Primeira menstruação: O que saber antes do primeiro ciclo?

Kira, plataforma de Intimus® traz conteúdos informativos exclusivos para oferecer suporte sobre saúde íntima de meninas e mulheres

O corpo da mulher passa por diversas mudanças ao longo dos anos e um dos momentos mais marcantes é o início da menstruação. Para incentivar a conversa sobre a saúde íntima de forma leve e natural, Kira, plataforma de Intimus®, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, tem conteúdos especializados para dar suporte e tirar as dúvidas mais comuns de meninas neste momento importante da vida.

A primeira menstruação é conhecida como “menarca” e traz diversas alterações hormonais e físicas. “A menstruação acompanha a mulher por muitos anos da vida e é importante desde o início o acompanhamento de um profissional de ginecologia para todo o suporte necessário. Conhecer os tipos de fluxo, como o corpo e ciclo funcionam, produtos que podem ser utilizados, sintomas físicos, vai auxiliar a menina nesse processo de uma forma mais leve e bem-informada”, informa a ginecologista dra. Rebeca Gerhardt.

Confira algumas das principais dúvidas e respostas que você pode encontrar na plataforma Kira:

1. O QUE É A MENSTRUAÇÃO?

Todos os meses, o útero se prepara para uma gestação. Quando o óvulo não é fecundado por um espermatozoide, a camada do útero que engrossou para receber o embrião se desprende e esse sangramento é chamado de menstruação.

2. QUAIS OS SINAIS DA PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO? 
– Aumento de altura de maneira mais rápida: geralmente por volta de 11 e 12 anos.

– Surgimento dos seios. Desde o início do crescimento desse órgão, até o amadurecimento completo. São cerca de quatro anos ao total.

– Secreção vaginal: a secreção vaginal (ou corrimento) pode começar a ficar mais esbranquiçada ou mesmo em um tom amarelo bem claro.

– Curvas do corpo mais acentuadas: as principais mudanças nas curvas do corpo ocorrem no quadril, que fica mais largo, mas também podem ser notadas em outras partes de acordo com o seu biotipo, como as coxas e a cintura.

– Mudança de humor: as variações de hormônios podem influenciar nas alterações de humor, intensificando os sentimentos durante o ciclo.

3. QUANTO TEMPO DURA?

“Além da variação dentro do próprio ciclo, como a intensidade do fluxo, pode ter também a variabilidade de duração de dias mês a mês. Nossa menstruação está conectada com nossas emoções e estilo de vida, mas é importante sempre consultar uma médica da área”, diz dra. Rebeca Gerhardt.

4. PRECISO MUDAR MINHA ROTINA QUANDO ESTOU MENSTRUADA? O QUE NÃO POSSO FAZER?

A menstruação ainda é tratada como estigma e muitas mulheres deixam de fazer o que gostam durante o ciclo. Mas, segundo a Dra. Rebeca, desde que esteja se sentindo bem, a mulher pode manter a sua rotina normalmente, como ir à escola, passear, praticar atividade física. O importante é estar sempre acompanhada de produtos absorventes para esse período.

Além de ser uma aliada e fonte de informação sobre menstruação, saúde, sexualidade e bem-estar, Kira é a plataforma digital que tem diversos artigos informativos, com um calendário para o acompanhamento do ciclo menstrual. A plataforma pode ser acessada gratuitamente, sem necessidade de download, em www. kira. intimus. com. br.

 

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Imunoterapia, anticorpos conjugados, sequenciamento genético e por onde caminha a pesquisa clínica que visa beneficiar as pacientes…
Técnica permite menor custo e menos efeitos colaterais nas pacientes…
Em 27 de agosto, às 19h, o “Nós Tentantes, Projeto de Vida” idealizado por Karina Steiger, mãe…
De acordo com o IBGE, o número de casamentos entre pessoas LGBTQIAPN+ cresceu no Brasil e superou…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS