Responsabilidade social corporativa: o papel ativo das clínicas e hospitais

De acordo com Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, campanhas de vacinação gratuitas e parcerias com escolas contribuem para o bem-estar da comunidade 

A consciência sobre a importância da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem motivado clínicas e hospitais a desempenharem papéis ativos no fortalecimento das comunidades em que estão inseridos. Esta abordagem proativa vai além do tradicional modelo de negócios e busca impactar positivamente a sociedade, alinhando-se aos valores éticos e à sustentabilidade.

Ao iniciar ou fortalecer programas de RSC, as clínicas são desafiadas a compreender as necessidades da comunidade que as rodeia. Essa compreensão é a base para a definição de prioridades e para o direcionamento de recursos para áreas que impactarão verdadeiramente a vida das pessoas. Investimentos em programas de saúde preventiva, acesso a cuidados médicos, educação e ações ambientais têm sido algumas das áreas de atuação.

Benefícios tangíveis da responsabilidade social

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, existe não apenas um impacto positivo na imagem institucional, mas também o fortalecimento das relações com a comunidade, o que pode resultar em maior fidelização de pacientes, atração de talentos e parcerias estratégicas. “Além disso, a integração de valores de responsabilidade social pode impulsionar a motivação dos colaboradores, resultando em um ambiente de trabalho mais engajado e produtivo”, revela.

A implementação dessas estratégias pode apresentar uma série de desafios. A obtenção de recursos financeiros, o alinhamento interno de objetivos e a mensuração do impacto são algumas das adversidades enfrentadas pelas clínicas e consultórios. “Estratégias como parcerias colaborativas, envolvimento de partes interessadas e a utilização de métricas específicas para avaliar o impacto social são fundamentais para superar esses desafios”, pontua.

Transformação Cultural e Gestão Interna

Feltrim acredita que a responsabilidade social corporativa não é apenas sobre iniciativas externas, mas também molda a cultura organizacional e a gestão interna das unidades de saúde. “Valores éticos e transparência nos negócios são elementos que passam a integrar a identidade organizacional, refletindo-se nas práticas de gestão e nas relações com colaboradores, pacientes e parceiros”, declara.

Medir o impacto das ações de RSC é crucial para garantir sua efetividade e continuidade. “Por meio de métricas específicas e indicadores de desempenho, as instituições podem avaliar o alcance das ações e a sua contribuição para a comunidade, permitindo ajustes e aprimoramentos contínuos”, relata.

Integração estratégica e exemplos de sucesso

Algumas instituições que desenvolveram programas robustos, como campanhas de vacinação gratuitas, parcerias com escolas para educação em saúde e ações de sustentabilidade que resultaram em impactos positivos significativos em suas comunidades.

Para o especialista, o envolvimento de clínicas e hospitais em ações de responsabilidade social é mais do que uma escolha, é um compromisso com o bem-estar da comunidade. “A integração dessas práticas à cultura organizacional não apenas fortalece a imagem da instituição, mas também gera um impacto transformador, contribuindo para uma sociedade mais saudável”, finaliza.

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS