Problemas do homem respondem por 40% dos casos de dificuldades para engravidar

As chances de um casal engravidar não ultrapassam 17% a cada ciclo fértil, por isso, adotar estratégias específicas pode auxiliar

Em condições perfeitamente saudáveis tanto do homem quanto da mulher, as chances de um casal engravidar não ultrapassam 17% a cada ciclo fértil, segundo dados do Ministério da Saúde. E, embora a gravidez esteja irremediavelmente ligada ao sexo feminino, a dificuldade de engravidar está relacionada ao homem em 40% dos casos, de acordo com informações recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“É um costume enraizado achar que quando um casal não engravida é por conta de um problema com a mulher. Mas isso é um grande erro. Tanto o homem quanto a mulher têm que tomar os devidos cuidados e se preparar para que a gravidez aconteça”, explica Bruno Jacon, farmacêutico e gerente de Qualidade e Assuntos Regulatórios da Euroart Import, que trouxe para o Brasil o lubrificante de fertilidade Conceive Plus.

Em números percentuais, os casos de infertilidade são divididos de maneira exatamente igual entre os sexos masculino e feminino, com 40% para cada lado. Os 20% restantes referem-se a problemas de ambos. “Isso significa que as duas partes precisam tomar providências quando o assunto é trazer uma criança ao mundo. Acreditar que somente a mulher que tem que se preparar é absurdo, já que a ciência mostra exatamente o contrário. O homem também precisa se cuidar”, aponta Jacon.

O farmacêutico desmistifica um fato que para muitos ainda é um tabu. “Usar um lubrificante de fertilidade não é só papel da mulher. O homem também pode e deve fazê-lo para aumentar as chances de gravidez. Mas é preciso usar um produto que auxilie todo o processo e que seja inofensivo ao espermatozoide, como por exemplo, o Conceive Plus, que chegou ao Brasil no início do ano”.

Além desse cuidado básico, há outras atitudes que potencializam as chances de gravidez e que devem ser seguidas pelo homem. “Consumir alimentos antioxidantes é fundamental. Fibras, verduras, legumes, vegetais frescos e proteínas anulam o estresse oxidativo que prejudica a fertilidade masculina. Evitar cigarro e álcool e realizar atividades físicas moderadas também são atitudes essenciais”, conclui o farmacêutico.

Lubrificante de fertilidade, como funciona?

A grande maioria dos lubrificantes vendidos hoje tem como função facilitar a relação sexual, porém, eles matam os espermatozóides e transformam o aparelho reprodutor feminino em um ambiente hostil para a reprodução. Por isso, casais que buscam ter filhos precisam atentar para produtos que realmente auxiliem.

“O lubrificante de fertilidade Conceive Plus já é vendido em mais de 70 países e no começo de 2024 foi autorizado pela Anvisa e passou a ser comercializado no Brasil. Esse produto aumenta e muito as chances de o casal engravidar por conta de sua formulação exclusiva”, afirma Carlos Alberto Dimarzio Filho, Gerente Geral da Euroart Import, importadora oficial do produto.

Testes em laboratório apontam que o Conceive Plus preserva a fertilidade dos espermatozoides no trato reprodutivo feminino e cria condições adequadas para a concepção, mantendo o pH em nível neutro e estável para que os espermatozoides sobrevivam por até 72 horas.

Sobre a Euroart Import

Fundada na cidade de Campinas (SP), em 1999, a Euroart Import é referência na importação e distribuição de bens de consumo e trabalha com marcas premium e produtos diferenciados, capazes de proporcionar benefícios reais e qualidade de vida aos consumidores brasileiros. Atualmente, a empresa está sediada no Distrito Industrial de Indaiatuba, interior paulista.

Além da linha Conceive Plus, produto pioneiro e mundialmente reconhecido por sua eficácia e qualidade, a Euroart Import é também a distribuidora exclusiva dos produtos importados P&G e em seu portfólio conta com marcas como Fixodent, Tide, Aussie, Dawn, Cascade entre tantas outras.

 

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

A infertilidade é uma doença silenciosa e que a cada ano que passa vai atingindo mais pessoas…
Concentração de espermatozoides que os homens liberam durante a ejaculação caiu mais de 50% nos últimos 50…
Brasil realiza mais de 70 mil cirurgias bariátricas por ano: acompanhamento médico é essencial para garantir a…
Com a entrada em vigor da Resolução CFM Nº 2.336, ocorreram importantes mudanças nas regras relacionadas à…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS