XVI Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica recebe mais de 400 palestrantes de 9 países no Rio de Janeiro

De 15 a 18 de novembro de 2023, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) realiza o maior evento da especialidade no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro. Evento, que integra a IV Semana Brasileira da Oncologia, apresentará as diretrizes de tratamento dos tipos de câncer mais incidentes na população brasileira e outros tipos que demandam intervenções de cirurgia minimamente invasiva e robótica, radioterapia e tratamento sistêmico medicamentoso. Informações em https://congressosbco.com.br/

O Rio de Janeiro receberá de 15 a 18 de novembro o maior evento do país da especialidade de cirurgia oncológica. Promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), o XVI Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica terá uma programação científica que contemplará as área de Trato Gastrointestinal, Oncoginecologia, Oncologia Cutânea e de Partes Moles, Oncologia Torácica, Trato Urinário, Mama, Cabeça e Pescoço, Sarcomas, Doenças Peritoniais, Cuidados Paliativos, Terapia Nutricional, Reabilitação, Treinamento e Ensino em Oncologia, Construção de Linhas de Cuidado e Políticas Públicas, entre outros assuntos atuais e relevantes, com ênfase no papel da cirurgia minimamente invasiva e robótica isolada e em associação com radioterapia ou tratamento sistêmico medicamentoso (quimioterapia, terapias-alvo e imunoterapia).

Reunindo mais de quatrocentos palestrantes do Brasil e outros oito países, dentre os nomes que virão do exterior, estão os seguintes especialistas de instituições dos Estados Unidos: Alan Livingstone, professor e presidente do Sylvester Comprehensive Cancer Center, Alessandra Ceolin Schmitt, patologista da Mayo Clinic, Pedro Ramirez, gineco-oncologista do Houston Methodist Hospital, Cibele Barbosa Carroll, cirurgiã oncológica doutora em Saúde Coletiva e cientista na University of Wisconsin nos programas Survivorship Research Program e Cancer Health Disparities Initiative, Phillipe Abreu, cirurgião oncológico, hepatolobiliar e de transplante da University of Miami, Flávio Rocha, cirurgião oncológico da Oregon Health and Science University, Rodrigo Vianna, cirurgião de transplante da University of Miami, Sandra Wong, presidente e professora de cirurgia do Dartmouth Hitchcock Medical Center, Mário Leitão, gineco-oncologista do Departamento de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica em Ginecologia do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, Stephen Sener, cirurgião oncológico da University of Southern California, Iswanto Sucandy, cirurgião oncológico da AdventHealth Tampa, William Janargin, professor de cirurgia professor de cirurgia na Cornell University Weill College of Medicine, Stephen Swisher, cirurgião torácico do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, Kelly Hunt, cirurgiã oncológica do MD Anderson Cancer Center e Kenneth Gross, cirurgião do VA San Diego Healthcare System.

De instituições dos demais países, os convidados confirmados são Omar Bacha, gineco-oncologista do Centre Hospitalier de l‘Université de Montréal (Canadá); Almog Bem-Yaacov, cirurgião oncológico do Sheba Medical Center (Israel), Svs Deo, professor de cirurgia oncológica do All India Institute of Medical Sciences e Rajendra Toprani, cirurgião robótica de cabeça e pescoço do HCG Cancer Centre (Índia), Domenico D´Ugo, cirurgião gastrointestinal da Fondazione Policlinico Universitario Gemelli e Dário Callegaro, cirurgião da Fondazione IRCCS Istituto Nazionale dei Tumori (Itália), Geerard Beet, presidente eleito da European Society of Surgical Oncology e Professor em cirurgia oncológica do Netherlands Cancer Institute (Holanda), Yutaka Yonemura, do departamento de cirurgia do Kishiwada Tokushukai Hospital (Japão) e François Quénet, cirurgião digestivo e hepatobiliar do Institut du Cancer de Montpellier Val d’Aurelle (França).

“Convidamos a todos os envolvidos no cuidado ao paciente oncológico a estar conosco nos quatro dias de evento. A inter e multidisciplinaridade são os melhores caminhos para oferecer um cuidado de excelência aos pacientes com os mais diferentes tipos de câncer”, ressalta o cirurgião oncológico Reitan Ribeiro, presidente da Comissão Organizadora do Congresso. “Juntos temos o potencial também de sensibilizar a população para prevenção e tratamento especializado, além de lutar por melhorias educacionais e de políticas públicas. Nas discussões do Congresso, abordaremos como podemos, na condição de protagonistas, contribuir para uma oncologia mais acessível a todos”, afirma o cirurgião oncológico Héber Salvador, presidente da SBCO.

O XVI Congresso de Cirurgia Oncológica começa no dia 15 de novembro com uma série de cursos pré-congresso, cada um deles sendo realizado das 8h às 18h. Dentre os cursos, três focam em cirurgia minimamente invasiva e robótica: tumores gastrointestinais / tumores ginecológicos e linfonodo sentinela / hepato-bileo-pancreatica, ecografia transoperatória e terapias ablativas hepáticas. Outros cursos são de reconstruções complexas; acesso venoso e cateter; oncoplástica, reconstruções mamárias e de citorredução peritoneal e HIPEC.

Abrindo a programação científica do dia 16, haverá o painel de TGI-Alto (câncer do trato gastrointestinal alto: esôfago, estômago, fígado, transição gastroesofágica-GIST, entre outros). Em meio aos temas, alguns destaques são quando operar em casos de neoplasia de esôfago ressecável; quando realizar esofagectomia na população geriátrica; como padronizar a linfadenectomia no câncer de esôfago; qual é o papel atual da radioterapia no câncer gástrico; onde estamos com a imunoterapia neoadjuvante e quais são as diretrizes atuais em GIST gástrico.

Ao longo da programação dos dias 16 a 18, alguns destaques de painéis dedicados aos temas de Peritônio, TGI Baixo e Mama também estão definidos. Em abordagens sobre câncer de peritônio: subtipos moleculares e biomarcadores: uma nova estratégia para seleção dos pacientes para citorredução? / Metástase peritoneal e metástase hepática: similaridades e diferenças / Táticas avançadas para citorredução completa no mesotelioma peritoneal / Tratamento sistêmico paliativo em doença inoperável / HIPEC por laparoscopia em pseudomixoma / Biomarcadores em pseudomixoma, entre outros temas.

Em TGI Baixo, algumas das abordagens são sobre qual é o papel da neoadjuvância no câncer de cólon (intestino grosso)? / Linfadenectomia D3 deve ser considerada a cirurgia padrão no câncer do cólon direito? / Existe benefício com a utilização da robótica no câncer de cólon? / além de abordagens sobre preparo pré-operatório e benefícios da pré-habilitação no câncer colorretal; aspectos técnicos para otimizar o resultado oncológico e como reduzir complicações na cirurgia do câncer de cólon.

Outro painel que está gerando expectativa é o que será dedicação à Mama. Dentre os muitos destaques, estão o Retrato atual do tratamento do câncer de mama nos serviços com Programação de Residência Médica de cirurgia oncológica; disparidades no tratamento do câncer de mama no Brasil: retrato atual do atendimento e tratamento de populações marginalizadas; tratamento não-cirúrgico para respondedores excepcionais, tratamento ablativo do câncer de mama por radiologia intervencionista; cirurgia axilar: dias contados?; ressonância magnética (RM) de mamas de rotina no estadiamento do câncer de mama: resultados do BREAST-MRI trial; fundamentos sobre imunoterapia, ER low e novos paradigmas da doença triplo negativa; fundamentos sobre ADCs, HER2 low e novos paradigmas na doença HER2 positiva e o tema omissão de radioterapia em idosas: resultados de 10 anos do estudo PRIME II.

O XVI Congresso de Cirurgia Oncológica, promovido pela SBCO, integra a IV Semana Brasileira da Oncologia, projeto nascido em parceria com as duas outras sociedades, coirmãs da SBCO – Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) – que, juntas, respondem pelos três pilares de tratamento oncológico.

SERVIÇO
XVI Congresso de Cirurgia Oncológica
Realização: 
Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO)
Data: 15 a 18 de novembro de 2023
Local: Windsor Barra Hotel
Endereço: Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Inscrições: https://congressosbco.com.br/
Cobertura de imprensamoura@sensucomunicacao.com.br / lidia@sensucomunicacao.com.br

NOTÍCIAS
MAIS LIDAS

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete…
Uma em cada dez mulheres no mundo podem sofrer com o problema de saúde De acordo com…
O principal cuidado em relação aos miomas é a realização de exames periódicos, afirma o  especialista em…
Diante do crescimento alarmante dos casos e mortes em 2024, a especialista do Hospital Digital Vitta, do…

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER E REVISTAS