Primeira menstruação: O que saber antes do primeiro ciclo?

Kira, plataforma de Intimus® traz conteúdos informativos exclusivos para oferecer suporte sobre saúde íntima de meninas e mulheres

O corpo da mulher passa por diversas mudanças ao longo dos anos e um dos momentos mais marcantes é o início da menstruação. Para incentivar a conversa sobre a saúde íntima de forma leve e natural, Kira, plataforma de Intimus®, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, tem conteúdos especializados para dar suporte e tirar as dúvidas mais comuns de meninas neste momento importante da vida.

A primeira menstruação é conhecida como “menarca” e traz diversas alterações hormonais e físicas. “A menstruação acompanha a mulher por muitos anos da vida e é importante desde o início o acompanhamento de um profissional de ginecologia para todo o suporte necessário. Conhecer os tipos de fluxo, como o corpo e ciclo funcionam, produtos que podem ser utilizados, sintomas físicos, vai auxiliar a menina nesse processo de uma forma mais leve e bem-informada”, informa a ginecologista dra. Rebeca Gerhardt.

Confira algumas das principais dúvidas e respostas que você pode encontrar na plataforma Kira:

1. O QUE É A MENSTRUAÇÃO?

Todos os meses, o útero se prepara para uma gestação. Quando o óvulo não é fecundado por um espermatozoide, a camada do útero que engrossou para receber o embrião se desprende e esse sangramento é chamado de menstruação.

2. QUAIS OS SINAIS DA PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO? 
– Aumento de altura de maneira mais rápida: geralmente por volta de 11 e 12 anos.

– Surgimento dos seios. Desde o início do crescimento desse órgão, até o amadurecimento completo. São cerca de quatro anos ao total.

– Secreção vaginal: a secreção vaginal (ou corrimento) pode começar a ficar mais esbranquiçada ou mesmo em um tom amarelo bem claro.

– Curvas do corpo mais acentuadas: as principais mudanças nas curvas do corpo ocorrem no quadril, que fica mais largo, mas também podem ser notadas em outras partes de acordo com o seu biotipo, como as coxas e a cintura.

– Mudança de humor: as variações de hormônios podem influenciar nas alterações de humor, intensificando os sentimentos durante o ciclo.

3. QUANTO TEMPO DURA?

“Além da variação dentro do próprio ciclo, como a intensidade do fluxo, pode ter também a variabilidade de duração de dias mês a mês. Nossa menstruação está conectada com nossas emoções e estilo de vida, mas é importante sempre consultar uma médica da área”, diz dra. Rebeca Gerhardt.

4. PRECISO MUDAR MINHA ROTINA QUANDO ESTOU MENSTRUADA? O QUE NÃO POSSO FAZER?

A menstruação ainda é tratada como estigma e muitas mulheres deixam de fazer o que gostam durante o ciclo. Mas, segundo a Dra. Rebeca, desde que esteja se sentindo bem, a mulher pode manter a sua rotina normalmente, como ir à escola, passear, praticar atividade física. O importante é estar sempre acompanhada de produtos absorventes para esse período.

Além de ser uma aliada e fonte de informação sobre menstruação, saúde, sexualidade e bem-estar, Kira é a plataforma digital que tem diversos artigos informativos, com um calendário para o acompanhamento do ciclo menstrual. A plataforma pode ser acessada gratuitamente, sem necessidade de download, em www. kira. intimus. com. br.

 

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Cerca de três milhões de pessoas são usuárias de vape no Brasil. Dados apontam que hábito pode…
Ginecologista Loreta Canivilo explica causas, prevenções, tratamentos e sintomas de candidíase, vaginose bacteriana e infecções urinárias Assim…
Tatiana Mattos é enfermeira e gestora da clínica Origen BHA Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que…
Bettina Boklis, empreendedora, consultora de marketing, escritora e mãe solo, lançou em 2021 seu primeiro livro, “Maternidade…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS