Projeto que orienta mulheres sobre doação e recepção de óvulos percorre o Brasil

Idealizado por Karina Steiger, mamãe por ovodoação, o Nós Tentantes, Projeto de Vida percorre cidades brasileiras com o Doadoras Day/Receptoras Day, eventos presenciais e gratuitos para as famílias que desejam doar ou receber gametas femininos (óvulos) e masculinos (espermatozoides)

Com a proposta de desmistificar o processo de doação de óvulos, o Nós Tentantes, Projeto de Vida, idealizado pela mamãe por ovodoação, Karina Steiger, anuncia as próximas paradas da Tour 2024 do Doadoras Day/Receptoras Day, encontros presenciais, mensais e gratuitos, com apoio do laboratório Igenomix Brasil, do Grupo Vitrolife. Em cada mês, a atividade passará por diferentes cidades do país. As próximas paradas serão na Clínica Nilo Frantz, em Porto Alegre, na quinta (18); seguido pela Evangelista Torquato, em Fortaleza (maio); Pro-Nascer, no Rio de Janeiro (junho); Perfetto, em Goiânia (agosto) e Inventre, em Santo André-SP (setembro).

Em formato pocket, cada edição é voltada pra todas as famílias (em todas as configurações) que precisam de doação ou que querem doar gameta, célula reprodutiva responsável pela formação de uma nova vida. Em humanos, os gametas masculinos são os espermatozoides, enquanto os gametas femininos são os óvulos. A mediação dos encontros é de Karina Steiger, mamãe por meio de ovodoação. Ela é pioneira em abordar a ovorecepção abertamente no Brasil e em rede nacional. “Em cada edição, nosso objetivo é conduzir sempre de maneira sensível e acolhedora, proporcionando um espaço de apoio e compreensão, contribuindo assim para desmistificar o processo de doação de óvulos”, ressalta Karina.

O público pode interagir com uma equipe multidisciplinar, que inclui fertileuta, que aborda as questões médicas da fertilidade, oferecendo insights sobre tratamentos e opções de reprodução; psicóloga, que oferece apoio emocional, ajudando os participantes a lidar com o estresse e as complexidades emocionais da jornada da fertilidade; nutricionista, que destaca a influência da dieta na fertilidade, promovendo escolhas alimentares saudáveis para melhorar as chances de concepção; embriologista, que explica os aspectos científicos da fertilização in vitro (FIV) e procedimentos laboratoriais, esclarecendo dúvidas sobre as técnicas de reprodução assistida e geneticista, que orienta, por exemplo, sobre a importância do teste de compatibilidade genética (CGT).

O CGT é importante para o planejamento familiar, pois ajuda a identificar o risco de ter um filho com uma doença genética. Vale ressaltar que mesmo pessoas saudáveis podem carregar variantes genéticas, que se transmitidas por ambos progenitores, elevam o riso de doenças genéticas que raramente têm cura, mas que podem ser evitadas antes da gravidez. “O CGT diz se os genitores carregam uma ou mais mutações genéticas recessivas e indica se existe risco aumentado para gerar um bebê acometido pelas doenças genéticas mais frequentes. É uma ferramenta importante também no processo de doação de óvulos”, ressalta a bióloga Larissa Antunes, assessora científica do laboratório Igenomix Brasil.

Sobre o Nós Tentantes, Projeto de Vida – Idealizado por Karina Steiger e o marido Pedro Corbetta, casal pioneiro no Brasil ao dizer sim à ovorecepção em rede nacional. Após quatro anos de jornada contra a infertilidade, aos 44 anos, Karina conseguiu gerar o Enrico, com a ajuda de 200 “titios de alma”, que financeiramente ajudaram o casal para a viagem da vida deles: Espanha. Mais informações em https://nostentantesprojetodevida.com.br/

Sobre o Igenomix – O Igenomix é um laboratório de biotecnologia que ajuda no sucesso dos tratamentos de Reprodução Assistida, diagnóstico e prevenção de Doenças Genéticas, parte do grupo Vitrolife. Juntamente com clínicas e médicos em todo o mundo, investiga como a medicina de precisão, por meio da genômica, pode salvar vidas. Atuante em mais de 80 países, conta com 25 laboratórios genéticos. Com quase 500 publicações científicas e seis patentes, é um importante produtor de ciência em saúde reprodutiva e genética. Mais informações em https://www.igenomix.com.br/.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Segundo José Todescan Júnior, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a adoção de uma rotina prática…
Além de palestras, edição contará com lançamento da campanha de prevenção à gravidez na adolescência e lançamento…
Ginecologista do CEJAM desmitifica o tema em entrevista A pílula do dia seguinte, um método contraceptivo de…
Especialista destaca a importância do planejamento reprodutivo em meio à crescente tendência de gravidez tardia Trinta e…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS