acreditação. Os quatro melhores trabalhos inscritos serão premiados como “melhores práticas em destaque”.

Entre os palestrantes internacionais confirmados está o médico argentino Ezequiel García-Elorrio, co-fundador e diretor executivo do Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria (IECS), que é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a qualidade e a efetividade dos cuidados de saúde na América Latina. O IECS é um centro de pesquisa afiliado à Universidade de Buenos Aires e é acreditado pela International Society for Quality in Health Care (ISQua). García-Elorrio vai palestrar sobre “o papel da Avaliação Externa na sustentabilidade do setor saúde”.

‘A importância do Desenvolvimento de pessoas e lideranças para a sustentabilidade do Setor Saúde’ será o tema abordado pelo português Victor Herdeiro, presidente do Conselho Diretivo – ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde de Portugal. Herdeiro vai mostrar como o desenvolvimento de líderes dentro de uma instituição contribui com a implementação de boas práticas de gestão e com os bons resultados produzidos pelas equipes de saúde.

Assessoria/ONA

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS