Quatro etapas cruciais para prestar atenção ao planejar o parto

As influenciadoras Clara Teixeira e Tieta do Agreste, as especialistas dra. Juliana Nardelli, doula Samara Barth, dra. Juliana Honorato e o naturólogo Tiago Koch compartilharam suas experiências

A terceira temporada do Podcast Mais Abraços lançada em julho por Huggies® – que aborda temas relacionados à maternidade – chegou ao fim. Durante os quatro episódios, Dani Arrais – mãe, jornalista, escritora e sócia da “Contente”, acompanhou detalhes das histórias inspiradoras dos convidados que compartilharam suas expectativas, preocupações e alegrias do parto. Os episódios estão todos disponíveis na plataforma Mais Abraços e nos principais serviços de streaming de áudio.

Relatar o parto é preciso

A primeira etapa abordou justamente a importância de relatar o parto com os convidados Fabiana Carvalho, contadora, e Guilherme Costa, administrador, pais da Ana Beatriz de 13 anos e das trigêmeas Luísa, Mariana e Isabela, de 4 anos de idade. Eles relataram os dois partos abordando as adversidades, as surpresas e a complexidade de uma gestação múltipla – que tem a presença de dois ou mais fetos no interior do útero. Durante o 1º episódio – intitulado “Relatar o parto é preciso”, reforçaram a importância do relato não como uma simples narrativa, mas uma experiência profunda e emocionante, que tem o potencial de inspirar, educar e oferecer apoio às famílias em suas próprias jornadas de maternidade e paternidade.

Hora dourada ou Hora de ouro

Para uma conversa sobre o contato imediato do bebê com a mãe após o parto, Dani recebeu a influenciadora Clara Teixeira, mãe da Ana Laura, e a médica pediatra intensiva, dra. Juliana Nardelli, mãe de Maya e Lucca, e apresentadora do podcast Café com Mamá, para compartilharem suas experiências e esclarecer toda a ciência por trás disso no 2º episódio – intitulado “Hora Dourada”. Também conhecido como “Hora de Ouro” (“Golden Hour”), esse período prioriza a oportunidade de a mãe estabelecer um vínculo imediato com o bebê após o nascimento, preferencialmente com a pele em contato com o tórax dela para preservar o calor e permitir a troca da flora da pele entre eles, fomentando a continuidade do elo que se iniciou durante a gestação e auxiliando o bebê na transição do útero para o mundo exterior.

A especialista reforçou a importância fundamental desse momento na vida de uma criança, não apenas em curto, mas também em médio e longo prazos. “Recebendo o colostro na primeira hora de vida, aumentam as chances de aleitamento materno de longo prazo e taxas de aleitamento exclusivo até 6 meses, diminuindo o risco de infecções e taxas de internamento, além de promover muito mais saúde para a vida do bebê. Sendo assim, a “Golden Hour” faz um controle de temperatura, controle imunológico e um controle nutricional da vida do bebê”, destacou a médica. Ela também ressalta que mesmo que a “Golden Hour” não ocorra na primeira hora, há benefícios significativos se realizada até a quinta hora pós-parto.

Quem vai te acompanhar no parto

O terceiro episódio trouxe a doula Samara Barth, mãe da Annie e fundadora do portal Casa da Doula, juntamente com a ginecologista e obstetra Juliana Honorato, apresentadora do podcast “Prazer em Conhecer-se”, para apresentar uma visão profissional sobre o impacto da decisão de quem estará ao seu lado na experiência do parto. Durante a conversa, falaram sobre a importância do plano de parto e sua elaboração durante as consultas de pré-natal, para compreensão do documento e da garantia de que todas as etapas e possibilidades sejam consideradas. Elas também recomendam a presença de uma acompanhante para dar suporte físico, emocional e ajudar a traduzir as informações e as intervenções médicas, garantindo que as preferências da gestante sejam respeitadas na medida do possível, visto que no momento do parto as mulheres podem estar emocionalmente sobrecarregadas.

O que esperar da parceria no parto

E para encerrar essa temporada sobre situações do parto, a influenciadora Antonieta, conhecida como Tieta do Agreste e mãe de Anthony, juntamente com o naturólogo Tiago Koch, pai de Iara e Nalu e fundador da rede de apoio Homem Paterno, compartilharam sobre “O que se espera da parceria na hora do parto”. Tiago relatou sua experiência como pai e parceiro comprometido e sua visão sobre o homem durante o parto, afirmando que o papel principal do parceiro é atuar como guardião e protetor do ambiente, permitindo que a mulher assuma o protagonismo nesse momento íntimo.

Tieta relata toda a sua trajetória até o parto, contando sobre a mudança obrigatória de cidade para parir, o descobrimento da COVID-19 antes da chegada do bebê e sobre a parceria do seu esposo, que esteve sempre ao seu lado apoiando-a e tranquilizando-a, o que fez toda a diferença no nascimento e faz na maternidade até hoje. Além da parceria do marido, ela menciona a ajuda essencial de sua mãe e sogra no período pós-parto, destacando que a presença calorosa da família proporcionou um ambiente acolhedor e de confiança durante esse período desafiador.

É possível ouvir cada episódio na plataforma Mais Abraços e nos principais streamings de áudio: Spotify, Google Podcasts, Amazon Music e Apple Podcasts. Vale a pena conferir!

Os episódios da 4ª temporada do Podcast Mais Abraços são lançados semanalmente, às quintas-feiras de novembro, nos mesmos canais e anunciados também no perfil de Huggies no Instagram ( huggiesbrasil).

Sobre Huggies®

Huggies é a marca de cuidados para bebês da Kimberly-Clark, que oferece uma linha completa de produtos para a hora da troca, hora do banho e pós-banho, há 40 anos. No Brasil, a marca está presente desde 1996 e conta com uma parceria exclusiva com o universo mágico da Disney Brasil. A marca, que tem “abraço” em seu nome – mistura de “Hug” (abraço) com “Babies” (bebês), acredita no poder desse gesto como elemento essencial e encorajador para o desenvolvimento das crianças e se inspira nele para a criação de soluções e produtos para as famílias. Para saber mais sobre a marca e o poder do abraço, confira no site de Huggies e siga os perfis no Facebook e Instagram.

Sobre a Plataforma Mais Abraços

A plataforma Mais Abraços atua como uma rede de apoio digital para as famílias, oferecendo muito mais que produtos de Huggies para o dia a dia de mães e pais. Ela foi desenvolvida para facilitar a jornada dos pais com ferramentas que auxiliam a rotina – como chá de bebê online, planos de assinatura de fraldas e conteúdos exclusivo sobre gravidez, maternidade e cuidados gerais com o bebê. Atualmente, Mais Abraços está presente em 11 países: Brasil, Equador, Peru, Chile, Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Costa Rica, República Dominicana e Guatemala, com mais de 13 milhões de visitas em seu site e mais de 450 conteúdos em diversos formatos, como: podcasts, e-books, artigos e vídeos.

Sobre a Kimberly-Clark

A Kimberly-Clark (NYSE: KMB) e suas marcas são parte indispensável na vida de pessoas em mais de 175 países. Movidos pela inovação, criatividade e compreensão das suas necessidades de cuidado mais essenciais, criamos produtos que ajudam as pessoas a vivenciar melhor suas experiências mais importantes. Nosso portfólio de marcas no Brasil, que inclui Huggies, Intimus e Plenitud, mantém o primeiro ou o segundo lugar em participação de mercado em aproximadamente 80 países. Aplicamos práticas sustentáveis para contribuir para a preservação do planeta, construir comunidades fortes e garantir que nossos negócios prosperem nas próximas décadas. Somos reconhecidos pelo quinto ano consecutivo pelo Ethisphere como uma das empresas mais éticas do mundo. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre nossa história de 150 anos de inovação, visite o site.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

A infertilidade é uma doença silenciosa e que a cada ano que passa vai atingindo mais pessoas…
Concentração de espermatozoides que os homens liberam durante a ejaculação caiu mais de 50% nos últimos 50…
Brasil realiza mais de 70 mil cirurgias bariátricas por ano: acompanhamento médico é essencial para garantir a…
Com a entrada em vigor da Resolução CFM Nº 2.336, ocorreram importantes mudanças nas regras relacionadas à…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS